Clara de ovo no rosto é bom? Para que serve?

Especialista da área:
atualizado em 03/05/2021

Você já ouviu falar que passar clara de ovo no rosto é bom? Veja então para que serve e quais são os benefícios dessa prática para a sua pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Existem muitos benefícios do ovo para a nossa saúde, já que ele é repleto de nutrientes. A clara, em particular, oferece vários benefícios para a beleza, por isso tem sido usada em todo o mundo desde as antigas civilizações pelas pessoas que buscavam pele e cabelos mais bonitos.

As claras dos ovos são ricas em proteínas e albumina, que têm propriedades de tonificação da pele e promovem uma pele lisa e sem rugas. Assim, são especialmente benéficas para a pele oleosa, já que ajudam a fechar os poros que secretam muito sebo.

Benefícios da clara de ovo no rosto

O principal componente nutricional da clara de ovo é a proteína. Apenas um ovo grande contém 3,6 gramas de proteína e por isso a clara é capaz de remover o excesso de oleosidade da pele, bem como deixá-la mais firme.

Veja agora para que serve e alguns dos principais benefícios da clara de ovo no rosto.

1. Absorção da oleosidade

Alguns especialistas sugerem que uma maneira de remover a oleosidade, limpar, esfoliar e dar mais firmeza à pele é fazendo uma máscara facial de aveia, clara de ovo e mel.

2. Firmeza da pele

Logo após aplicar a clara de ovo no rosto, você sentirá que a sua pele começa a ficar mais firme. Esse efeito geralmente dura cerca de uma hora após ter lavado o rosto para retirar a máscara, dando uma aparência saudável e diminuindo a aparência das rugas e linhas de expressão.

3. Remoção de cravos

Os cravos são poros bloqueados com óleo e outros detritos, e alguns especialistas sugerem que fazer regularmente máscaras com clara de ovo e uma pitada de limão ajuda a remover os cravos. Ao mesmo tempo, a proteína presente nesta parte do ovo ajuda a curar e nutrir a pele.

4. Tratamento contra olheiras

À medida que a pele começa a perder firmeza com o tempo, a gordura normalmente confinada na área ao redor dos olhos se move para baixo deles e a área acumula fluido, fazendo com que ela pareça inchada.

Aplicar claras de ovos nessa região pode fornecer uma firmeza temporária à pele.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Combate às rugas

Conforme você envelhece, o seu corpo e especificamente a sua pele começa a mudar. Um corpo mais velho produz menos sebo, que é o óleo que ajuda a hidratar a pele, causando as rugas.

A proteína presente na clara de ovo pode ser responsável por deixar a pele mais firme e reduzir as rugas.

6. Tratamento da acne

As claras de ovos têm sido usadas há muito tempo no tratamento da acne. Acredita-se que elas funcionam para este tratamento porque ao secarem no rosto, ajudam a limpar a pele, retirando a sujeira e detritos dos poros e absorvendo o excesso de oleosidade, que causa acne.

Além disso, as claras também agem como um adstringente suave, o que ajuda a tonificar a pele.

Receitas: como usar clara de ovo no rosto

Máscara facial

Há várias receitas de máscaras faciais para os mais variados tipos de pele que incluem a clara de novo, mas para fazer cada uma delas, saiba que é preciso antes de tudo separar a clara da gema.

1. Máscara facial para pele oleosa

Essa máscara é ideal para pessoas com pele oleosa, pois contém suco de limão, que apresenta propriedades antibacterianas.

  • Adicione uma clara de ovo e o suco de meio limão em uma tigela;
  • Bata bem essa mistura;
  • Aplique uma camada fina no rosto usando uma esponja facial limpa ou um pedaço de algodão;
  • Deixe agir por 10 minutos;
  • Enxague com água morna.

Você pode aplicar essa máscara até três vezes por semana.

2. Máscara fácil para pele mista

Essa máscara facial pode nutrir a pele ao mesmo tempo que aperta os poros, o que a torna ideal para a pele mista, e é muito simples de ser feita.

  Continua Depois da Publicidade  

  • Bata uma clara de ovo até ela ficar dura (como clara em neve). Quando ela ficar branca e espumosa, misture 1 colher de chá de suco de limão e 1 colher de chá de mel.
  • Aplique a máscara na pele usando uma esponja facial ou um pedaço de algodão.
  • Deixe agir na pele por 15 minutos.
  • Lave a pele com água morna.

Se você sentir qualquer ardência depois de aplicar uma máscara que contenha suco de limão, remova-a imediatamente.

3. Máscara facial nutritiva

Essa máscara pode ser hidratante para as pessoas com pele muito seca.

  • Coloque uma clara de ovo e seis ou sete uvas no liquidificador e bata até ficar homogêneo.
  • Use uma esponja facial ou um pedaço de algodão para aplicar a máscara com movimentos de cima para baixo.
  • Deixe agir por 15 minutos.
  • Lave a máscara com água morna antes de removê-la.

Para fazer essa máscara, vale a pena optar por uvas com sementes, pois ao triturá-las elas podem liberar um óleo que é potencialmente benéfico. Além disso, é aconselhável aplicar hidratante na pele após a remoção da máscara.

Efeitos colaterais

Embora uma máscara facial de clara de ovo apresente vários benefícios para a sua pele, ela também pode causar alguns efeitos colaterais. Por exemplo, elas podem entupir seus poros se você não for cuidadosa ou causar acnes caso a sua pele não esteja acostumada com elas.

Outro ponto importante para prestar atenção é a potencial exposição à salmonela, já que os ovos crus podem conter esta bactéria. Por isso, é muito importante lavar bem os ovos antes de quebrar e evite ingerir o ovo cru.

Outro efeito colateral é a irritação e a vermelhidão na pele, além de poder deixá-la seca.

As máscaras de clara de ovo também oferecem risco de reação alérgica. A alergia a ovo é a segunda alergia alimentar mais comum em crianças e por isso é importante não usar máscaras de ovo em bebês ou crianças.

Antes de aplicar a clara de ovo no rosto, faça um teste de contato aplicando uma pequena quantidade no dorso da mão, sob o queixo ou atrás da orelha. Espere 15 minutos e depois enxágue. Então, veja se não há vermelhidão, inchaço, coceira ou outro sinal de reação alérgica.

Também é crucial evitar a aplicação em feridas abertas e espinhas onde as bactérias possam entrar no corpo.

Fontes e Referências Adicionais

Você já tinha ouvido falar que a clara de ovo no rosto é bom? Pretende experimentar então? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 4,33)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário