Benefícios da Musculação Para a Boa Forma e Saúde – Como Fazer!

Especialista:
atualizado em 29/06/2020

Maior queima de gordura, aumento de força e definição muscular: conheça os benefícios da musculação e como fazer!

Existem muitos benefícios da musculação para a saúde. Também conhecida como treina de força, treino com pesos ou treino de resistência, a modalidade desafia você e os seus músculos.

Muitas pessoas ficam longe dos pesos na academia, dando preferência aos exercícios aeróbicos. Mas se você está decidido a perder aquela gordura teimosa em seus quadris, panturrilhas, braços, barriga, costas e etc, tente treinar com pesos também. E isso vale para todos: tanto os homens quanto as mulheres precisam levantar peso.

Para que serve a musculação?

Pesquisas, análises e especialistas já apontaram os benefícios da musculação para a boa forma e saúde. Conheça para que serve a atividade:

  • Construção muscular;
  • Prevenção da perda de músculos;
  • Maior queima de gorduras e calorias;
  • Aumento de força;
  • Definição e tônus muscular;
  • Saúde dos ossos;
  • Redução do risco de lesões;
  • Diminuição das dores nas costas;
  • Alívio do desconforto da artrite e fibromialgia;
  • Redução do risco de diabetes do tipo 2;
  • Aumento da confiança e autoestima;
  • Melhoria do humor;
  • Otimização do tempo na academia;
  • Redução dos efeitos do envelhecimento;
  • Saúde cardiovascular.

Os treinos de musculação fazem parte de um estilo de vida saudável, mas um estilo de vida saudável não se resume a eles. Para ter bons resultados em termos de saúde e boa forma, além de fazer musculação é preciso seguir uma dieta balanceada, dormir bem, controlar o estresse e abster-se de cigarro e álcool.

Benefícios da musculação: saiba como fazer!

Para quem nunca fez musculação, vale a pena passar por uma avaliação médica para saber se está apto a praticar a modalidade, especialmente se tiver uma doença preexistente ou histórico de lesões ou outros problemas físicos.

O ideal é que os treinos de musculação sejam acompanhados e instruídos por um educador físico, que ensinará a técnica de cada exercício e determinará o número de séries e repetições adequadas aos seus objetivos e nível de aptidão física. Tudo isso é importantíssimo para evitar machucados e lesões.

Mesmo assim, vale a pena conferir dicas de como emagrecer com musculação, por exemplo, e aproveitar esse guia da musculação feminina com dicas de treino e exercícios para fazerem parte da sua rotina.

Outros cuidados com a musculação

Postura: Preste atenção em sua postura quando fizer musculação – uma postura incorreta pode levar a algumas dores e até lesões.

Trabalhar um grupo muscular por dia: Não trabalhe os mesmos músculos em dois dias consecutivos. Uma pausa de dois dias é necessária antes de voltar trabalhar o mesmo músculo porque o tecido muscular demora 48 horas para se restabelecer.

Você acreditava que só os exercícios aeróbicos eram benéficos para a saúde? O que achou destes benefícios da musculação para a boa forma? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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6 comentários em “Benefícios da Musculação Para a Boa Forma e Saúde – Como Fazer!”

  1. Faço musculação há 24 anos. Gosto muito e meus ossos estão muito fortes. As dores das costas diminuíram, pois tinha muitas crises de dor antes deste período.

  2. A materia é explicativa em relação aos beneficios da musculação. Mas pecou em não transmitir a real importancia de uma orientação com profissionais capacitados!!! Na verdade fazer amigos, socializar é uma pratica comum nesses ambientes, mas eles nao servem de apoio para ajuda de treinos e sim o professor!!!!

  3. Ótimo. VOU FAZER MUSCULAÇÃO TAMBÉM PARA EMAGRECER.POIS TB QUERO FICAR COM MÚSCULOS FIRMES E DEPOIS CURVILÍNEA. BEM TORNEADA E DEFINIDA.AINDA MAIS QUE VOU FAZER EDUCAÇÃO FÍSICA. ENTÃO QUERO SER REFERÊNCIA. DE BOA FORMA.