Ciência Confirma que Quanto Mais Café Você Bebe, Mais Você Vive

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

O café é uma das bebidas mais saudáveis do planeta. É mais do que apenas aquilo que você toma para se manter acordado no trabalho… Ele realmente contém centenas de compostos diferentes, alguns dos quais trazem importantes benefícios para a saúde.

Vários estudos mostraram que as pessoas que bebem mais café vivem mais tempo e têm um risco reduzido de doenças o mal de Alzheimer e a diabetes.

1. O café é uma fonte importante de antioxidantes

Quando a água quente percorre os grãos de café durante a infusão, as substâncias dos grãos de café misturam-se com a água e passam a fazer parte da bebida.

Algumas dessas substâncias são bem conhecidas, incluindo a cafeína, mas existem centenas de outros compostos lá também, muitos dos quais a ciência ainda tem de identificar.

Muitos destes compostos são antioxidantes que protegem nossos corpos da oxidação, que envolve os radicais livres que danificam moléculas no corpo. Esta oxidação é um dos mecanismos por trás do envelhecimento e doenças comuns como câncer e doenças cardíacas.

O café, surpreendentemente, é a maior fonte de antioxidantes na dieta ocidental, ainda mais do que frutas e legumes.

Quando você toma uma xícara de café, você não está apenas recebendo cafeína, mas um monte de outros compostos benéficos, incluindo poderosos antioxidantes.

2. Vários estudos mostram que as pessoas que bebem café vivem mais

Existem vários estudos que mostram as pessoas que bebem café regularmente têm menores riscos de morte por uma série de doenças graves.

Um estudo inovador, o maior de seu tipo, foi publicado no New England Journal of Medicine em 2012:

Neste estudo, 402.260 indivíduos entre 50 e 71 anos de idade foram questionados sobre seu consumo de café.

Os resultados foram bastante notáveis. Depois de serem acompanhados por 12-13 anos, os participantes que beberam mais café tinham uma probabilidade significativamente menor de ter morrido.

tabela

Como você pode ver no gráfico, quanto mais as pessoas bebem café, mais baixo é o risco de morte.

O ponto crucial parece estar em 4-5 xícaras por dia, onde os homens tinham um risco reduzido de 12% e as mulheres um risco reduzido de 16%. Beber 6 xícaras ou mais por dia não forneceu benefícios adicionais.

No entanto, até mesmo o consumo moderado de café (1 xícara por dia) foi associado a uma redução de 5-6% no risco de morte, mostrando que mesmo um pouco é suficiente para já ter algum efeito.

Quando foram analisadas causas particulares de morte, descobriu-se que os bebedores de café eram menos propensos a morrer de infecções, lesões e acidentes, doenças respiratórias, diabetes, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.

O benefício não parece ser atribuído à cafeína, já que café descafeinado e o normal tiveram o mesmo efeito.

Claro, este é um estudo observacional, que não pode provar que o café de fato causou essa redução de risco. Mas é uma boa garantia de que o café, no mínimo, não é um vilão da saúde como muitos acreditavam ser.

Muitos outros estudos levam a resultados semelhantes

Os efeitos do café sobre a saúde foram realmente estudados de forma muito aprofundada nas últimas décadas.

Pelo menos 2 outros estudos mostraram que as pessoas que bebem café têm menor risco de morte prematura.

Se olharmos para doenças específicas, essas pessoas têm um risco muito menor de doença de Alzheimer, Parkinson, diabetes tipo 2 e doenças hepáticas, para citar alguns.

Há também estudos de Harvard mostrando que o café pode tornar a pessoa mais feliz, reduzindo o risco de depressão em 20% e o risco de suicídio em 53%.

Então, o café não somente adiciona anos à sua vida, como também pode acrescentar mais vida aos seus anos.

Você tem o costume de beber café regularmente? Quantas xícaras por dia você geralmente toma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,86 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Ciência Confirma que Quanto Mais Café Você Bebe, Mais Você Vive”

  1. Ao contrario q dizem o cafe em excesso ou seja todos os dias da stress doenca cardiaca amarela os dentes e da uma dor de barriga e muito ruim
    Eu parei de tomar cafe e so tomo duco de soja me singo bem

    • Que o café é ruim aí eu já discordo. Eu gosto muito. Sou quase um viciado. Mas que ele tem alguns efeitos colaterais, tem mesmo.