Cauterização capilar – Para que serve e como é feita

Especialista da área:
atualizado em 28/06/2021

Se você tem cabelos danificados, é provável que já tenha ouvido falar de vários tratamentos que devolvem a vida aos cabelos. Veja para que serve e como é feita a cauterização capilar para reconstrução dos fios.

  Continua Depois da Publicidade  

A cauterização capilar é um tratamento capilar que consiste em selar a fibra capilar. Com isso, o cabelo fica mais brilhante e saudável do que nunca.

Além disso, o tratamento também é capaz de recuperar os fios danificados e diminuir as pontas duplas.

A cauterização capilar pode restaurar até 80% das proteínas do cabelo e diminuir a queda de cabelo. Como isso é feito? Através de um tratamento à base de queratina que você vai saber mais sobre a seguir.

Para que serve a cauterização capilar

O objetivo da cauterização capilar é reconstruir o cabelo danificado oferecendo proteínas como a queratina para fortalecer o cabelo.

Além disso, a cauterização capilar serve para:

  1. Acabar com o frizz;
  2. Hidratar o cabelo;
  3. Deixar o cabelo brilhante;
  4. Reduzir o volume;
  5. Deixar o cabelo mais suave;
  6. Diminuir o risco de queda de cabelo;
  7. Nutrir os fios;
  8. Deixar os cabelos mais lisos.

A queratina é a base do tratamento porque ela é uma proteína que já existe no nosso cabelo. 

Essa proteína é composta por 18 aminoácidos que fortalecem o cabelo. Apesar de a queratina também ser obtida através de uma dieta saudável, a aplicação da queratina diretamente sobre os fios garante resultados mais visíveis e imediatos.

Como é feita

cuidando do cabelo

A cauterização capilar pode ser feita em casa ou no salão, mas no salão os resultados são melhores porque um profissional capacitado realiza o tratamento.

O tratamento consiste no uso da queratina e de uma fonte de calor. Além disso, também é possível usar outros produtos para nutrir os fios. 

  Continua Depois da Publicidade  

A função da queratina é cobrir o cabelo com uma película protetora que sela a cutícula, mantendo a hidratação e os nutrientes por mais tempo nos fios de cabelo.

Na hora da aplicação, é importante não usar muita queratina, pois o excesso da proteína pode deixar os fios duros e com aspecto pesado.

Passo a passo

Antes de aplicar os nutrientes e a queratina, é importante lavar bem o cabelo com um shampoo antirresíduo. Depois disso, enxague o cabelo e retire o excesso de água com uma toalha.

Em seguida, é preciso aplicar uma mistura de queratina líquida com nutrientes para hidratar e nutrir os seus cabelos.

Nesse passo, é muito importante separar os cabelos em mechas e aplicar o produto em cada uma delas – da raiz até as pontas.

Por fim, você deve usar o ar quente de um secador para secar bem os fios. E, para finalizar, é importante usar uma chapinha para selar o cabelo e finalizar a cauterização.

Aliás, para fixar bem o produto nos fios, o ideal é lavar o cabelo apenas 3 dias depois do procedimento.

Apesar de parecer um processo bem simples, fazer a cauterização capilar com um profissional garante resultados melhores e personalizados para o seu tipo de cabelo.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora não seja um alisamento capilar, o tratamento com queratina pode deixar o seu cabelo mais liso. É importante perguntar ao seu cabeleireiro qual produto ele pretende aplicar nos seus fios, pois alguns deles contêm formol – que é bastante prejudicial para o cabelo e para a saúde em geral.

O que esperar da cauterização?

Os efeitos da cauterização capilar podem durar de 2 a 6 meses. Esse tempo varia de acordo com o grau de danos do seu cabelo antes do tratamento.

Além disso, a frequência na qual você lava os seus cabelos também faz diferença na duração dos resultados. Assim, quem lava o cabelo com muita frequência pode precisar refazer o procedimento mais cedo.

O ideal é repetir a cauterização todo mês ou pelo menos a cada 3 meses para garantir um cabelo mais liso e brilhante por mais tempo.

Porém, vale lembrar que o calor excessivo pode danificar os fios. Assim, é importante considerar a resistência do seu cabelo na hora de definir o momento certo para repetir o tratamento.

Fontes e referências adicionais

Você pretende fazer ou já fez cauterização capilar? Se sim, gostou do resultado? Faria novamente? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário