Propriedades dos Alimentos

Benefícios da Granola – Propriedades, receitas e dicas

Publicado por
Dra. Patricia Leite

A composição nutricional e os benefícios da granola variam de acordo com os alimentos que são usados como ingredientes na receita, mas em geral, trata-se um alimento nutritivo, que oferece muita energia para quem o consome e, principalmente, é muito prático.

Por ser seca, a granola pode ser facilmente transportada e permanece fresca por muito tempo se for mantida em local livre de umidade. Conheça os benefícios associados ao seu consumo, dicas para manter o alimento saudável e uma receita deliciosa para prepara-la.

Granola com frutas

De olho na composição da granola

A granola feita com aveia e outros cereais, tem alta concentração de fibras e ferro, enquanto as castanhas e sementes contem proteínas e gorduras insaturadas que são benéficas ao coração.

Mas junto a esses benefícios, a granola pode conter alto teor calórico, gorduras prejudiciais à saúde e muito açúcar disfarçado na receita. Portanto, diferentes formas de preparo da granola vão resultar em diferentes composições nutricionais.

Além disso, alguns fabricantes podem usar na fabricação da granola, ingredientes sem valor nutricional significativo, apenas para aumentar o seu volume.

continua depois da publicidade

Por isso vale a pena ter paciência e avaliar bem o produto antes de consumir. Ao comprar sua granola, inspecione o teor de açúcar e gordura,

Dicas para aproveitar os benefícios da granola

Quando feita com ingredientes balanceados, a granola oferece muitos benefícios para a saúde, mas é preciso estar atento à sua composição. Isso porque dependendo do tipo de gordura e da quantidade de açúcar, ela pode tornar-se um inimigo à saúde e à dieta.

  • Avalie a quantidade de açúcar: o ideal é que a quantidade não exceda 8 gramas por porção. Fique atento a ingredientes como xarope de milho, caldo de cana, melaço, xarope de arroz ou de aveia, pois todos são variações de açucares.
  • Conte as calorias: granolas mais saudáveis não devem conter mais que 400 calorias em cerca de 30 gramas.
  • Corte as gorduras extras: procure granolas que contenham gorduras insaturadas, que são boas para o coração, e sementes com ômega 3, como semente de linhaça, mas não deixe que a quantidade de gordura passe de 2 a 3 gramas para cada 30 gramas do produto.
  • Não consuma aquelas com alto teor de gordura saturada: muitas variedades de granola tem em sua composição gordura hidrogenada (também conhecida como gordura trans) o que é um verdadeiro mal para o coração.
  • Cuidado com os “falsos ingredientes”: alguns ingredientes servem apenas para aumentar o volume da granola, como por exemplo, flocos de arroz, que além de não trazerem benefícios nutricionais, podem ainda causar flatulência e problemas digestivos.

Benefícios da granola, para que serve e propriedades

Seu consumo pode auxiliar na regulação da digestão e na melhora da saúde. Confira a seguir 8 benefícios que o consumo da granola pode te proporcionar.

1. Ajuda a diminuir o colesterol

As fibras solúveis encontradas na aveia são particularmente úteis para diminuir os níveis de colesterol prejudiciais ao organismo.

continua depois da publicidade

2. Ajuda a perder peso

As fibras presentes nos cereais integrais da granola ajudam a manter a sensação de saciedade, pois retardam o processo de digestão.

Embora alguns ingredientes da granola possam ser mais calóricos, como as castanhas por exemplo, a energia que elas trazem ao organismo e os benefícios das fibras no trato intestinal, justificam seu consumo mesmo nas dietas de redução de peso.

No entanto, se na composição a granola estiver repleta de açúcar refinado, esse objetivo de perda de peso não vai ser alcançado, e muito provavelmente o resultado seja o oposto.

3. Benefícios da granola no aumento a energia vital

Esportistas adoram granola não só pela praticidade, mas também porque ela realmente ajuda a melhorar todo o metabolismo, o que leva a um consumo eficiente de energia pelo organismo.

A granola contém quase todos os minerais essenciais para a nossa saúde: por exemplo magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio.

continua depois da publicidade

4. Previne a anemia

Um dos benefícios da granola é a sua capacidade de prevenir a carência de ferro no organismo, uma vez que a aveia é uma é uma fonte significante deste mineral.

Quando ele está em falta, surge o cansaço, dores de cabeça, problemas intestinais e dificuldade de aprendizado, decorrentes da anemia.

Um copo de granola possui o equivalente a um terço da necessidade diária de consumo de ferro.

5. Reduz o risco de doenças cardíacas

De acordo com o U.S. Department of Health and Human Services (Departamento Americano de Saúde e Serviços à Pessoa), o consumo de grãos integrais pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas.

6. Melhora o funcionamento do cérebro

A granola contém ômega 3, um tipo de gordura polinsaturada que é essencial para o bom funcionamento do cérebro.

continua depois da publicidade

As vitaminas do complexo B da granola, dão suporte a energia gasta no nosso metabolismo, nas funções nervosas no nosso corpo e no desenvolvimento celular.

O alto teor de potássio e o baixo teor de sódio da granola melhoram a oxigenação do cérebro, favorecendo as funções cognitivas como a memória por exemplo.

7. Benefícios da granola na aparência da pele e dos cabelos

A vitamina E, presente em abundância na granola, é fundamental no combate aos radicais livres que promovem o envelhecimento precoce da pele e dos cabelos, melhorando a sua saúde e sua aparência.

8. Auxilia o controle de diabetes

Diabéticos também podem consumir granola em quantidades moderadas já que o manganês presente nela em alta concentração, ajuda a regular a liberação de insulina no organismo.

Receitas de granola

Temos algumas receitas deliciosas de granola, dentre elas:

Você pode conferir aqui todas as receitas de granola disponíveis.

Vídeo: Granola

Assista o vídeo a seguir para tirar mais dúvidas a respeito da granola!

Informação nutricional da granola

Veja abaixo a informação nutricional de uma granola caseira simples composta por aveia em flocos, flocos de milho, semente linhaça, castanha de caju e castanha do Brasil, damasco seco, uva passa e canela.

ComponentesQuantidade por 100 g
Calorias388 kcal
Carboidratos66,1 g
Proteína10,6 g
Gorduras11 g
Gorduras saturadas2,16 g
Gorduras monoinsaturadas3,97 g
Gordura poliinsaturadas4,95 g
Gorduras trans0 g
Fibra alimentar8,67 g
Colesterol0 mg
Cálcio72,4 mg
Ferro3,78 mg
Sódio145 mg
Magnésio96,3 mg
Fósforo172 mg
Potássio395 mg
Zinco4,51 mg
Cobre0,42 mg
Selênio238 mcg
Vitamina A (RE)8,18 mcg
Vitamina A (RAE)5,07 mcg
Vitamina D0 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)1,07 mg
Tiamina0,39 mg
Riboflavina0,37 mg
Niacina4,85 mg
Vitamina B60,3 mg
Vitamina B120 mcg
Vitamina C4,92 mg
Equivalente de folato22,2 mcg
Granola, caseira, simples, (aveia em flocos, flocos de milho, semente linhaça, castanha de caju e Brasil, damasco seco, uva passa, c/ canela) – Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

E aí, gostou das dicas?

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da granola para a sua saúde? Que tipo de granola costuma comprar e consumir? Comente abaixo!

4.3 de 5 (57 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Acho que os fabricantes de granola no Brasil se preocupam mais com o lucro do que com a saúde do consumidor.Eu acho que o mix de mistura dos ingredientes é desproporcional, tem muita aveia para aumentar o volume e pouca fruta seca a castanha.Eu uso uma marca zero açúcar, que,tem pacote que vem com castanha de caju e uvas passas e tem pacote que não vem com esses ingredientes...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Granola pode pra quem tem acido urico?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Quantas vezes tenho que comer granola por dia pra baixar o nível de colesterol alto

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou com escaras e disseram que ajuda na cicatrização, verdade?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • aqui tem uma granola de qualidade bem baixa o produtor usa os mesmos ingredientes que sobram para tratar os animais no celeiro, mas o gosto é bom apesar da falta de higiene pelo preço esta valendo

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • sou consumidor da granola com frutas como mamão e melão, uso sempre a grano laite

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou consumindo granola Mãe terra, estou gostando ela tem bastante castanha e frutas como amexa e coco uso 2collhers de sopa em um copo de leite gostaria de saber se corro Orico de engordar .

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Não gosto de consumir granola pronta porque contém muito mais aveia que castanhas ou frutas secas. Eu mesma compro os produtos naturais e preparo com aveia em quantidade compatível com os outros produtos, germen de trigo, farinha de chia, côco, semente de girassol, castanha de cajú, castanha do Pará, amendoim e frutas secas.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Posso consumir granola com suco de pepino gengibre e maçã para ajudar na perda de peso

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Consumo uma granola da marca Sentir Bem.Você conhece?Gostaria de saber se estou consumindo uma boa granola.Muito obrigada.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Todas as granolas podem oferecer esses benefícios, não se preocupe.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite