Granola – Benefícios, para que serve e receitas!

Especialista:
atualizado em 01/10/2020

A composição nutricional e os benefícios da granola variam de acordo com os alimentos que são usados como ingredientes na receita, mas em geral, trata-se um alimento nutritivo, que oferece muita energia para quem o consome e, principalmente, é muito prático.

Por ser seca, a granola pode ser facilmente transportada e permanece fresca por muito tempo se for mantida em local livre de umidade. Conheça os benefícios associados ao seu consumo, dicas para manter o alimento saudável e uma receita deliciosa para prepara-la.

Granola
Granola

De olho na composição da Granola

A granola feita com aveia e outros cereais, tem alta concentração de fibras e ferro, enquanto as castanhas e sementes contem proteínas e gorduras insaturadas que são benéficas ao coração.

Mas junto a esses benefícios, a granola pode conter alto teor calórico, gorduras prejudiciais à saúde e muito açúcar disfarçado na receita. Portanto, diferentes formas de preparo da granola vão resultar em diferentes composições nutricionais.

Além disso, alguns fabricantes podem usar na fabricação da granola, ingredientes sem valor nutricional significativo, apenas para aumentar o seu volume.

Por isso vale a pena ter paciência e avaliar bem o produto antes de consumir. Ao comprar sua granola, inspecione o teor de açúcar e gordura,

Dicas para aproveitar os benefícios da granola

Quando feita com ingredientes balanceados, a granola oferece muitos benefícios para a saúde, mas é preciso estar atento à sua composição. Isso porque dependendo do tipo de gordura e da quantidade de açúcar, ela pode tornar-se um inimigo à saúde e à dieta.

  • Avalie a quantidade de açúcar: o ideal é que a quantidade não exceda 8 gramas por porção. Fique atento a ingredientes como xarope de milho, caldo de cana, melaço, xarope de arroz ou de aveia, pois todos são variações de açucares.
  • Conte as calorias: granolas mais saudáveis não devem conter mais que 400 calorias em cerca de 30 gramas.
  • Corte as gorduras extras: procure granolas que contenham gorduras insaturadas, que são boas para o coração, e sementes com ômega 3, como semente de linhaça, mas não deixe que a quantidade de gordura passe de 2 a 3 gramas para cada 30 gramas do produto.
  • Não consuma aquelas com alto teor de gordura saturada: muitas variedades de granola tem em sua composição gordura hidrogenada (também conhecida como gordura trans) o que é um verdadeiro mal para o coração.
  • Cuidado com os “falsos ingredientes”: alguns ingredientes servem apenas para aumentar o volume da granola, como por exemplo, flocos de arroz, que além de não trazerem benefícios nutricionais, podem ainda causar flatulência e problemas digestivos.

Benefícios da granola, para que serve e propriedades

Seu consumo pode auxiliar na regulação da digestão e na melhora da saúde. Confira a seguir 8 benefícios que o consumo da granola pode te proporcionar.

1. Ajuda a diminuir o colesterol

As fibras solúveis encontradas na aveia são particularmente úteis para diminuir os níveis de colesterol prejudiciais ao organismo.

2. Ajuda a perder peso

As fibras presentes nos cereais integrais da granola ajudam a manter a sensação de saciedade, pois retardam o processo de digestão.

Embora alguns ingredientes da granola possam ser mais calóricos, como as castanhas por exemplo, a energia que elas trazem ao organismo e os benefícios das fibras no trato intestinal, justificam seu consumo mesmo nas dietas de redução de peso.

No entanto, se na composição a granola estiver repleta de açúcar refinado, esse objetivo de perda de peso não vai ser alcançado, e muito provavelmente o resultado seja o oposto.

3. Benefícios da granola no aumento a energia vital

Esportistas adoram granola não só pela praticidade. Mas também por ela realmente ajudar a melhorar todo o metabolismo, o que leva a um consumo eficiente de energia pelo organismo.

A granola contém quase todos os minerais essenciais para a nossa saúde: por exemplo magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio.

4. Previne a anemia

Um dos benefícios da granola é a sua capacidade de prevenir a carência de ferro no organismo, uma vez que a aveia é uma é uma fonte significante deste mineral.

Quando ele está em falta, surge o cansaço, dores de cabeça, problemas intestinais e dificuldade de aprendizado, decorrentes da anemia.

Um copo de granola possui o equivalente a um terço da necessidade diária de consumo de ferro.

5. Reduz o risco de doenças cardíacas

De acordo com o U.S. Department of Health and Human Services (Departamento Americano de Saúde e Serviços à Pessoa), o consumo de grãos integrais pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas.

6. Melhora o funcionamento do cérebro

A granola contém ômega 3, um tipo de gordura polinsaturada que é essencial para o bom funcionamento do cérebro.

As vitaminas do complexo B da granola, dão suporte a energia gasta no nosso metabolismo, nas funções nervosas no nosso corpo e no desenvolvimento celular.

O alto teor de potássio e o baixo teor de sódio da granola melhoram a oxigenação do cérebro, favorecendo as funções cognitivas como a memória por exemplo.

7. Benefícios da granola na aparência da pele e dos cabelos

A vitamina E, presente em abundância na granola, é fundamental no combate aos radicais livres que promovem o envelhecimento precoce da pele e dos cabelos, melhorando a sua saúde e sua aparência.

8. Auxilia o controle de diabetes

Diabéticos também podem consumir granola em quantidades moderadas já que o manganês presente nela em alta concentração, ajuda a regular a liberação de insulina no organismo.

Para potencializar esse efeito, é possível adicionar frutas secas, como por exemplo, damasco e uva passa.

Receitas de granola

Temos algumas receitas deliciosas de granola, dentre elas:

Você pode conferir aqui todas as receitas de granola disponíveis. Veja abaixo uma receita legal que é rápida e deliciosa para quem gosta de canela e coco.

Informação nutricional da granola

Veja abaixo a informação nutricional de uma granola caseira simples composta por aveia em flocos, flocos de milho, semente linhaça, castanha de caju e castanha do Brasil, damasco seco, uva passa e canela.

ComponentesQuantidade por 100 g
Calorias388 kcal
Carboidratos66,1 g
Proteína10,6 g
Gorduras11 g
Gorduras saturadas2,16 g
Gorduras monoinsaturadas3,97 g
Gordura poliinsaturadas4,95 g
Gorduras trans0 g
Fibra alimentar8,67 g
Colesterol0 mg
Cálcio72,4 mg
Ferro3,78 mg
Sódio145 mg
Magnésio96,3 mg
Fósforo172 mg
Potássio395 mg
Zinco4,51 mg
Cobre0,42 mg
Selênio238 mcg
Vitamina A (RE)8,18 mcg
Vitamina A (RAE)5,07 mcg
Vitamina D0 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)1,07 mg
Tiamina0,39 mg
Riboflavina0,37 mg
Niacina4,85 mg
Vitamina B60,3 mg
Vitamina B120 mcg
Vitamina C4,92 mg
Equivalente de folato22,2 mcg
Granola, caseira, simples, (aveia em flocos, flocos de milho, semente linhaça, castanha de caju e Brasil, damasco seco, uva passa, c/ canela) – Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

Quer saber mais sobre os benefícios da granola? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como o alimento pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem estar.

E aí, gostou das dicas?

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da granola para a sua saúde? Que tipo de granola costuma comprar e consumir? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (55 votos, média: 4,27 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

18 comentários em “Granola – Benefícios, para que serve e receitas!”

  1. Acho que os fabricantes de granola no Brasil se preocupam mais com o lucro do que com a saúde do consumidor.Eu acho que o mix de mistura dos ingredientes é desproporcional, tem muita aveia para aumentar o volume e pouca fruta seca a castanha.Eu uso uma marca zero açúcar, que,tem pacote que vem com castanha de caju e uvas passas e tem pacote que não vem com esses ingredientes…

  2. aqui tem uma granola de qualidade bem baixa o produtor usa os mesmos ingredientes que sobram para tratar os animais no celeiro, mas o gosto é bom apesar da falta de higiene pelo preço esta valendo

  3. Estou consumindo granola Mãe terra, estou gostando ela tem bastante castanha e frutas como amexa e coco uso 2collhers de sopa em um copo de leite gostaria de saber se corro Orico de engordar .

  4. Não gosto de consumir granola pronta porque contém muito mais aveia que castanhas ou frutas secas. Eu mesma compro os produtos naturais e preparo com aveia em quantidade compatível com os outros produtos, germen de trigo, farinha de chia, côco, semente de girassol, castanha de cajú, castanha do Pará, amendoim e frutas secas.

  5. Consumo uma granola da marca Sentir Bem.Você conhece?Gostaria de saber se estou consumindo uma boa granola.Muito obrigada.

  6. Pingback: Iogurte com Granola Engorda ou Emagrece? - MundoBoaForma.com.br
  7. Maravilha, adorei a matéria, agora na hora de comprar vou ter atenção especial em suas composições, obrigado♡

  8. LÚCIA BARROS

    1 GOIABA
    4 COLHERES DE GRANOLA SÃO BRAZ ( SABOR BANANA)
    2 COLHERES DE LEITE DESNATADO
    GENGIBRE A GOSTO
    2 COLHERES DE CHIA
    MEIA COLHER ( RASA ) DE AÇUCAR
    1 1/2 COPO DE AGUA
    BATE TUDO NO LIQUIDIFICADOR
    RENDIMENTO 02 PORÇOES

  9. Muito bom este artigo. Agora vou observar melhor a composição da Granola que consumo, pois até então achava que todas eram iguais.

  10. Receita com granola:

    I POLPA DE AMEIXA
    2 COLHERES DE LEITE EM PÓ
    5 COLHERES DE GRANOLA
    1 COLHER DE AÇUCAR
    200 ml de agua

    fica uma delícia, pode substituir o café da manhã ou até mesmo o jantar

    Bata tudo no liquidificador

  11. Infelizmente não sabia que podia estar usando em composição e gorduras ruins. Adorei ter lido e saber mais, e consumir o melhor.