Spirulina emagrece? Como ela ajuda na saúde?

Especialista:
atualizado em 24/11/2020

A spirulina (ou espirulina) é um tipo de alga de água doce rica em proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. É considerada um super alimento, devido às suas propriedades nutricionais. Mas será que a spirulina também ajuda a emagrecer?

O que é spirulina?

Spirulina em tabletes e em pó

A spirulina é uma alga azul-esverdeada que cresce em águas mornas. Possui mais proteínas que todos os outros alimentos, e uma concentração muito completa de nutrientes essenciais.

Estima-se que a spirulina apresenta em sua composição cerca de 60% a 70% de proteína, já a carne vermelha tem 27% de proteína, enquanto a soja tem 34%. Sendo assim, ela tem quase o dobro da proteína encontrada nesses alimentos.

Aqui está uma pequena lista dos nutrientes da spirulina:

  • Proteína: 60-70% de proteína completa de alta qualidade;
  • Vitaminas: A, B1, B2, B3, B9, B12, D, E e K;
  • Minerais: Cálcio, Cromo, Cobre, Ferro, Magnésio, Fósforo, Selênio, Sódio e Zinco;
  • Ácidos Graxos Essenciais: Ácido Gamalinolênico;
  • Antioxidantes: Betacaroteno, fitonutrientes.

Benefícios da spirulina

A fama da spirulina cresceu muito nos últimos anos, já que ela possui muitos benefícios.

A medicina popular acredita que ela ajuda a baixar a pressão arterial, a reduzir o colesterol, tem efeito anti-inflamatório, melhora o sistema imune, auxilia no tratamento de anemia, é antiviral e pode até ajudar a prevenir o câncer.

Além disso, a spirulina pode acelerar o metabolismo, o que contribui para o processo de emagrecimento.

No entanto, essas alegações ainda precisam ser provadas cientificamente. Mas, vários estudos já mostraram que a spirulina pode mesmo ter super poderes em relação a algumas condições de saúde.

Além disso por ela ser rica em vitaminas A e C, ajuda a proteger o corpo contra os efeitos dos radicais livres e envelhecimento precoce.

Alguns estudos relacionam o consumo da spirulina com a melhora no metabolismo da glicose e das gorduras, o que pode reduzir a gordura acumulada no fígado e proteger o coração. 

Spirulina emagrece mesmo?

Quem tem uma dieta pobre em nutrientes costuma sentir mais fome do que quem se alimenta de maneira saudável, o que pode atrapalhar o processo de emagrecimento.

De acordo com o site Nutritionist Resource, a spirulina é rica em fenilalanina – um inibidor natural do apetite. Essa substância demonstrou promover saciedade se ingerida antes das refeições, diminuindo a fome.

Consumir spirulina regularmente ajuda a definir os músculos e é muito indicada para quem é vegano ou vegetariano, pois tem alto teor de proteínas e ainda possui oito aminoácidos essenciais para o organismo.

Além disso, o corpo absorve quatro vezes mais proteína da spirulina do que da carne. O consumo regular desse nutriente, junto com a prática de atividades físicas, pode ajudar a aumentar a massa muscular magra, o que faz com que o organismo queime mais calorias ao longo do dia.

Além de favorecer a hipertrofia (ganho de massa muscular), ela também é importante na fase de recuperação muscular, fornecendo a proteína necessária para a construção dos músculos.

Não só isso, mas também a spirulina é fonte de ômega 3 e de ácido gamalinolênico, que ajuda a regular o açúcar no sangue, combatendo assim os efeitos da diabetes a também ajudando a perder peso.

Dicas para tomar spirulina

Ela pode ser consumida em dose única ou fracionada em 2-3 doses ao dia. É recomendado que seu consumo seja feito pelo menos 20 minutos antes das principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar). Em caso de dúvida, consulte um nutricionista.

Veja abaixo as dosagens recomendadas:

  • Como suplemento diário: 1 g por dia;
  • Para emagrecer: 2 a 3 g por dia;
  • Para ajudar no controle do colesterol: 1 a 8 g por dia;
  • Para melhorar a performance muscular: 2 a 7,5 g por dia;
  • Para ajudar a controlar a glicemia: 2 g por dia;
  • Para ajudar no controle da pressão arterial: 3,5 a 4,5 g por dia;
  • Para o tratamento da gordura no fígado: 4,5 g por dia.  

Se você está pensando em tomar spirulina para emagrecer confira essas dicas para conseguir tirar o máximo proveito dos seus suplementos:

  • A spirulina é vendida em tabletes, pó e flocos. Apesar de poder ser adicionada aos alimentos, é mais indicado tomar somente a spirulina misturada na água e, se possível, evite esquentar a água;
  • A spirulina absorve bactérias e outros poluentes facilmente enquanto cresce. Por isso, procure comprar seus suplementos de marcas confiáveis para evitar problemas com contaminação;
  • Embora não sejam comuns, algumas pessoas apresentam efeitos colaterais ao consumir a spirulina, sendo que os mais comuns são febre, desconforto estomacal e irritação na pele. 
  • Se você tem algum problema de saúde, como diabetes e doenças autoimunes, consulte o seu médico antes de começar a usar a spirulina.

Desvantagens

A spirulina é capaz de trazer muitos benefícios para sua saúde, mas também tem algumas desvantagens, sendo que a maior é o preço elevado dos suplementos que contém essa alga.

Veja abaixo o vídeo da nossa nutricionista falando sobre os benefícios da spirulina.

Gostou das dicas?

Você conhece alguma pessoa ou já mesmo tomou spirulina para emagrecer? Quais foram os resultados dessa suplementação? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (435 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

29 comentários em “Spirulina emagrece? Como ela ajuda na saúde?”

  1. Boa noite já tomei realmente eliminei 10 kilos diminui 5 centímetro de barriga associada uma dieta fazia exercícios diários. Foi maravilhoso mas em seguida descobrir q tava grávida.

    • Boa noite! Eu comprei Phyto Power Caps , nele tem espirulina, aga ágar, psyllium, e beringela. A minha pergunta e..eu tô tomando a sertralina p anssiedade posso tomar o Power?

  2. Quero perder o restante da gordura abdominal !!!
    A spirulina vai me ajudar a controlar fome por doces????

  3. Tenho hipotireiodismo. Tomo levotiroxina sodica de 100mg diariamente, em jejum. Posso tomar spirulina?

  4. Olá, Estou tomando ômega 3 , Óleo de Cártamo e Kefir com magnésio.Tenho um pouco de hipotireoidismo.Devo tomar spirulina?
    Grata

    • Como é uma alga, é normal que tenha cheiro de peixe ou quaisquer biotipos que vivem na água. Vale conferir o que o fabricante diz sobre a conservação, mas a princípio, fora da geladeira.

  5. Estou tomando o produto manipulado a duas semanas.. não obtive uma perda de pés, mas lhes asseguro que um verdadeiro milagre aconteceu às minhas unhas; elas cresceram e ficaram lindas e fortes. Meus cabelos ficaram mais oleosos do que já são e minha pele, antes ressecada, agora tem um viço incrível. Estou super satisfeita

  6. Eu tomo spirulina e me sinto ótimo emagrece mesmo , a pele fica linda perfeita os cabelos lindos. tenho quase 50 anos ninguém acredita me dão 40 .Isso é maravilhoso. Tomo ômega 3 / 6 / 9 alimentação saudável. Exercício físico. Não bebo nem fumo. Isso faz toda a diferença. boa sorte a todos.

  7. A spirulina é ótima , deixa :a pele mais bonita , faz o cabelo crescer , ótima contra fadiga e cansaço .Ela tira bem a fome e ajuda no emagrecimento eu já usei sim mas desde que associada a uma atividade física e bons hábitos.

  8. Ola, muito bom post. A spirulina realmente é um alimento muito bom, porém ainda pouco conhecido do grande publico. Grande parte dos suplementos que se encontra no mercado, contem spirulina importada, e até mesmo de procedência desconhecida. Agora no Brasil, é possivel comprar spirulina direto do produtor. Vamos incentivar a produção nacional, adquirindo uma spirulina de qualidade, 100% pura e natural.