Cientistas Descobrem o Elixir da Juventude em Ratos e Iniciam Testes em Humanos

Cientistas dos Estados Unidos da América afirmam terem descoberto um componente natural encontrado no abacate, brócolis e pepino que promoveu “incríveis efeitos de antienvelhecimento em ratos” – e provavelmente podem funcionar também em humanos.

Os pesquisadores, que começaram a fazer testes em um pequeno grupo de pessoas, disseram que ratos de idade avançada que receberam o componente, chamado de NMN, em sua água demonstraram uma série de efeitos benéficos. Seus níveis de atividade física aumentaram, a densidade óssea e os músculos desenvolveram-se, o sistema imunológico e o fígado trabalharam melhor, sua visão melhorou e eles ainda perderam peso.

Os pesquisadores começaram os estudos investigando as propriedades de uma proteína chamada NAD, que está ligada à produção de energia no corpo. Ao passo que os animais foram ficando mais velhos, eles produziam menos NAD, o que está relacionado ao processo envelhecimento. As tentativas de adicionar NAD extra falharam, e com isso os pesquisadores tentaram encontram uma maneira de aumentar a sua produção no organismo.

Com isso, eles deram o NMN, o tal composto que ainda é encontrado no repolho e no edamame, aos ratos através da água que eles bebiam para verificar se isso poderia aumentar os níveis de NAD e ter efeitos de rejuvenescimento nos ratos.

Perguntado se tal ação funcionou, o pesquisador líder Professor Shin-ichiro Imai, da Washington University, em St Louis, disse: “A resposta é basicamente sim. De fato, o NMN promoveu efeitos notáveis de antienvelhecimento nos ratos.”

Rato de laboratório“Estes ratos alimentados com NMN definitivamente tiveram uma vida mais saudável – quanto ao maior tempo de vida, ainda não temos certeza, mas se tudo continuar por este caminho, eles poderão ter uma vida útil mais longa também.”

“Nós mostramos uma forma de retarda o declínio fisiológico percebido em ratos envelhecidos. Isso significa que os mais velhos tiveram o metabolismo e níveis de energia semelhantes aos de ratos mais novos”.

E o Professor demonstrou otimismo que os testes clínicos com humanos, que já começaram a ser feitos no Japão, possam trazer resultados similares.

“Uma vez que as células humanas dependem deste mesmo processo de produção de energia, estamos esperançosos que isso possa trazer um método de ajudar as pessoas a se manterem saudáveis com o passar do tempo”, concluiu o Professor.

No entanto, apesar de que não foram encontradas no estudo evidências quanto a isso, há um ponto significante e preocupante quando ao NAD: ele pode fornecer um impulso de energia a células cancerosas.

“Algumas células de tumores são conhecidas por conter uma alta capacidade de sintetizar o NAD, por isso nós nos preocupamos com o fato de que dar NAD possa aumentar a incidência de câncer”, afirmou o Professor Imai. “Mas nós não encontramos diferenças nas incidências de câncer entre os grupos de ratos do estudo”.

Os pesquisadores, que publicaram seus resultados em um artigo na revista Cell Metabolism, acrescentaram que os benefícios só foram experimentados por ratos mais velhos.

“Quando demos NMN aos ratos mais novos, eles não se tornaram ratos jovens mais saudáveis”, afirmou o Professor Jun Yoshino, que também fez parte do estudo. “A suplementação com NMN não surtiu efeito nos ratos mais jovens porque eles ainda produziam todo o seu próprio NMN.”

“Nós suspeitamos que o aumento na inflamação que ocorre com o envelhecimento reduz a habilidade do organismo de produzir NMN e, por consequência, NAD.”

Um comunicado sobre a pesquisa emitido pela Universidade de Washington afirmou que o NMN para consumo humano ainda não está disponível comercialmente, mas acrescentou que “há sempre brócolis” disponível nos mercados. Realmente, não custa nada adicionar à sua dieta esses alimentos que, por si só, já são saudáveis, certo?

Você acredita que este nutriente realmente possa aumentar a expectativa de vida saudável em humanos? Consome estes alimentos ricos no NMN com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário