Chia em Cápsulas Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 20/05/2019

Originárias do México e conhecidas como um alimento saudável, as sementes de chia são fonte de diversos nutrientes que o nosso organismo necessita para funcionar corretamente, como carboidratos, fibras, proteínas manganês, magnésio, ferro, fósforo, potássio, cálcio, zinco, cobre, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina D e vitamina E, além de serem ricas em antioxidantes.

O auxílio ao emagrecimento é um benefício que já foi atribuído às sementes de chia, graças ao fato do alimento ser rico em fibras, nutriente que contribui para deixar o corpo saciado mais rapidamente.

Isso acontece porque as fibras absorvem uma quantidade significativa de água e expandem imediatamente o estômago quando são consumidas.

Mas será que tomar chia em cápsulas emagrece mesmo?

Uma vez que o nosso organismo está mais saciado ou cheio, fica mais fácil controlar o apetite, não comer além da conta e não ceder às tentações de se jogar em guloseimas lotadas de calorias e açúcar, não é mesmo?

Mas com isso podemos garantir que essa propriedade do alimento chia necessariamente significa que o uso da chia em cápsulas emagrece mesmo?

Pois bem, algo que vale a pena saber é que, ainda que as sementes de chia tenham sido associadas ao auxílio ao emagrecimento, existem evidências conflitantes em relação a essa afirmação de que o alimento contribui com a perda de peso, de acordo com a mestra em biologia molecular e celular Sylvie Tremblay.

Tremblay mencionou um estudo divulgado na publicação Nutrición Hospitalaria (Nutrição Hospitalar, tradução livre) que avaliou os efeitos da chia moída (farinha de chia) diariamente ao longo de 12 semanas e apontou que os participantes que comeram a chia todo dia tiveram uma perda de peso ligeiramente maior do que aqueles que não consumiram o alimento e tiveram uma pequena diminuição no tamanho de suas cinturas.

“Entretanto, um estudo anterior, publicado no Nutrition Research (Pesquisa em Nutrição, tradução livre), identificou que a chia não ofereceu qualquer benefício para a perda de peso. Então, enquanto a chia tem nutrientes que promovem a perda de peso, você não deve contar com ela como uma varinha de condão para eliminar gordura”, completou a mestra em biologia molecular e celular.

Por outro lado, o óleo de sementes de chia em cápsulas auxilia o emagrecimento quando associado a uma alimentação saudável, alegando que o produto traz esse efeito por ser rico em fibras, que melhoram a saciedade.

No entanto, a nutricionista Roseli Ueno explicou que a melhor forma de utilizar a chia é na forma de sementes porque ela contém mais fibras desta maneira. A nutricionista também definiu as sementes de chia como potentes moderadoras do apetite.

Por sua vez, Ana Escobar apontou que ainda que se acredite que a chia emagrece por oferecer a sensação de saciedade ao ser ingerida antes das refeições, graças ao seu elevado teor de fibras, pesquisas bem conduzidas a partir de um ponto de vista científico não provaram que a chia realmente emagrece.

Com isso, a médica alerta que, com base nas evidências científicas atuais, não se pode afirmar que a chia em cápsulas emagrece mesmo, assim como as suas próprias sementes.

No mesmo sentido, as sementes de chia são consideradas possivelmente ineficientes para a perda de peso. O consumo de chia misturada com água duas vezes ao dia antes das refeições durante 12 semanas não melhorou a composição corporal em pessoas com sobrepeso ou obesas.

Além disso, o consumo das sementes de chia moídas ou inteiras diariamente ao longo de 10 semanas não melhorou a composição corporal de mulheres com sobrepeso.

Não utilize suplementos sem antes conversar com o médico

Este é um conselho passado também pelos médicos – nada de tomar cápsulas sem a orientação do profissional. Isso é importante para saber se a chia em cápsulas emagrece mesmo, mas também é fundamental para se certificar de que o suplemento que se deseja utilizar não pode fazer mal de alguma maneira.

Tenha em mente que mesmo os suplementos podem ser contraindicados para algumas pessoas, provocar efeitos colaterais em outras e interagir com medicamentos, suplementos ou plantas medicinais.

Além disso, a consulta ao médico é essencial para saber qual a dosagem adequada e segura do suplemento que você pode utilizar. Portanto, nada de comprar e ingerir o suplemento de chia em cápsulas antes de conversar com o médico.

Outra recomendação que não podemos deixar de lado é que se você passar mal ou perceber alguma reação à utilização do suplemento de chia em cápsulas, deverá procurar rapidamente o auxílio do médico, ainda que o efeito em questão não aparente ser grave em sua opinião.

Recorrer ao médico é a melhor (e única) forma de checar a seriedade do problema e receber o tratamento adequado, caso seja necessário.

Não existe receita mágica e instantânea para emagrecer

Não podemos nos despedir antes de trazer isso à memória – a perda de peso não ocorre magicamente com o uso de uma única cápsula ou suplemento.

Portanto, mais importante do que saber se a chia em cápsulas emagrece mesmo é estar consciente de que para emagrecer é fundamental seguir toda uma alimentação saudável, nutritiva, controlada e equilibrada, da qual as sementes de chia podem fazer parte.

Tem dificuldade para saber como esse tipo de dieta pode funcionar ou para seguir um regime do tipo? Procure um nutricionista que te ajudará a encontrar um programa alimentar que se encaixe na sua rotina e te ajude a alcançar seus objetivos, ao mesmo tempo em que oferece os nutrientes e as calorias que o seu organismo necessita para funcionar corretamente.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido fala que chia em cápsulas emagrece mesmo? O que acha de experimentar o suplemento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Sobre Felipe Santos e Dra. Patrícia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário