Creme para pele

Creme para Pele Seca – Produtos e Soluções Naturais Caseiras

Um bom creme hidratante pode mudar totalmente a aparência de uma pele ressecada. Existem muitas opções atualmente que podem deixar o consumidor confuso na hora de escolher o melhor creme para pele seca.

E é por isso que vamos falar sobre alguns produtos bem conceituados no mercado de cosméticos e dar dicas de soluções naturais caseiras que são eficientes para tratar a pele seca.

Pele seca

Embora a pele de algumas pessoas possa ser naturalmente seca, o mais comum é que exista uma causa ambiental envolvida com o ressecamento da sua pele. Além disso, algumas doenças e condições de saúde podem afetar de modo significativo o aspecto e textura da pele.

As principais causas da pele seca incluem:

  • Clima: A pele tende a ficar mais seca em estações como o inverno, em que as temperaturas caem e a umidade relativa do ar diminui. Dependendo da região em que você mora, a pele seca também pode ser observada em outras épocas do ano.
  • Calor: O aquecimento do clima em geral, bem como a exposição a situações de calor como ficar perto de aquecedores, lareiras, fogões a lenha ou churrasqueiras pode ser prejudicial à pele, já que o ar ao redor desses equipamentos tende a ficar menos úmido, promovendo o ressecamento da pele.
  • Banhos quentes: Do mesmo modo que o calor, a exposição da pele a banhos quentes, principalmente aqueles demorados, pode ressecar muito a pele.
  • Sabonetes e detergentes: Alguns produtos de higiene e limpeza como sabonetes e detergentes podem ressecar a pele, principalmente aqueles que são formulados para remover o óleo da pele.
  • Condições de saúde: Pessoas com problemas de pele como dermatite atópica, eczema ou psoríase tem maior tendência ao ressecamento da pele.

O que fazer?

Para tratar a pele ressecada, o mais importante é escolher bons hidratantes que possam promover uma espécie de barreira para evitar a perda de umidade. É indicado usar produtos hidratantes várias vezes ao dia e logo após o banho. Quanto mais espessos, melhor será o resultado.

Também é possível usar óleos se a sua pele estiver extremamente seca. O óleo acaba sendo uma solução mais eficaz que o hidratante porque adere por mais tempo à pele, evitando a perda de água através da pele por mais tempo que um hidratante convencional. Hidratantes espessos incluem os da marca Eucerin e o Cetaphil.

Outra opção é aderir ao uso de pomadas que contenham vaselina em sua composição, como a Aquaphor ou a Vaselina. Por terem um aspecto bem oleoso, o ideal é usar esse tipo de produto apenas antes de dormir.

Produtos e soluções naturais caseiras

A seguir, separamos uma lista dos produtos mais usados para tratar a pele seca, além de alguns produtos caseiros que podem ser usados para ajudar na hidratação da pele ressecada.

1. Andalou Naturals – Purple Carrot + C (Creme noturno luminoso de Cenoura Roxa + C)

Este creme para pele seca é de uso noturno da marca americana Andalou Naturals tem como foco a renovação das células da superfície da pele. Ele é facilmente absorvido pela pele e atua durante a noite para revitalizar a pele seca.

2. Nivea Creme Hidratante Suave

Este creme da marca alemã Nivea tem como ingredientes principais a vitamina E e o óleo de jojoba. O produto é rapidamente absorvido pela pele e hidrata sem deixar a pele oleosa.

3. Óleo da Vida Facial Revitalizante intensivo de uso noturno da Body Shop

Os óleos da linha Oils of Life da marca inglesa Body Shop apresentam uma variedade de óleos naturais para o tratamento de pele ressecada. O óleo revitalizante intensivo de uso noturno apresenta um poder extremamente hidratante sem deixar o rosto com aspecto pesado.

4. Bálsamo de umidade profunda ultra facial da Kiehl’s

Este creme para pele seca de bálsamo americano sem perfume foi formulado especialmente para resistir a climas frios e secos. Sua consistência espessa promove um ótimo efeito nutritivo mesmo quando a pele está muito seca quando exposta a temperaturas muito baixas, por exemplo, no inverno americano ou europeu.

5. Creme Reabastecedor de Pele Seca da Eucerin

Estudos indicam que os hidratantes que contêm ureia ajudam a reduzir a perda de água na pele, retendo a umidade e a hidratação por mais tempo.

Este creme de preenchimento de Eucerin contém 5% de ureia em sua composição, o que ajuda a restaurar e hidratar a pele seca e danificada.

6. Creme hidratante Avene Hydrance Optimale UV Riche

Este creme hidratante espesso e cremoso é um produto francês muito popular no país. Ele hidrata a pele e mantém a umidade.

Além disso, o creme apresenta propriedades calmantes que ajudam a restaurar e a reequilibrar a pele seca e contém fotoprotetores em sua composição que protegem a pele de danos externos que causam envelhecimento precoce.

7. Creme Hidratante Facial Intenso St. Ives

Rico em ingredientes como colágeno, elastinas e óleo de semente de cártamo, este hidratante da St. Ives promete suavizar, hidratar e reparar a pele seca. Sua consistência média é muito boa para uso diurno ou noturno.

8. Creme Hidratante Weleda Skin Food

Esse creme para pele seca pode ser usado em qualquer parte do corpo que esteja ressecada. Ele é formulado com extratos de várias plantas que ajudam a tratar e melhorar a aparência da pele ressecada e áspera.

A Weleda é uma empresa suíça que produz cosméticos totalmente orgânicos, sendo uma opção natural para o tratamento da pele.

9. Creme Hidratante CeraVe

CeraVe é um ótimo hidratante americano para tratar a pele seca. Ele foi desenvolvido por dermatologistas e sua composição contém ceramidas e ácido hialurônico, que ajudam a pele a reter a umidade e a se proteger de influências ambientais como vento e frio. Ele também é frequentemente recomendado para pessoas com problemas de pele como psoríase e eczema.

10. Dermasil Labs Loção Original para Tratamento de Pele Seca

Esta loção livre de fragrância americana foi desenvolvida especialmente para tratar pele seca. Assim como o creme hidratante da CeraVe, o Dermasil Labs também ode ser usado para aliviar a coceira e irritação provenientes de problemas de pele como psoríase e eczema.

11. Vasenol Recuperação Intensiva Repairing da Unilever

Dentre as marcas brasileiras, destaca-se a linha de cremes para pele extremamente secas como o Vasenol Recuperação Intensiva Repariring, Vasenol Recuperação Intensiva Calming e Vasenol Recuperação Intensiva Clinical da Unilever.

Contendo ingredientes como micropartículas de vaselina, os cremes dessa linha foram desenvolvidos especialmente para peles secas que precisam de hidratação constante.

12. Creme Hidratante Granado Granaderma de Ureia e Óleo de Semente de Uva

Outra opção nacional é da empresa Granado Pharmácias. Em especial, esse creme hidratante com ureia e semente de uva apresenta um alto poder de hidratação.

Ele ajuda a reter a umidade na pele devido à presença da ureia, deixando-a sempre hidratada. Além disso, o óleo de semente de uva é rico em vitamina E, que nutre e hidrata a pele e também ajuda a impedir a perda de água através dos poros.

13. Neutrogena Body Care Intensivo Pele Extra Seca

Esse produto é ótimo para tratar a pele seca do corpo inteiro. A marca americana Neutrogena desenvolveu um produto que contém glicerina e proteínas de aveia em sua composição que ajudam a hidratar a pele e remover a aparência esbranquiçada comum em peles bem ressecadas.

Ele é indicado para partes do corpo que são ainda mais ressecadas como cotovelo, joelhos e pés.

14. Creme Hidratante Cetaphil para Pele Extremamente Seca

Esse creme produzido pela marca suíça Cetaphil é um creme composto basicamente por óleo de amêndoas, ácidos graxos e glicerina, que ajudam a manter e reter agentes hidratantes na pele, sendo assim muito benéfico para a pele seca.

Por ser indicado para peles extremamente secas, seu uso é indicado em áreas do corpo como joelhos, cotovelos e pés.

É claro que além dos produtos mencionados, existem milhares de outras opções de creme para pele seca disponíveis na indústria de cosméticos. Ao se deparar com um produto que não está nessa lista, é importante escolher produtos que contenham bons ingredientes para cuidados com a pele seca.

Como escolher um hidratante saudável para pele seca

Existem muitas outras opções de óleo e creme para pele seca que são muito benéficos e que não foram citados nesse artigo. Assim, para que você tenha condições de escolher um bom hidratante para a pele ressecada, é importante atentar para alguns detalhes na hora da compra.

Um bom hidratante para peles muito secas costuma apresentar uma consistência mais espessa e viscosa que os demais. Devido à imensidão de produtos cosméticos disponíveis atualmente, você pode escolher entre produtos sintéticos ou naturais.

Muitas vezes, mesmo que o produto seja de qualidade e de marcas respeitadas no mercado, pode ser que você não obtenha o resultado esperado. Isso significa que sua pele não se adequou o bastante com a fórmula e você precisa persistir o tratamento por mais semanas ou tentar outro tipo de produto.

Uma boa dica é escolher um hidratante que contenha pelo menos alguns dos seguintes ingredientes:

  1. Ácido hialurônico: O ácido hialurônico é um ótimo agente hidratante e umectante presente naturalmente na pele. Isso reduz a perda de água através da pele, beneficiando especialmente aqueles que tem a pele ressecada.
  2. Ceramidas: A ceramidas está presente naturalmente na camada exterior da pele. Ela ajuda a reduzir efeitos danosos causados por exposição excessiva ao sol e poluição, além de prevenir o envelhecimento precoce da pele. Além disso, essa barreira impede a perda excessiva de água, mantendo a pele hidratada por mais tempo.
  3. Glicerina: A glicerina é um óleo vegetal presente em muitos produtos cosméticos para a pele. Ela ajuda a preservar a textura e a flexibilidade da pele além de ser um umectante importante para quem tem pele ressecada.
  4. Ureia: A ureia é muito importante pois tem o poder de atrair moléculas de água, o que permite uma hidratação duradoura. Além disso, ela consegue penetrar as camadas mais profundas da pele, o que também prolonga o efeito hidratante.
  5. Compostos antioxidantes: Os antioxidantes como as vitaminas A, C e E, além de proteger a pele e as células epiteliais de danos causados por radicais livres, ajudam a estimular a produção de colágeno na pele. Isso é muito importante para pele ressecada que pode ser mais sensível ao clima e a estresses.
  6. Aquaporinas: Aquaporinas são proteínas capazes de atravessar diversas barreiras na pele e transportar água, sendo assim muito importante para manter a hidratação da pele.
  7. Manteigas e óleos vegetais: Como já foi mencionado, o uso de óleos é mais eficaz do que cremes para pessoas com pele ressecada. Sendo assim, procure produtos à base de manteigas ou óleos vegetais que irão proporcionar uma hidratação mais efetiva.

Opções naturais

Além de pesquisar por marcas que usem apenas ingredientes naturais em seus produtos como a Weleda, existem algumas opções caseiras que podem ajudar no tratamento do ressecamento da pele.

Algumas dessas opções incluem a aplicação tópica diretamente sobre a pele de:

  • Óleo de coco;
  • Iogurte natural com mel;
  • Óleo de abacate;
  • Óleo de amêndoas;
  • Óleo de jojoba;
  • Óleo de rosa mosqueta;
  • Máscara facial de leite com aveia e camomila;
  • Argila.

Outras dicas

É importante aplicar o creme para pele seca de sua escolha com a pele devidamente limpa. De preferência, aplique logo após o banho com a pele ainda úmida.

Se além de seca, sua pele é sensível, procure usar um hidratante que contenha ingredientes com efeito calmante como Aloe vera e que seja livre de substâncias com potencial irritante como ácidos, fragrâncias e corantes.

Sempre faça um teste em uma pequena porção da pele antes de aplicar o produto no rosto ou corpo inteiro. Isso evita efeitos colaterais como vermelhidão e coceira ou reações alérgicas a algum componente da fórmula.

Quando for comprar um produto diferente no mercado, pesquise antes sobre a empresa que fabrica o creme ou óleo hidratante. Veja se ela é confiável, se já tem outros produtos de sucesso e como é sua reputação com os clientes.

Para evitar oleosidade excessiva, misture óleos hidratantes com um pouco de creme para evitar o excesso de sebo na pele e diminuir o aspecto pesado que esses produtos deixam na pele.

Por fim, use protetor solar diariamente para proteger sua pele dos danos causados pelos raios ultravioletas que podem resultar em envelhecimento precoce, manchas na pele e aumento da sensibilidade.

Referências adicionais:

Você já utilizou algum creme para pele seca que tenha trazido bons resultados? Qual recomendaria? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*