Chá de Folha de Morango – Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Quando falamos em morango, logo lembramos da frutinha vermelha e famosa, que vai bem consumida sozinha ou em receitas de sucos, vitaminas, sorvetes, bolos e tortas, por exemplo. Mas você sabia que a folha de morango também tem as suas serventias?

Poisé, podemos fazer um chá de folha de morango com elas. Vamos conhecer os benefícios aos quais a bebida já foi associada e aprender como fazer algumas receitas do chá?

Para que serve – Benefícios do chá de folha de morango 

– Nutrientes das folhas de morango

As folhas de morango servem com fonte de vitamina C e de minerais como ferro e cálcio, que são importantes para o funcionamento do organismo humano.

– Sistema digestivo

O uso mais comum do chá de folha de morango refere-se à melhoria da digestão e ao equilíbrio de ácido e base no trato digestivo para aliviar sintomas de problemas gastrointestinais.

As folhas de morango são compostas de substâncias chamadas taninos, que são conhecidas por se ligarem a proteínas, aminoácidos, alcaloides e outros elementos com pH baixo que podem estressar o sistema digestivo.

As folhas de morango podem ajudar a aliviar a perturbação estomacal e diminuir os sintomas de náusea, inchaço, cólicas estomacais e diarreia.

Para quem sofre com problemas como azia, refluxo, má digestão e condições que causam desconforto gastrointestinal, recomenda-se tomar o chá de folha de morango pelo menos três vezes por semana sempre depois das refeições.

Entretanto, é necessário buscar orientação médica antes de usar o chá de folha de morango.

– Artrite e reumatismo 

A artrite trata-se de um distúrbio crônico que é caracterizado pela inflamação das articulações, enquanto o reumatismo é definido como uma dor não específica nas articulações.

Substâncias presentes nas folhas do morango, como o ácido cafeico, que é classificado como um diurético natural, pode auxiliar a retirar água das articulações, o que pode aliviar a dor e o inchaço associados a doenças como a artrite e o reumatismo.

Uma pesquisa do ano 2000 divulgada na publicação Neuroimmunomodulation (Neuroimunomodulação, tradução livre) sugeriu que o ácido cafeico pode ser útil como um composto anti-inflamatório.

Antes de usar o chá de folha de morango para amenizar as dores da artrite e reumatismo, converse com o seu médico.

– Fonte de vitamina C 

As folhas de morango servem como fonte de vitamina C, como vimos acima. Elas possuem quantidades altas do nutriente.

Conforme informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, a vitamina C é um nutriente classificado como um antioxidante, o que significa que ela bloqueia parte do dano causado pelos chamados radicais livres, compostos que danificam o DNA.

O acúmulo dos radicais livres ao longo do tempo pode contribuir com o processo de envelhecimento do corpo e com o desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, artrite e doença no coração.

Além disso, o Centro Médico da Universidade de Maryland explicou que a vitamina C é importante para o crescimento e a reparação de tecidos em todo o corpo, além de ajudar a produzir o colágeno, uma proteína necessária para a formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

O nutriente ainda é necessário para a cura de feridas, é requerido para a reparação e manutenção dos ossos e dentes e colabora com a absorção do ferro.

Como fazer – Receita de chá de folha de morango 

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de morango frescas ou desidratadas;
  • Água fervente;
  • Mel, adoçante ou açúcar a gosto (opcional).

Modo de preparo:

Colocar as folhas de morango dentro de um bule para chá aquecido; Encher o bule com a água fervente e deixar descansar durante aproximadamente cinco minutos; Coar, adoçar com o mel, adoçante ou açúcar, se assim achar necessário, e servir-se imediatamente. 

Aconselha-se tomar cuidado para não esmagar as folhas desidratadas de morango para não prejudicar o seu sabor. Também recomenda-se comprar folhas de ótima qualidade, orgânicas e livre de pesticidas e livre de pesticidas para preparar o chá.

O ideal é tomar o chá logo depois do seu preparo antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis. 

Cuidados com o chá de folha de morango

As folhas devem ser usadas frescas ou completamente desidratadas, porque elas ganham uma substância química tóxica durante o processo de desidratação, o que as torna tóxicas quando estão parcialmente desidratadas ou murchas.

Isso não provoca efeitos letais, porém, pode provocar reações adversas indesejáveis como náusea e vômito.

Pessoas que possuem alergias ao morango também correm o risco de experimentar reações alérgicas severas ao usarem as folhas de morango ou compostos extraídos delas. Essas reações podem incluir inchaço do rosto e do pescoço, dificuldade para respirar e aparecimento erupção ou urticária na pele. A recomendação é procurar ajuda médica logo que perceber esses sinais.

Vale lembrar que antes de fazer o uso de qualquer remédio natural de plantas, o médico deve ser consultado, principalmente se você usar algum medicamento, para saber se não existe o risco de interação.

A consulta também é especialmente importante para crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas ou em processo de aleitamento materno e pessoas que sofrem com algum tipo de doença ou condição de saúde.

Só utilize o chá de folha de morango para auxiliar algum tratamento se o seu médico permitir e não deixe de seguir as outras orientações passadas por ele em relação a esse tratamento. Antes de tomar o chá, também cheque com o profissional se ele não tem algum tipo de contraindicação.

Você já tinha ouvido falar do chá de folha de morango? Tem curiosidade de experimentar essa bebida e aproveitar os benefícios citados acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,13 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Chá de Folha de Morango – Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer”