Propriedades dos Alimentos

Benefícios do Aipo ou Salsão – Receitas, dicas e cuidados

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Talvez o aipo não seja o primeiro alimento que aparece na sua mente na hora em que você vai preparar uma salada bem gostosa para o jantar. Mas, a verdade é que o aipo, também conhecido como salsão, é um alimento altamente nutritivo, capaz de oferecer diversos benefícios para a saúde.

Sem contar que com uma boa dose de criatividade, é possível incluir o vegetal em preparações saborosas e saudáveis.

Quer ver só? A seguir você vai conhecer os benefícios do aipo, aprender como preparar receitas com o alimento e saber os cuidados que se deve ter ao consumi-lo.

O que é aipo ou salsão? Para que serve?

O salsão pode entrar no preparo de sopas, caldos, saladas

O aipo é um vegetal que pertence à família das apiáceas, que também inclui a cenoura, o coentro e a mandioquinha-salsa. Na antiguidade, ele era cultivado como planta medicinal e só a partir do final do século XVI, o vegetal foi plantado como hortaliça.

O alimento pode entrar no preparo de sopas, caldos, saladas e serve até mesmo como um tempero, semelhante à salsa. É possível também preparar bebidas com o aipo, como sucos e chá de aipo.

continua depois da publicidade

Recomenda-se usar as folhas e talos mais grossos da hortaliça preferencialmente cozidos, já os talos internos mais finos devem ser usados quando você quiser servi-los crus. As raízes do aipo são consumidas sem a casca, raladas e cruas, em saladas, ou cozidas em receitas como purês, gratinados, recheios e sopas.

Benefícios do aipo ou salsão

1. Nutrientes e propriedades do aipo

Aproximadamente 95% da composição do aipo corresponde à água, mas a hortaliça também recebe destaque como fonte de fibras, ferro, cobre, vitamina A e vitamina B6. 

Além disso, o vegetal apresenta uma menor quantidade de vitamina C. A lista de nutrientes atribuídos ao alimento ainda inclui vitamina K, cálcio, potássio e folato. Sem contar que o aipo é considerado uma boa fonte de importantes antioxidantes.

2. Atividade antioxidante

O aipo é fonte de vitamina C, betacaroteno e também flavonoides, no entanto, pelo menos 12 tipos adicionais de nutrientes antioxidantes são encontrados em um talo da hortaliça. Os antioxidantes protegem células, vasos sanguíneos e órgãos contra o dano oxidativo.

continua depois da publicidade

O que acontece é que os antioxidantes são nutrientes que bloqueiam parte dos danos causados pelos radicais livres, que são formados quando o organismo decompõe alimentos ou quando é exposto à fumaça do tabaco ou à radiação.

O acúmulo de radicais livres ao longo do tempo é altamente responsável pelo processo de envelhecimento. Da mesma forma, os radicais livres podem exercer um papel no surgimento de problemas como câncer, doença cardíaca e artrite.

3. Pode ajudar a saúde do coração

O aipo é rico em água, mas também serve como fonte de minerais importantes para a saúde do coração, como o potássio e o cálcio. O potássio é um eletrólito que ajuda a manter o batimento cardíaco regular. 

Já o cálcio é necessário para que o coração possa contrair e bombear sangue para todas as partes do corpo. Ele também é importante para o funcionamento adequado do sistema de condução ou elétrico do coração, assegurando que ele bata automaticamente. 

Além disso, o aipo possui folato e vitamina K, duas vitaminas que são necessárias para a formação de glóbulos vermelhos e para uma coagulação sanguínea eficaz.

continua depois da publicidade

Adicionalmente, o aipo é rico em um fitoquímico chamado ftalida, que relaxa as paredes arteriais, ajudando o sangue a fluir e a diminuir a pressão arterial. 

Um estudo publicado em 2013 no Journal of Medicinal Food abordou o tema.

Pode-se concluir que os extratos de sementes de aipo possuem propriedades anti-hipertensivas (…) e pode ser considerado como um agente anti-hipertensivo no tratamento crônico da pressão arterial elevada.

É importante lembrar que uma pressão alta descontrolada pode levar a complicações como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

continua depois da publicidade

Mas, isso não significa que o aipo cure problemas no coração ou a pressão alta. Quem foi diagnosticado com essas condições precisa continuar a seguir todo o tratamento que foi indicado pelo médico.

4. Propriedades anti-inflamatórias

O aipo e as suas sementes apresentam em torno de 25 compostos anti-inflamatórios, que podem ajudar a oferecer proteção contra a inflamação no organismo. Vale a pena destacar que a inflamação crônica já foi associada a uma série de doenças, como a artrite e a osteoporose.

Graças ao fato de ser fonte de fitonutrientes, pesquisas conduzidas em animais sugeriram que o aipo pode suprimir a inflamação, o que tornaria o alimento potencialmente proveitoso para quem sofre de condições inflamatórias crônicas.

Entretanto, a maioria dos estudos até então foi realizada em modelos animais e mais experimentos feitos em seres humanos são necessários para confirmar tais efeitos.

5. Auxilia o emagrecimento

Alimentos que apresentam baixas calorias, ao mesmo tempo em que são nutritivos, representam uma alternativa excelente para a dieta de quem está procurando emagrecer. Afinal, eles fornecem ao corpo elementos importantes para o seu funcionamento sem gerar um acúmulo de calorias.

Este é o caso do aipo, que além de todos os nutrientes e propriedades que citamos no artigo, tem poucas calorias. Uma porção de 100 g de aipo cru possui aproximadamente 20 calorias.

Como é fonte de fibras, o aipo também pode ser usado nas refeições para auxiliar a aumentar a saciedade, ajudando a evitar que a fome retorne rápido demais, principalmente se aparecer ao lado de outros alimentos que saciam.

As pessoas que estão em uma dieta para redução de peso podem incluir o aipo nas suas saladas, sopas, caldos e guisados, por exemplo. 

6. Saúde digestiva

O aipo é considerado uma boa fonte tanto de fibra solúvel quanto de fibra insolúvel, que são importantes para a função digestiva.

As fibras não são digeridas ou absorvidas pelo organismo, portanto, elas permanecem, em grande parte, intactas na sua caminhada pelo corpo humano. 

A fibra solúvel se dissolve em água e outros fluidos corporais, formando uma espécie de gel. Ao atingir o cólon, ela alimenta as bactérias boas do intestino. O seu benefício de aumentar as bactérias saudáveis do intestino é importante porque elas estão associadas à redução da inflamação e ao auxílio a uma melhor digestão.

Já a fibra insolúvel, não se dissolve nos fluidos. No lugar disso, ela os absorve e adere a outros materiais para formar fezes. Isso resulta em fezes mais moles, mais volumosas e mais regulares. Tanto que um dos seus benefícios conhecidos é ajudar a prevenir a prisão de ventre.

Veja em mais detalhes todas as diferenças entra fibras solúveis e insolúveis.

Como escolher e armazenar

Antes de usar o aipo, é necessário fazer uma boa escolha na hora de comprar. Se possível, compre um salsão orgânico, que seja livre de produtos químicos. Além disso, observe se os talos parecem firmes e não são muito flexíveis.

Se ainda estiverem com as folhas, procure por folhas com a cor viva e que não estejam murchas.

Após a compra, não lave o salsão imediatamente depois de trazê-lo para casa, porque isso pode fazê-lo estragar mais rápido. No lugar disso, armazene o salsão seco dentro da geladeira, embrulhado em uma toalha de papel, e lave quando for consumir.

Como utilizar o aipo ou salsão

O aipo é um alimento versátil e todas as suas partes vegetativas podem ser consumidas, ou seja, a raiz, o caule (talo) e as folhas. A raiz é mais utilizada no preparo de sopas e caldos, veja receitas de sopa de salsão light.

O caule aparece em saladas e as folhas servem como um condimento, muito semelhante à salsa, mas também podem ser usadas em sopas e ensopados. Conheça algumas receitas de salada de salsão light.

O salsão também é usado na preparação de diferentes molhos caseiros que são consumidos com outros vegetais, como cenouras.

Uma opção interessante e fácil é cortar o salsão em tiras para comer um lanche baixo em calorias e muito nutritivo, que permite se alimentar sem adicionar tantas calorias extras à sua dieta.

Se for cozinhar o salsão, prefira a opção no vapor, pois ela mantém mais antioxidantes intactos. 

Compostos do salsão, incluindo flavonoides e polifenóis, são nutrientes delicados que podem ser perdidos quando você cozinha. É melhor comer cru ou cozinhá-lo levemente para amaciá-lo, por alguns minutos.

Receitas práticas com o aipo

Um suco verde com o salsão pode trazer ótimos nutrientes para um detox

O aipo pode ser consumido em receitas simples e rápidas, como as que você encontra a seguir.

1. Suco verde de salsão

Ingredientes:

  • 120 ml de água de coco
  • 4 talos de salsão
  • 1 pepino
  • 1 limão

Modo de preparo:

No liquidificador, faça um suco concentrado com todos os ingredientes, exceto a água de coco. Em seguida, adicione a água de coco e misture. Consuma imediatamente. Não coe para não perder as fibras dos ingredientes.

2. Sopa de legumes com frango

Ingredientes:

  • 3 a 4 cenouras descascadas
  • 1 cebola picada
  • 4 talos de aipo picados
  • 1 abobrinha, em fatias finas
  • 3 peitos de frango
  • 5 xícaras de caldo de galinha
  • Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto
  • 50 gramas de queijo

Modo de preparo:

Corte o frango, pique as cenouras, o salsão, a abobrinha e a cebola. Coloque o frango e os legumes em uma panela grande e cubra com água fria. Aqueça e cozinhe sem tampar até que o frango esteja completamente cozido (aproximadamente 30 minutos).

Em seguida, coe o frango e os legumes e acrescente-os de volta ao recipiente. Despeje o caldo, tempere com sal marinho e pimenta-do-reino e aqueça por 10 minutos. Cubra com queijo e sirva.

3. Salada de aipo e cebola roxa

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola roxa pequena, cortada em fatias finas
  • 3 xícaras de aipo em fatias finas (inclua as folhas se elas estiverem presas aos talos)
  • 3 colheres de sopa de suco de limão
  • ½ xícara de parmesão ralado
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em fogo médio. Adicione a cebola e refogue até que ela fique macia e levemente dourada. Em uma tigela grande, misture a cebola e o salsão cozidos. Em uma tigela menor, misture o restante do azeite, suco de limão e sal.

Despeje o molho sobre a cebola e o salsão e misture bem. Em seguida, polvilhe queijo ralado em cima e sirva.

Contraindicações

O salsão está entre um pequeno grupo de alimentos que pode causar reações alérgicas graves em alguns casos, semelhante a uma alergia ao amendoim.

Quando alguém que é alérgico ao salsão é exposto a seus óleos, isso pode causar efeitos colaterais potencialmente fatais, dependendo do nível de sensibilidade.

As sementes de salsão contêm níveis mais altos de alérgeno, que não é destruído durante o cozimento, portanto, a semente de salsão deve ser completamente evitada por qualquer pessoa que tenha uma alergia alimentar conhecida.

Fontes e referências adicionais

Você já imaginava existirem todos esses benefícios do salsão para a saúde e boa forma? Se já não o consome, pretende utilizá-lo de que formas em sua dieta? Comente abaixo!

4.4 de 5 (107 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Não sabia de tantos benefícios deste vegetal estou precisando de algo assim pra melhorar minha saúde concerteza farei bastante uso se Deus quiser obrigado

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Quero saber como se faz o xarope de salsao o mesmo aipo

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Comecei hoje a tomar suco de abacaxi com aipo.
    É para as tonturas da labirintite. Fica a dica aqui ok.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Onde encontro?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Fiz cha de aipo com limao, dei varios dias pro meu marido, e curou sua gastrite cronica que lhe causava constante dor epigastrica e um mau alito terrivel.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou tratando de um cisto no ovário posso consumir o aipo?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Ainda não tenho resultados mas quando tiver eu vou comentar

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Amei saber dos benefícios do aipo. Nunca dei valor para essa planta.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu ja tinha incluido o aipo na minha dieta, mas gostei de aprender mais pormenores.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Vc viu que emagreceu?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gostei muito em saber quê o aipo é bom para à saúde

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite