Coletor menstrual – Como funciona e como usar

Especialista da área:
atualizado em 08/07/2021

Além de ser uma opção sustentável, o coletor menstrual é extremamente eficiente durante o período menstrual. Veja então como funciona e como usar.

  Continua Depois da Publicidade  

O coletor ou copo menstrual é um produto de higiene íntima feminina reutilizável. Mas, para quem preferir, também existem coletores descartáveis. 

Esse produto é flexível e higiênico, por isso, você pode inseri-lo na vagina durante a menstruação para coletar o sangue menstrual – inclusive quando o fluxo menstrual é intenso.

Em comparação ao absorvente, o coletor pode durar até 8 horas de uso – o que é pelo menos 2 vezes mais tempo do que um absorvente comum – e sem causar nenhum vazamento indesejado.

Entenda como funciona e aprenda a usar esse produto durante aqueles dias.

Como funciona o coletor menstrual

coletor menstrual rosa

O funcionamento do coletor menstrual é muito simples. Quando inserido na vagina, o coletor faz uma espécie de vácuo no local. Assim, ele fica bem firme e não ocorre nenhum tipo de vazamento.

Para que o copo menstrual cumpra o seu papel de coletar o sangue menstrual sem vazar, é importante escolher o seu coletor com base em algumas características do seu corpo e do seu fluxo.

Alguns pontos que você precisar levar em conta são:

  • O comprimento aproximado do seu colo de útero;
  • Intensidade do seu fluxo: leve, médio ou pesado;
  • Capacidade do coletor menstrual.

Por exemplo, mulheres com um fluxo menstrual intenso geralmente precisam usar um coletor maior. Já as que têm um fluxo menstrual reduzido podem usar um produto de menor capacidade de coleta.

Se você ficar com dúvida, o seu ginecologista pode te ajudar na escolha.

  Continua Depois da Publicidade  

Como usar o copo menstrual

como usar o coletor menstrual

Antes de mais nada, lave bem as suas mãos e garanta que o seu coletor esteja limpo e esterilizado. Você pode conferir como esterilizar o seu produto na embalagem.

Para ajudar na inserção, você pode umedecer a borda do copo com água ou com um lubrificante – desde que ele também seja à base de água.

Você deve então dobrar o coletor em formato de “C” com as bordas voltadas para cima. Em seguida, sente-se no vaso sanitário e abra bem as pernas. Com o coletor dobrado, insira o produto no canal vaginal e encaixe como se fosse um absorvente interno.

Assim que estiver encaixado, gire o coletor dando uma volta e pronto. Nessa última etapa, as dobras se desfazem e o copo fica vedado – evitando os temidos vazamentos de sangue menstrual.

Se você tiver dificuldade no encaixe, pode ser que esteja usando um coletor muito pequeno ou muito grande. Tente outras vezes usando outro tamanho. Se a dificuldade persistir, peça ajuda na próxima consulta ao ginecologista.

Como retirar o coletor menstrual

Um coletor menstrual pode ficar coletando o sangue por até 12 horas, dependendo do seu fluxo. Se você tem um fluxo intenso, o produto deve ser trocado a cada 6 ou 8 horas.

Na hora de esvaziar o seu coletor, você deve primeiramente lavar as mãos. Depois disso, insira o dedo indicador e o polegar na vagina até encontrar a haste do copo.

Agora, puxe a haste do copo devagar até conseguir tocar a base do corpo. Então, pressione a base para liberar o vácuo e puxe o coletor para baixo. Uma vez que o vácuo é desfeito, o coletor menstrual deve sair facilmente. Por fim, esvazie o conteúdo no vaso sanitário.

  Continua Depois da Publicidade  

Se ainda houver fluxo e você precisar inserir o produto novamente, é preciso higienizá-lo com água e sabão e em seguida esterilizá-lo em água fervente. Depois de 5 minutos na água fervente, espere o coletor esfriar e só então coloque na vagina.

Porém, fora de casa todo esse processo pode ser impossível. Nesses casos, tenha um copo reserva esterilizado na sua bolsa para a troca. Ou então, limpe bem as mãos antes de remover o coletor, limpe o excesso de sangue com um papel limpo e insira novamente.

Vale a pena?

As vantagens de usar um coletor menstrual reutilizável incluem:

  1. Opção ecológica que ajuda o planeta gerando menos lixo;
  2. Zero odores;
  3. Economia no bolso, já que usar um coletor menstrual é muito mais barato a médio e longo prazo do que comprar absorventes todo mês;
  4. Duração maior em relação ao absorvente.

Por outro lado, as desvantagens são:

  1. Higienização precisa ser frequente para evitar infecções;
  2. Dificuldades no ajuste ou na retirada;
  3. Irritação ou alergia em algumas pessoas;
  4. Incômodo durante o uso relatado por algumas mulheres.

Coletores menstruais de boa qualidade e bem cuidados podem durar vários anos. Sendo assim, se você tem facilidade em usar o coletor, ele pode ser uma ótima opção para usar durante a menstruação.

Fontes e referências adicionais

Você usa ou pensa em usar coletor menstrual? O que acha desse produto? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário