Pholia magra emagrece mesmo? Quais os benefícios e riscos?

Especialista da área:
atualizado em 27/05/2021

A pholia magra é uma planta medicinal brasileira muito utilizada por pessoas que desejam emagrecer, e vem ganhando bastante atenção ultimamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, apesar de ser bastante usada no dia a dia em diversas regiões da América do Sul, principalmente como supressora do apetite, ela ainda não foi muito estudada, e por este motivo alguns especialistas não costumam indicar o seu uso.

Então, a seguir vamos conhecer melhor a Pholia magra e seus potenciais efeitos, além de descobrir se ela ajuda ou não na perda de peso.

O que é pholia magra?

A Pholia magra, cujo nome científico é Cordia ecalyculata, também é conhecida como:

  • Chá-de-bugre;
  • Chá-de-soldado;
  • Laranjinha-do-mato;
  • Caraíba;
  • Café-de-bugre;
  • Chá-de-frade;
  • Louro-salgueiro;
  • Rabugem.  
pholia magra in natura

Essa planta é nativa da américa do sul, principalmente do Brasil, Paraguai e Argentina. Ela pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e sites especializados. 

Seu uso principal é como emagrecedor natural, embora ela também seja usada na medicina tradicional como tratamento para retenção de líquidos, doenças cardiovasculares, infecções e febre. 

Entretanto, não existem estudos científicos que comprovem os benefícios da Pholia magra, e suas indicações se baseiam apenas na sabedoria popular.

  Continua Depois da Publicidade  

Pholia magra emagrece?

Não existem evidências de que a pholia magra ajude a emagrecer, embora ela seja bastante usada para esta finalidade.

Mas, como ela contém cafeína em sua composição, é possível que a planta tenha ação termogênica. Isto quer dizer que ela pode acelerar o metabolismo mesmo quando você está em repouso, o que aumentaria o gasto calórico, além de reduzir o apetite.

Entretanto, devido à falta de estudos, não se sabe exatamente o teor de cafeína e de outros princípios ativos presentes na planta, e nem se essa quantidade sofre influências ambientais.

Além disso, um estudo preliminar realizado por pesquisadores da USP avaliou o efeito da Pholia magra no ganho de peso em ratos, e demonstrou que o uso regular da planta não leva ao emagrecimento.

Por isso, não podemos dizer que o uso dessa planta, seja na sua forma natural ou como extrato, leve à perda de peso.

Outros benefícios

A Pholia magra ainda não foi suficientemente estudada, de forma que os seus benefícios ainda não foram definidos pela ciência.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, podemos apenas citar os usos deste fitoterápico pela medicina tradicional, que são:

  • Tratamento para retenção de líquidos, uma vez que se acredita que a planta tenha propriedades diuréticas;
  • Estimulante, devido à presença de cafeína na sua composição, que atua no sistema nervoso central;
  • Tratamento de distúrbios gástricos, como gastrite e úlceras.

Mas, é importante frisar que exceto pela presença de cafeína, nenhum dos efeitos atribuídos à Pholia magra foi confirmado por pesquisas.

Suplemento de pholia magra em cápsulas
Suplemento de pholia magra em cápsulas

Riscos

Apesar da falta de estudos em humanos, existem algumas evidências de que o uso de extrato de Pholia magra pode causar efeitos colaterais e toxicidade, independente da dose utilizada.

Mas, como se trata de estudos com modelos animais, não se sabe se o mesmo efeito pode ser observado em humanos.

Qual a dose correta?

Embora não existam estudos que definam a dose ideal de Pholia magra, o seu uso normalmente é feito com doses de 125 a 300 mg, duas vezes ao dia, 30 minutos antes de cada refeição.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas é importante consultar um profissional especializado, para diminuir o risco de reações adversas e outros riscos para a saúde.

Dicas e cuidados

Devido à falta de estudos, não se sabe qual o efeito que a Pholia magra pode ter em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Então, o uso por esses grupos é contraindicado.

Além disso, é importante lembrar que, mesmo que a pholia magra iniba o apetite, ou seja, a fome real, ela não tem ação em casos de fome emocional ou compulsão alimentar.

Outra questão é a de que, mesmo com uma possível ação termogênica, a pholia magra não faz milagre. Por isso, o ideal é investir em uma dieta balanceada e na prática regular de exercícios físicos, para assim obter o efeito desejado.

Fontes e referências adicionais

Você já usou a pholia magra? Sentiu diferença no peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (490 votos, média 3,82)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

16 comentários em “Pholia magra emagrece mesmo? Quais os benefícios e riscos?”

  1. Tomei Pholia magra com abacateiro 300mg duas cápsulas ao dia Em 3 meses emegreci 24 quilos. Agora estou voltando a tomar porque estou me sentindo inchada e ela me ajuda muito. Gostaria de saber se fazendo uso dela existe algum efeito maléfico para o fpigado?

    Responder
  2. Tomei pholia magra varias vezes por periodos de 3 meses consecutivos. Faço musculação e dieta há muitos anos. Sou forte mas tenho percebtual de gordura baixo. Os resultados por mim observados foram excelentes, minha cintura ficou mais fins e meu abdomem tambem ficou mais seco. Voltarei a usar agora.

    Responder
  3. NÃO CONHEÇO ESSA PHOLIA MAGRA, CONHEÇO SIM A PHOLIA NEGRA. HOUVE ALGUM TIPO DE ERRO OU FALTA DE INFORMAÇÃO CORRETA?

    Responder
  4. O uso deste produto me ajudou a perder 12 quilos em dois meses de uso. Equilibrou meu apetite, continuei a comer normal mas com redução e manerei na gordura, não cortei 100%, mas reduzi o consumo. Apenas passei a caminhar mais que também ajudou.

    Responder
    • Olá. GoGostaria de saber em que farmácia VC comprou. Tenho medo de comprar em alguma farmácia não confiável. Obrigada

      Responder