Benefícios da musculação para a boa forma e saúde!

Especialista:
atualizado em 28/09/2020

Maior queima de gordura, aumento de força e definição muscular: conheça os benefícios da musculação, para que serve e como fazer!

Existem muitos benefícios da musculação para a saúde. Também conhecida como treino de força, treino com pesos ou treino de resistência, por exemplo, a modalidade desafia você e os seus músculos.

Muitas pessoas ficam longe dos pesos na academia, dando preferência aos exercícios aeróbicos. Mas se você está decidido a perder aquela gordura teimosa em seus quadris, panturrilhas, braços, barriga, costas e etc, tente treinar com pesos também. E isso vale para todos!

Para que serve a musculação?

Levantando Peso de Bíceps

Pesquisas, análises e especialistas já apontaram os benefícios da musculação para a boa forma e saúde. Conheça para que serve a atividade física:

1. Construção muscular e prevenção da perda de músculos

Levantar pesos é importante para prevenir a perda de músculos que normalmente acontece no processo de envelhecimento. A musculação, portanto, pode não apenas prevenir a perda muscular como construir novos músculos e fortalecer os músculos.

2. Maior queima de gorduras e calorias

A musculação vai queimar gordura mais rápido do que qualquer exercício aeróbico. Mas como o treino de força queima gorduras? Quando levantamos pesos, nossos tecidos musculares se rompem. Depois do exercício, é hora de reconstruir essas fibras musculares.

A construção de músculos (reparo celular) queima uma quantidade imensa de calorias, o que ajuda a queimar a gordura corporal e constitui, portanto, um dos maiores benefícios da musculação para a boa forma.

3. Aumento de força

Com um treino consistente, você notará uma melhora nos seus levantamentos. E não precisa ser um gênio para perceber que o treino de força o deixará mais forte.

4. Saúde dos ossos

Pesquisas demonstram que um dos benefícios da musculação para a saúde é a ajuda para enfrentar a osteoporose, em conjunto com uma boa dieta. Alguns estudos demonstram um aumento de 1 a 3% na densidade mineral dos ossos.

5. Redução do risco de lesões e dores

Com mais músculos e ossos mais fortes, você diminui seu risco de lesões. Além disso, a musculação pode ajudar a reduzir dor nas costas e a suavizar o desconforto da artrite e da fibromialgia.

6. Redução do risco de diabetes

Os músculos vão utilizar o açúcar do sangue como combustível e criar reservas de açúcar em forma de glicogênio. Ou seja, quanto mais músculos você tiver, menores os níveis de açúcar no sangue, diminuindo o risco de contrair diabetes do tipo 2.

7. Aumento da confiança e autoestima e melhoria do humor

A percepção de resultados vai, automaticamente, aumentar sua confiança e autoestima. Você vai ter aquele sentimento de “Sim, eu posso”. Além disso, oferece sensação de bem estar em um nível químico e hormonal porque aumenta os níveis de endorfina no seu cérebro.

8. Redução dos efeitos do envelhecimento

Treinos de força podem prevenir as doenças do envelhecimento e, assim, diminuir os efeitos na saúde do mesmo, deixando-o mais magro e jovem.

9. Benefícios da musculação para a saúde cardiovascular

Exercícios aeróbicos são ótimos para o seu sistema cardiovascular, mas quando você levanta pesos rapidamente com pouco, ou sem nenhuma pausa entre as séries, você também consegue elevar sua taxa cardíaca.

Benefícios da musculação: saiba como fazer!

Para quem nunca fez musculação, vale a pena passar por uma avaliação médica para saber se está apto a praticar a modalidade, especialmente se tiver uma doença preexistente ou histórico de lesões ou outros problemas físicos.

O ideal é que os treinos de musculação sejam acompanhados e instruídos por um educador físico, pois ele ensinará a técnica de cada exercício e determinará o número de séries e repetições adequadas aos seus objetivos e nível de aptidão física.

Tudo isso é importante para evitar machucados e lesões.

Mesmo assim, vale a pena conferir dicas de como emagrecer com musculação, por exemplo, e aproveitar esse guia da musculação feminina com dicas de treino e exercícios para fazerem parte da sua rotina.

Outros cuidados com a musculação

Postura: Preste atenção em sua postura quando fizer musculação, pois uma postura incorreta pode levar a algumas dores e até lesões.

Trabalhar um grupo muscular por dia: Não trabalhe os mesmos músculos em dois dias consecutivos. Uma pausa de dois dias é necessária antes de voltar trabalhar o mesmo músculo porque o tecido muscular demora 48 horas para se restabelecer.

Você acreditava que só os exercícios aeróbicos eram benéficos para a saúde? O que achou dos benefícios da musculação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média: 4,44 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

6 comentários em “Benefícios da musculação para a boa forma e saúde!”

  1. Faço musculação há 24 anos. Gosto muito e meus ossos estão muito fortes. As dores das costas diminuíram, pois tinha muitas crises de dor antes deste período.

  2. A materia é explicativa em relação aos beneficios da musculação. Mas pecou em não transmitir a real importancia de uma orientação com profissionais capacitados!!! Na verdade fazer amigos, socializar é uma pratica comum nesses ambientes, mas eles nao servem de apoio para ajuda de treinos e sim o professor!!!!

  3. Ótimo. VOU FAZER MUSCULAÇÃO TAMBÉM PARA EMAGRECER.POIS TB QUERO FICAR COM MÚSCULOS FIRMES E DEPOIS CURVILÍNEA. BEM TORNEADA E DEFINIDA.AINDA MAIS QUE VOU FAZER EDUCAÇÃO FÍSICA. ENTÃO QUERO SER REFERÊNCIA. DE BOA FORMA.