Benefícios da Granola – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

Fonte de energia, ajuda ao cérebro e aliada da aparência da pele e dos cabelos: conheça os benefícios da granola e como usar!

A composição nutricional e os benefícios da granola variam de acordo com os alimentos que são usados como ingredientes na receita, mas em geral, trata-se um alimento nutritivo, que oferece muita energia para quem come.

Quando feita com ingredientes balanceados, os benefícios da granola são numerosos para a saúde. Mas é preciso estar atento à sua composição: dependendo do tipo de gordura dos alimentos adicionados a receita e da quantidade de açúcar, ela pode tornar-se uma inimiga da saúde e dieta. Para ser boa, é preciso que a granola contenha fibras em abundância e seja pobre em calorias e açúcares.

A granola feita com aveia e outros cereais carrega alta concentração de fibras e ferro, enquanto as castanhas e sementes do alimento têm proteínas e gorduras insaturadas que são benéficas ao coração. Mas, junto a esses benefícios, a granola pode conter alto teor calórico, gorduras ruins e muito açúcar disfarçado na receita.

Para que serve a granola?

Os benefícios da granola têm sido apontados por estudos e análises acerca da sua composição. Conheça para que serve o alimento:

  • Fonte de nutrientes;
  • Auxílio à redução do colesterol;
  • Auxílio à perda de peso;
  • Saúde do coração;
  • Aumento da energia;
  • Prevenção da carência de ferro;
  • Saúde da pressão arterial;
  • Cognição;
  • Saúde a aparência da pele e cabelos;
  • Auxílio à prevenção do câncer.

Benefícios da granola: saiba como fazer!

Receita de granola com canela e coco

Informações nutricionais:

Uma porção de ¼ de copo desta receita contem 175 calorias, 12 gramas de gordura, 4 gramas de proteínas, e 3 gramas de fibra.

Ingredientes:

  • 1 ½ copo de aveia integral;
  • ½ copo de gérmen de trigo;
  • ½ copo de coco sem açúcar;
  • 1/3 copo de açúcar mascavo;
  • ½ copo de amêndoas;
  • 1 copo de nozes pecã;
  • 1 ½ colher de chá de sal;
  • ¼ copo de mel;
  • ¼ copo de óleo vegetal;
  • 1 colher de chá de baunilha;
  • 1 colher de sopa de canela.

Modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno em 165 C°;
  2. Forre uma forma com papel-manteiga;
  3. Misture todos os ingredientes secos em uma tigela;
  4. Adicione os demais ingredientes e misture bem;
  5. Espalhe a mistura na forma e asse por 10 minutos;
  6. Retire do forno e mexa bem;
  7. Retorne ao forno por mais 10 minutos observando sempre para não queimar;
  8. Retire do forno e, enquanto a granola esfria, use uma espátula para fazer aglomerados. Espere até que esteja completamente fria para consumir. Esta receita rende aproximadamente quatro copos de granola.

Cuidados ao escolher sua granola

Vale a pena ter paciência e avaliar bem o produto antes de consumir, para não correr o risco de levar uma granola com ingredientes não saudáveis, que anularão os benefícios do alimento e poderão favorecer o aumento de peso problemas de saúde, inclusive aqueles que a granola promete ajudar.

Ao comprar sua granola, inspecione o teor de açúcar e gordura. Entenda ao que você deve prestar atenção ao escolher a granola:

  • Avalie a quantidade de açúcar: O ideal é que a quantidade não exceda oito gramas por porção. Leia a lista de ingredientes no rótulo para checar a presença do açúcar e fique atento a ingredientes como xarope de milho, caldo de cana, melaço, xarope de arroz ou de aveia: todos são variações de açúcar;
  • Conte as calorias: Granolas mais saudáveis não devem conter mais que 400 calorias para cada ¼ de copo, cerca de 30 gramas.
  • Corte as gorduras extras: Procure granolas que contenham gorduras insaturadas, que são boas para o coração e sementes com ômega 3, mas não deixe que a quantidade de gordura passe de dois a três gramas para cada 30 gramas do produto.
  • Não consuma as variedades com alto teor de gordura saturada: Muitas variedades de granola possuem gordura hidrogenada o que é um verdadeiro mal para o coração.
  • Cuidado com os “falsos ingredientes”: Alguns ingredientes servem apenas para aumentar o volume da granola, outros podem trazer malefícios à saúde como flatulência e problemas digestivos. A granola saudável deve conter ingredientes simples e conhecidos. Qualquer termo na lista de ingredientes que não faça parte do seu vocabulário deve ser investigado.

Quer saber mais sobre os benefícios da granola? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como o alimento pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem estar:

E aí, gostou das dicas?

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da granola para a sua saúde? Que tipo de granola costuma comprar e consumir? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (54 votos, média: 4,26 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

18 comentários em “Benefícios da Granola – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Acho que os fabricantes de granola no Brasil se preocupam mais com o lucro do que com a saúde do consumidor.Eu acho que o mix de mistura dos ingredientes é desproporcional, tem muita aveia para aumentar o volume e pouca fruta seca a castanha.Eu uso uma marca zero açúcar, que,tem pacote que vem com castanha de caju e uvas passas e tem pacote que não vem com esses ingredientes…

  2. aqui tem uma granola de qualidade bem baixa o produtor usa os mesmos ingredientes que sobram para tratar os animais no celeiro, mas o gosto é bom apesar da falta de higiene pelo preço esta valendo

  3. Estou consumindo granola Mãe terra, estou gostando ela tem bastante castanha e frutas como amexa e coco uso 2collhers de sopa em um copo de leite gostaria de saber se corro Orico de engordar .

  4. Não gosto de consumir granola pronta porque contém muito mais aveia que castanhas ou frutas secas. Eu mesma compro os produtos naturais e preparo com aveia em quantidade compatível com os outros produtos, germen de trigo, farinha de chia, côco, semente de girassol, castanha de cajú, castanha do Pará, amendoim e frutas secas.

  5. Consumo uma granola da marca Sentir Bem.Você conhece?Gostaria de saber se estou consumindo uma boa granola.Muito obrigada.

  6. Pingback: Iogurte com Granola Engorda ou Emagrece? - MundoBoaForma.com.br
  7. Maravilha, adorei a matéria, agora na hora de comprar vou ter atenção especial em suas composições, obrigado♡

  8. LÚCIA BARROS

    1 GOIABA
    4 COLHERES DE GRANOLA SÃO BRAZ ( SABOR BANANA)
    2 COLHERES DE LEITE DESNATADO
    GENGIBRE A GOSTO
    2 COLHERES DE CHIA
    MEIA COLHER ( RASA ) DE AÇUCAR
    1 1/2 COPO DE AGUA
    BATE TUDO NO LIQUIDIFICADOR
    RENDIMENTO 02 PORÇOES

  9. Muito bom este artigo. Agora vou observar melhor a composição da Granola que consumo, pois até então achava que todas eram iguais.

  10. Receita com granola:

    I POLPA DE AMEIXA
    2 COLHERES DE LEITE EM PÓ
    5 COLHERES DE GRANOLA
    1 COLHER DE AÇUCAR
    200 ml de agua

    fica uma delícia, pode substituir o café da manhã ou até mesmo o jantar

    Bata tudo no liquidificador

  11. Infelizmente não sabia que podia estar usando em composição e gorduras ruins. Adorei ter lido e saber mais, e consumir o melhor.