Aipo ou salsão – Benefícios, receitas e cuidados

Especialista:
atualizado em 05/10/2020

O aipo, também conhecido como salsão, é um alimento altamente nutritivo, capaz de oferecer diversos benefícios para a saúde.

Ele ajuda a combater a inflamação, apoiar a boa digestão, eliminar as toxinas, acelerar a perda de peso, reduzir o colesterol, proteger o fígado e estimular o sistema imunológico do corpo.

A seguir você vai conhecer os benefícios do aipo, aprender receitas utilizando ele e saber os cuidados que se deve ter com o seu consumo.

benefícios do salsão
Salsão

O que é aipo ou salsão?

O aipo pertence à família das apiáceas. Todas as suas partes podem ser consumidas, inclusive as sementes, que têm muitos benefícios, pois ajudam a diminuir a inflamação e combater infecções bacterianas.

Em algumas partes do mundo, ele é cultivado principalmente por suas sementes, comumente usadas como especiarias quando esmagadas e que contêm um composto oleoso especial chamado apiol, que é usado medicinalmente e como um agente aromatizante.

Para que serve?

O salsão é um alimento muito nutritivo, versátil, amplamente disponível. Ele se encontra em supermercados e feiras livres por pequenos preços. E entra no preparo de sopas, caldos, saladas e serve até mesmo como um tempero, semelhante à salsa.

Benefícios do aipo ou salsão

Conheça 8 benefícios que o consumo de salsão pode trazer para sua saúde.

1. Ajuda a baixar o colesterol e controlar a pressão alta

Um estudo publicado em 2013 no Journal of Medicinal Food concluiu que o aipo tem a propriedade de baixar a pressão alta.

Pode-se concluir que os extratos de sementes de aipo possuem propriedades anti-hipertensivas (…) e pode ser considerado como um agente anti-hipertensivo no tratamento crônico da pressão arterial elevada.

Um estudo publicado em 2011 na Pharmacognosy Magazine indicou que o aipo é um alimento que ajuda a tratar altos níveis de colesterol LDL e doenças no fígado.

Recomenda-se o consumo do aipo, de preferência junto da chicória e cevada, para se ter o máximo benefício na redução do colesterol.

2. Reduz inflamações e combate infecções

O salsão contém antioxidantes e polissacarídeos, que são conhecidos por atuar como anti-inflamatórios. Além disso, ele também contém flavonoides e polifenóis que ajudam no combate às infecções e aos radicais livres.

3. Ajuda a prevenir e reduzir úlceras

O salsão se mostra eficaz para ajudar a prevenir ou reduzir a formação de úlceras. Essa foi a descoberta realizada em um estudo publicado no Journal of Pharmaceutical Biology que constatou que o salsão contém um tipo especial de extrato de etanol.

“Os resultados sugerem que o extrato de Apium graveolens (salsão ou aipo) protege significativamente a mucosa gástrica e suprime a secreção gástrica basal em ratos, possivelmente por meio de seu potencial antioxidante.”

4. Auxilia o emagrecimento

As pessoas que estão em uma dieta para redução de peso podem incluir esse alimento nas saladas, sopas, caldos e guisados. O aipo emagrece porque ele é um alimento com baixas calorias, mas com muitos nutrientes importantes.

Além disso, as fibras na suas composição também ajudam a prolongar a sensação de saciedade, diminuindo a ingestão de calorias, e contribuem para o bom funcionamento do intestino.

5. Ajuda a prevenir infecções do trato urinário

O salsão ajuda a prevenir infecções no trato urinário porque ele é capaz de reduzir o ácido úrico e estimular a produção de urina, dado às suas propriedades diuréticas, favorecendo o combate à infecções bacterianas, problemas renais e até mesmo cistos nos órgãos reprodutivos.

Em um estudo feito durante 4 anos com chineses idosos concluiu que a ingestão adequada de frutas e vegetais, especialmente vegetais escuros e folhosos, está associada à melhora problemas urinários entre homens idosos.

6. Pode auxiliar na prevenção do câncer

O aipo faz parte da família de alimentos que auxiliam a proteger o organismo contra o câncer. Esses alimentos incluem plantas e vegetais como cenoura, erva-doce, salsa e nabo. Esse efeito é devido a presença de compostos quimioprotetores chamados poliacetilenos.

Como escolher e armazenar

Antes de usar o aipo, é necessário fazer uma boa escolha na hora de comprar. Se possível, compre um salsão orgânico, que seja livre de produtos químicos, além disso, observe se os talos parecem firmes e não são muito flexíveis.

Se ainda estiverem com as folhas, procure por folhas com a cor viva e que não estejam murchas.

Após a compra, não lave o salsão imediatamente depois de trazê-lo para casa, porque isso pode fazer ele estragar mais rápido. Em vez disso, armazene o salsão seco dentro da geladeira, embrulhado em uma toalha de papel, e lave quando for consumir.

Como utilizar o aipo ou salsão

O aipo é um alimento versátil e todas as suas partes vegetativas podem ser consumidas, ou seja, a raiz, o caule e as folhas. A raiz é mais utilizada no preparo de sopas e caldos – veja receitas de sopa de salsão light.

O caule aparece em saladas e as folhas servem como um condimento, muito semelhante à salsa, mas também podem ser usadas em sopas e ensopados. Conheça algumas receitas de salada de salsão light.

O salsão também é usado na preparação de diferentes molhos caseiros que são consumidos com outros vegetais, como cenouras.

Uma opção interessante e fácil é cortar o salsão em tiras para comer um lanche baixo em calorias e muito nutritivo, que permite se alimentar sem adicionar calorias extras à sua dieta.

Se for cozinhar o salsão, prefira a opção no vapor, pois ela mantém mais antioxidantes intactos. Compostos do salsão, incluindo flavonoides e polifenóis, são nutrientes delicados que podem ser perdidos quando você cozinha. É melhor comer cru ou cozinhá-lo levemente para amaciá-lo, por alguns minutos.

Tabela nutricional

Uma porção de 100 gramas de aipo contém diversas vitaminas e sais minerais. Confira:

ComponenteQuantidade (em 100g de salsão)
Energia79 kcal
Carboidratos4,27 g
Fibras1,6 g
Proteínas0,76 g
Gorduras0,2 g
Vitamina K29,6 mcg
Folato48,6 mcg
Potássio273 mg
Vitamina C5,88 mg
Cálcio65,2 mg
Magnésio8,86 mg
Vitamina B60,18 mg
Riboflavina0,1 mg
Manganês0,1 mg
Fonte: Tabela brasileira de composição de alimentos (TBCA)

Receitas práticas com o aipo

Veja algumas formas de incluir esse alimento na sua dieta. Confira abaixo receitas simples e rápidas.

1. Suco verde de salsão 

Ingredientes:

  • 120 ml de água de coco;
  • 4 talos de salsão;
  • 1 pepino;
  • 1 limão;

Modo de preparo:

Usando uma centrífuga de frutas, faça um suco concentrado com todos os ingredientes. Em seguida, adicione a água de coco e misture. Consuma imediatamente.

2. Sopa de legumes com frango

Ingredientes:

  • 3 a 4 cenouras descascadas;
  • 1 cebola picada;
  • 4 talos de aipo picados;
  • 1 abobrinha, em fatias finas;
  • 3 peitos de frango;
  • 5 xícaras de caldo de galinha;
  • Sal marinho e pimenta preta a gosto;
  • 50 gramas de queijo;

Modo de preparo:

Corte o frango, pique as cenouras, o salsão, a abobrinha e a cebola. Coloque o frango e os legumes em uma panela grande e cubra com água fria. Aqueça e cozinhe sem tampar até que o frango esteja completamente cozido (aproximadamente 30 minutos).

Em seguida, coe o frango e os legumes e acrescente-os de volta ao recipiente. Despeje o caldo, tempere com sal marinho e pimenta do reino e aqueça por 10 minutos. Cubra com queijo e sirva.

3. Salada de aipo e cebola roxa

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cebola roxa pequena, cortada em fatias finas;
  • 3 xícaras de aipo em fatias finas (inclua as folhas se elas estiverem presas aos talos);
  • 3 colheres de sopa de suco de limão;
  • ¼ colher de chá de sal;
  • ½ xícara de parmesão ralado;

Modo de preparo:

Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em fogo médio. Adicione a cebola e refogue até que ela fique macia e levemente dourada. Em uma tigela grande, misture a cebola e o salsão cozidos. Em uma tigela menor, misture o restante do azeite, suco de limão e sal.

Despeje o molho sobre a cebola e o salsão e misture bem. Em seguida, polvilhe queijo ralado e cima e sirva.

Contraindicações

O salsão está entre um pequeno grupo de alimentos que pode causar reações alérgicas graves em alguns casos, semelhante a uma alergia de amendoim.

Quando alguém que é alérgico ao salsão é exposto a seus óleos, isso pode causar efeitos colaterais potencialmente fatais, dependendo do nível de sensibilidade.

As sementes de salsão contêm níveis mais altos de alérgeno, que não é destruído durante o cozimento, portanto, a semente de salsão deve ser completamente evitada por qualquer pessoa que tenha uma alergia alimentar conhecida.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já imaginava existirem todos esses benefícios do salsão para a saúde e boa forma? Se já não o consome, pretende utilizá-lo de que formas em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (97 votos, média: 4,36 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

17 comentários em “Aipo ou salsão – Benefícios, receitas e cuidados”

  1. Fiz cha de aipo com limao, dei varios dias pro meu marido, e curou sua gastrite cronica que lhe causava constante dor epigastrica e um mau alito terrivel.

  2. Achei muito interessante a divulgação das propriedades nutritivas do Aipo ou Salsão como é conhecido aqui por estas bandas. Com certeza vou degustar muito mais Aipo para melhorar e suplementar alimentos que nos faltam!

  3. Foi passado na minha dieta pela nutricionista,e são excelentes os benefícios,se eu soubesse já teria incluindo ele antes nas minhas refeições

  4. Ótimo alimento! Além de saborear muito bem as carnes vermelhas.
    Faço suco detox misturando-o com gengibre e abacaxi.
    Como também os talos como aperitivo acompanhado de algum patê. É muito fibroso! Nó começo é um pouco forte ao paladar mas depois torna-se muito agradável.