5 Formas de Cozinhar a Vapor – Benefícios e Dicas

atualizado em

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que determinado prato é ou pode ser cozido a vapor. O método consiste em colocar os alimentos em cima – e não dentro – da água fervente, sendo que eles ficam em uma panela tampada ou dentro de um utensílio chamado de vaporizador de alimentos.

Alguns exemplos de comidas que podemos cozinhar a vapor são: vegetais, folhas verdes, peixes e moluscos como mexilhões e amêijoas, por exemplo.

5 formas de cozinhar a vapor

1. Dica da Martha Stewart para cozinhar a vapor

Martha Stewart é uma conhecida apresentadora de televisão, empresária e autora de livros dos Estados Unidos. Em seu site, consta uma dica de como podemos cozinhar a vapor.

Funciona assim: para cozinhar os alimentos a vapor é necessário certificar-se de que eles não estejam imersos na água. A recomendação consiste que, dentro de uma panela com água, a pessoa adicione uma panela dobrável ou um vaporizador de bambu chinês.

Depois, a orientação é cobrir a panela ou vaporizador, levar à água a fervura e, então, reduzir o fogo para deixar cozinhar em fogo brando. O tempo total de cozimento varia, dependendo dos alimentos que estiverem sendo cozidos a vapor.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, enquanto alimentos como espinafre, rúcula e ervilha levam três minutos para cozinhar a vapor, as flores de brócolis e de couve-flor e o feijão verde cozinham em cinco a sete minutos.

Já a cenoura, a batata, a abóbora e o nabo podem levar entre oito a 20 minutos para cozinhar a vapor; por sua vez, a couve pode exigir 10 minutos para ficar pronta com o método.

2. Cozinhar vegetais a vapor

O primeiro passo, que também é algo chave para o processo, é cortar os vegetais em pedacinhos de tamanho uniforme. Isso serve para que eles cozinhem praticamente no mesmo ritmo e fiquem prontos ao mesmo tempo.

Até dá para misturar diferentes tipos de vegetais, porém, fica o alerta de que alguns alimentos mais macios, como é o caso do brócolis, cozinham mais rápido do que vegetais mais densos como as cenouras.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas para quem deseja cozinhar todos os vegetais ao mesmo tempo, vale a pena colocar os alimentos que demoram mais para cozinhar antes e esperar alguns minutos até acrescentar aqueles que cozinham mais rápido.

Outra possibilidade é cortar os alimentos mais densos em pedacinhos ligeiramente menores para que eles cozinhem mais rapidamente e fiquem prontos ao mesmo tempo que os outros vegetais.

Mais uma instrução considerada essencial é a de não permitir que as comidas sejam cozidas demais. O truque para impedir que isso não aconteça é ficar de olho no relógio ou colocar um cronômetro ou despertador do lado.

A dica é começar marcando três minutos após o início do cozimento e continuar checando os alimentos de tempos em tempos, conforme a velocidade que você achar que eles estão sendo cozidos.

Há ainda a sugestão de tirar os vegetais da cestinha do vaporizador quando eles ainda tiverem um pouquinho de crocância no meio – assim na hora em que eles chegarem à mesa, estarão bem cozidos, sem que fiquem molengas.

  Continua Depois da Publicidade  

Agora que já vimos essas dicas importantes, segue o passo a passo de como cozinhar vegetais a vapor.

  1. Cortar os vegetais;
  2. Adicionar aproximadamente 30 ml de água dentro de uma panela e inserir a cestinha do vaporizador. A superfície da água deve estar debaixo da cestinha, assim, se for necessário, acrescente mais água;
  3. Colocar a água para ferver no fogo alto. Quando começar a borbulhar e o vapor a emergir da panela, chegou a hora de espalhar os vegetais pela cestinha do vaporizador;
  4. Cobrir a panela e reduzir para o fogo médio;
  5. Os vegetais estarão sendo cozidos a vapor e você deve checá-los de tempos em tempos;
  6. Um sinal de que eles estão prontos é o fato de você conseguir perfurar a sua parte mais grossa com uma faca de aparar. Porém, lembre-se do truque acima de tirar os vegetais quando eles ainda têm uma certa crocância no meio, para que terminem de serem cozidos com o calor que restar e cheguem bem saborosos à mesa. Além disso, a maioria dos vegetais fica com uma cor vibrante e brilhante quando estão prontos;
  7. Depois, é só servir os vegetais diretamente na receita e no modo que desejar.

3. Cozinhar a vapor sem o vaporizador – com a peneira ou escorredor

Como nem todo mundo possui o vaporizador, resolvemos trazer ainda alguns truques de como cozinhar a vapor sem precisar do utensílio.

O primeiro passo é colocar aproximadamente 8 ml de água dentro de uma panela. Após, você deve posicionar um escorredor ou uma peneira de metal em cima do recipiente, deixando um espaço suficiente para a água fervente não encostar no escorredor ou na peneira.

Se o seu escorredor/peneira não parar sozinho na panela, você terá que ficar segurando-o durante o processo de cozimento a vapor. Se precisar fazer isso, certifique-se de que o utensílio tem um cabinho à prova de calor ou proteja sua mão com uma luva de proteção, daquelas que se usa para retirar os alimentos do forno.

Uma vez que tiver se resolvido com a peneira/escorredor e a panela, coloque uma única camada do vegetal desejado no utensílio. Então, leve a água da panela para ferver. Após, diminua o fogo para que a água fique apenas borbulhando.

  Continua Depois da Publicidade  

Tampe a panela o máximo que conseguir para impedir que o vapor escape e cheque a comida de tempos em tempos para impedir que ela cozinhe demais.

4. Cozinhar a vapor sem o vaporizador – com prato e papel alumínio

Outro método para cozinhar a vapor sem o vaporizador é usando prato e papel alumínio.

Funciona assim: primeiro, você coloca aproximadamente 8 ml de água dentro da panela. O passo seguinte é pegar o papel alumínio e fazer três bolas de tamanho praticamente igual.

Então, deve colocar um prato à prova de papel alumínio em cima das bolas. Para quem não tem esse tipo de prato, a dica é utilizar uma grelha no lugar. Após, colocar o alimento desejado em uma única camada no prato, aquecer a água em fogo brando e cobrir a panela.

Aí o jeito é ficar de olho, já que dentro de alguns minutos os vegetais estarão prontos.

5. Cozinhar a vapor sem o vaporizador no forno!

Dá para cozinhar os vegetais a vapor dentro do forno, você imaginava?

Para este método, o ideal é ter um tabuleiro de assar com suporte (tipo uma grelha). No entanto, para quem não tiver o recipiente, dá para fazer com uma panela grande e uma grelha.

O primeiro passo é ligar o forno em fogo baixo – aproximadamente uns 100 º C – e levar um bule com água para ferver (no fogão). Encha uma panela com cerca de 8 ml dessa água fervente dentro de uma panela grande ou do tabuleiro de assar.

Na sequência, coloque uma única camada do vegetal que deseja cozinhar a vapor na grelha e posicionar a grelha em cima da panela ou do tabuleiro de assar.

Após, cobrir todo o utensílio com papel alumínio para evitar que o vapor escape e levar ao forno até que a comida cozinhe, sempre ficando de olho, obviamente.

Benefícios de cozinhar a vapor 

O cozimento a vapor é considerado um dos métodos mais saudáveis de preparação de alimentos, graças ao fato de não exigir a adição de nenhum tipo de gordura.

O método é mais eficiente do que outras formas de cozimento no que se refere à retenção do sabor, do formato, da cor, da textura e de muitos dos nutrientes dos alimentos.

Você já experimentou cozinhar a vapor? Se não, tem vontade de experimentar para aproveitar seus benefícios para a saúde? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário