Cassiolamina Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 16/12/2015

A Cassiolamina é um extrato emagrecedor extraído da Cassia Nomame. Uma planta amplamente cultivada no Japão, cujas propriedades medicinais têm sido amplamente documentadas através de estudos farmacológicos. Pesquisas apontam que ela pode trazer certos benefícios à saúde, especialmente ligados à perda de peso.

O extrato desta planta contém grande quantidade de agentes de saciedade que podem inibir a ação das enzimas que processam os triglicerídeos, gorduras e óleos durante o processo da digestão dos alimentos e os liberam para a corrente sanguínea. Ou simplesmente, ele pode bloquear a absorção de gorduras ingeridas pelo indivíduo, um processo complexo chamado lipase. É por isso que é possível afirmar que a Cassiolamina emagrece mesmo.

A planta Cassia Nomame

A Cassia nomame é uma planta medicinal nativa na China, mas atualmente cresce em muitas regiões em todo o mundo. O principal uso de cássia nomame na medicina tradicional, é para aumentar o fluxo de urina. O Hama-cha, um popular chá diurético japonês tem como base o extrato dessa planta.

As propriedades da Cassia Nomame

O extrato das sementes da planta é rico em catequinas e flavonoides. Veja suas principais propriedades:

  • Diurético – A ingestão do extrato estimula os rins a aumentar a produção de urina e a expelir o excesso de fluidos acumulados no corpo.
  • Antiobesidade – Acredita-se que o extrato ajude a eliminar a gordura e a suprimir a sensação de fome o que auxilia na perda de peso.
  • Digestivo – A medicina tradicional sugere que o extrato de Cassia nomame estimula o processo digestivo como um todo.
  • Anti-inflamatório – Esta ação é uma das mais comuns entre as ervas medicinais. Ajuda na redução do inchaço e alivia sintomas de doenças relacionadas com inflamação tais como artrite e asma.

Um emagrecedor natural

Afirma-se que a Cassiolamina emagrece mesmo porque o  extrato de Cassia Nomame é um inibidor da lipase. Ele interfere na atividade de uma enzima responsável pela quebra das moléculas de gordura e reduz a sua atividade. Por consequência, as moléculas de gordura não são digeridas e absorvidas à medida que se movem pelo trato gastrointestinal. Em outras palavras, isso significa que o seu conteúdo calórico não é liberado na corrente sanguínea.

Assim, como a Cassiolamina inibe que a gordura seja absorvida pela corrente sanguínea, há uma diminuição na quantidade de gordura armazenada no corpo.

Ao contrário dos inibidores de lipase fabricados em laboratório, a Cassiolamina interfere muito pouco na absorção de vitaminas solúveis importantes para o organismo.

Pesquisas comprovam a eficácia dos inibidores de lipase para emagrecer

Dados clínicos mostram que inibidores de lipase conduzem à perda de peso significativa. Diversos estudos já foram realizados para avaliar milhares de pessoas nos EUA e na Europa. Os inibidores de lipase farmacêuticos têm sido aprovados porque bloqueiam até 30% da gordura ingerida.

Descobriu-se, no entanto que o fruto de uma pequena árvore chamada Cassia Nomame contém uma série de inibidores da lipase naturais comparáveis ​​aos compostos farmacêuticos sintéticos disponíveis no mercado. Outro nome para esta espécie é Sensitiva, usado como um laxante natural em algumas preparações em diferentes países.

Como a Cassiolamina emagrece

Os inibidores da lipase como a Cassiolamina são os preferidos da medicina para a prevenção e tratamento da obesidade. Vários medicamentos conhecidos utilizam inibidores da lipase como meio de perder peso.

Eles emagrecem mesmo porque interrompem o processo de absorção de gordura ao alterar as enzimas responsáveis ​​pela quebra da gordura. O bloqueio desta função faz com que as moléculas de gordura permaneçam em seu estado original, não sendo digeridas e absorvidas no trato digestivo.

A Cassiolamina, seus usos e benefícios para a saúde

A maior parte dos suplementos alimentares para a perda de peso comercializada atualmente, contém extrato de Cassia Nomame. Esta erva pode realmente reduzir o peso de indivíduos obesos e ajudar na prevenção de ocorrências de doenças cardiovasculares e complicações provenientes do diabetes. Sabe-se que a obesidade é um dos fatores que contribuem para a predisposição de tais condições de saúde.

A Cassiolamina pode suprimir a sensação de fome para dar ao corpo tempo suficiente para queimar gorduras e calorias que não são mais necessários ao organismo. Ela também atua na redução da quebra de gorduras no trato intestinal, que pode resultar em menor absorção de gorduras e redução do nível total de ingestão de calorias e de triglicerídeos no sangue.

A Cassia Nomame também pode aliviar a dor e outros sintomas relacionados com inflamações no organismo como asma e artrite porque reduz o inchaço na área inflamada.

Os efeitos diuréticos da Cassiolamina também podem ser úteis para perda de peso porque ao estimular os rins a aumentar o fluxo de urina e expelir o excesso de fluidos no corpo, eliminam-se fluidos acumulados que podem ser fonte de grandes infecções.

Uma alternativa em relação aos emagrecedores sintéticos

A obesidade é uma das principais causas de problemas de saúde em países desenvolvidos. Problemas que variam de apneia a dores nas articulações têm sido associados ao excesso de peso. Muitos fatores têm sido atribuídos à epidemia da obesidade incluindo o sedentarismo, dietas com alto teor de gordura e consumo de grandes quantidades de alimentos processados.

Há cada vez um número maior de lojas repletas de uma vasta seleção de produtos para a perda de peso, alguns deles com efeitos prejudiciais já bastante divulgados como as anfetaminas.

Entre as alternativas naturais para emagrecer estão os inibidores de enzimas digestivas, os anoréxicos, os inibidores de glicose-absorção e os probióticos. Estes produtos, por extraídos de fontes naturais são apresentados como alternativas àqueles que poderiam ser potencialmente prejudiciais à saúde.

Dosagem

Ainda não há estudos definitivos sobre a quantidade ideal para a ingestão de Cassiolamina. Visto que a maioria dos produtos com extrato de Cassia Nomame é vendida na forma de suplementos, é importante seguir as instruções de dosagem indicadas pelo fabricante.

A dose comumente recomendada no caso de regime para perda de peso é de uma cápsula contendo de 300mg a 500mg duas vezes ao dia, trinta minutos antes das refeições. Ainda não foi estabelecida uma dosagem segura deste suplemento em crianças e menores de 18 anos.

Há fisiologistas que indicam o uso de Cassia Nomame associada a outros suplementos naturais como quitosana, chá verde, laranja amarga, ginseng, guaraná e cúrcuma. Neste caso é fundamental a consulta com um especialista.

Efeitos colaterais que podem vir do uso da Cassiolamina

O uso do extrato da Cassia Nomame tem origem em tradições populares e as pesquisas científicas de investigação sobre os seus efeitos colaterais ainda são limitados.

O efeito indesejado comumente associado à sua ingestão é a diarreia. Isto se deve à lipase, já descrita. Uma vez que as moléculas de gordura não são completamente processadas elas tendem a ser expelidas em maior quantidade pelo organismo juntamente com as fezes.

Algumas das condições já registradas são potencialmente graves, por isso sua ingestão deve ser acompanhada por um profissional de saúde qualificado. Entre estas estão diarreia acentuada, aumento exagerado do fluxo de urina e doenças gastrointestinais.

É necessário que o extrato seja utilizado com cautela em pessoas com distúrbios gastrointestinais, onde os nutrientes ingeridos já são pouco absorvidos pelo sistema digestivo.

Atenção!

  • Evite o uso caso haja alergia ou sensibilidade à Cassia Nomame e a algum constituinte da fórmula do suplemento;
  • É preciso cautela no consumo por pessoas que já estão tomando suplementos para perda de peso ou para aqueles que estão em dietas restritas;
  • Pode haver interação da Cassiolamina com drogas anticancerígenas, medicamentos para baixar o colesterol, laxativos e medicamentos para a perda de peso;
  • Não é recomendável o uso por mulheres grávidas ou amamentando;
  • O suplemento não deve ser usado por menores de 18 anos.

Fontes e Referências Adicionais:

  1. Sussman, Norman, David L. Ginsberg, and Jessica Bikoff. “Effects of nefazodone on body weight: a pooled analysis of selective serotonin reuptake inhibitor-and imipramine-controlled trials.” The Journal of clinical psychiatry 62.4 (2001): 256-260. Site: http://europepmc.org/abstract/MED/11379839
  2. Souza, Stefânia Priscilla de. “Ação inibitória de extratos de plantas sobre lipase pancreática com ênfase em Baccharis trimera (less.) DC.” (2014). Site: http://repositorio.ufla.br/handle/1/2531
  3. Wang, Dan, et al. “Effect of Cassia nomame on Small Intestine Movement, Diuresis, and Anti-inflammation in Rats.” Chinese Herbal Medicines 5.4 (2013): 260-263. Site: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1674638413600386
  4. Vasudeva, Neeru, Neerja Yadav, and Surendra Kumar Sharma. “Natural products: a safest approach for obesity.” Chinese journal of integrative medicine 18.6 (2012): 473-480. Site: http://link.springer.com/article/10.1007/s11655-012-1120-0

Você conhece alguém que tenha usado e recomendado que a cassiolamina emagrece? Pretende utilizar esta suplementação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (71 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário