Causas de caroço atrás da orelha e como tratar

Especialista:
atualizado em 27/01/2021

Existem muitas causas para um caroço na orelha. Conheça aqui as principais causas de caroço atrás da orelha e como tratar.

  Continua Depois da Publicidade  

Já podemos adiantar que na maioria dos casos, um caroço atrás da orelha não é nada grave. No entanto, é importante investigar e, se necessário, tratar a condição.

Em alguns casos, um caroço que aumenta de tamanho pode ser um queloide. Veja os sintomas e como tratar um queloide na orelha.

Normalmente, o caroço atrás da orelha não causa dor, desconforto, coceira e nenhum outro sintoma. O sintoma mais comum é uma protuberância atrás da orelha. Às vezes, pode até coçar ou doer um pouco, mas é incomum.

Causas de caroço atrás da orelha

mulher com dor na orelha

Notar um cisto atrás da orelha é bastante comum e raramente representa um risco grave à saúde. Confira as possíveis causas:

1. Infecções

Existem muitos tipos de infecção que podem deixar a orelha e a região do pescoço inchados, como por exemplo:

  • Infecção na garganta;
  • Mononucleose;
  • Catapora;
  • Sarampo;
  • Otite.

Por se tratar de uma infecção, além do inchaço atrás da orelha é provável que você tenha febre.

2. Mastoidite

Outra infecção um pouco mais grave é a mastoidite. Ela ocorre quando uma infecção no ouvido (otite) não recebe o tratamento adequado. 

Além do caroço atrás da orelha, pode haver pus dentro dele.

3. Acne

Seu inchaço atrás da orelha pode ser apenas uma espinha. Dependendo da inflamação, a acne pode ficar com um tamanho significativo, além de doer e conter pus.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja também algumas receitas caseiras para tratar espinhas.

4. Abscesso

Um abscesso é um tipo de caroço que se desenvolve ao redor de uma infecção. Isso acontece porque o corpo tenta combater a infecção enviando glóbulos brancos para o local.

Como resultado do acúmulo de glóbulos brancos, é formado um inchaço com pus, que geralmente é sensível e quente ao toque.

5. Cisto sebáceo

O cisto sebáceo é uma massa de gordura que se desenvolve abaixo da pele. Eles tendem a se desenvolver na cabeça, pescoço e tronco. A maioria não causa dor, mas podem gerar desconforto.

6. Lipoma

Um lipoma é um caroço composto por gordura que pode se desenvolver entre as camadas da pele em qualquer parte do corpo. Apesar disso, eles costumam ser inofensivos.

7. Inchaço nos gânglios linfáticos

Antes de mais nada, é importante saber que os gânglios linfáticos são estruturas musculares encontradas em várias partes do corpo – inclusive no pescoço. 

No entanto, eles podem inchar e formar um caroço atrás da orelha. Em geral, esse inchaço nos gânglios linfáticos ocorre por causa de uma inflamação ou infecção, mas também pode ser um sinal de algum tipo de câncer. Por isso, é sempre bom checar com o seu médico.

Como tratar um caroço atrás da orelha

médico examinando paciente

O primeiro passo é procurar um dermatologista ou clínico geral para avaliar o seu caroço e dizer se ele precisa ou não de tratamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Certamente, o tratamento está ligado à causa. Por isso, ao suspeitar de alguma infecção ou condição mais séria, o médico pode solicitar alguns exames e perguntar sobre seus sintomas.

Por exemplo, um caroço que é sensível ao toque pode ser uma espinha. Se você teve febre, pode ser uma infecção. Por fim, se o caroço é macio e flexível, é provável que seja um lipoma.

Assim que fechar o diagnóstico, o médico pode indicar dois caminhos:

  • Pedir para você monitorar o caroço e informar sobre qualquer mudança;
  • Indicar que você inicie o tratamento que pode ser medicamentoso ou cirúrgico.

Medicamento para inchaço atrás da orelha

Em caso de infecção bacteriana, o tratamento é feito com antibióticos prescritos.

É crucial para o sucesso do tratamento que você tome o remédio na hora certa pela quantidade de dias que o médico pedir, pois só assim a infecção é curada.

Cirurgia para remover caroço atrás da orelha

Se a protuberância na orelha não melhorar e incomodar muito, o médico pode sugerir a remoção cirúrgica do caroço.

Embora seja raro um câncer se desenvolver nesse local, o médico pode pedir para você fazer uma biópsia.

A saber, alguns sinais de alerta que podem indicar algo mais grave são:

  • Caroço que aumenta de tamanho;
  • Dor no pescoço;
  • Formato irregular;
  • Caroço que demora muito para melhorar ou desaparecer.

Mas fique tranquilo, pois na grande maioria dos casos os caroços atrás da orelha são apenas um incômodo passageiro e nada mais.

Fontes e Referências Adicionais

Você já teve um caroço atrás da orelha? Se sim, ele sumiu sozinho ou precisou de tratamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário