Como Conseguir a Perda de Peso Sem o Efeito Sanfona

Especialista:
atualizado em 10/06/2015

Quando se trata de perda de peso x ganho de peso, você precisa saber a diferença entre os dois. Muitas pessoas que querem perder peso começam alguma dieta drástica esperando perder o máximo de peso possível no menor tempo possível. Eles reduzem drasticamente as calorias e fixam-se no peso que a balança mostra.

Conforme seu peso diminui, eles presumem que todo ou a maior parte do peso que está sendo perdido é gordura. E por vezes eles não poderiam estar mais errados.

A realidade é que quando você começa uma dieta de baixa caloria para perda de peso, você acaba perdendo mais água e massa magra do que gordura, o que resulta no efeito sanfona.

Essas dietas causam perda de água porque quando calorias são drasticamente reduzidas, seu corpo ganha a energia necessária ao queimar glicogênio (glicose acumulada no fígado e músculos). O Glicogênio é afim da água, então quando ele é queimado para gerar energia libera água, que é expelida via urina.

Muitas dietas de baixíssima caloria causam a perda de massa magra porque quando você reduz drasticamente calorias para deixar o corpo com fome, você também perde massa magra.

Entre a perda de água e de massa magra, até 75% do peso que você perde em uma dieta de baixa caloria pode não ser gordura corporal. Isso é o motivo da perda de peso em dietas de baixa caloria ser uma ilusão, o chamado efeito sanfona.

A ideia da perda de peso precisa priorizar a perda de gordura corporal. É o excesso de gordura corporal que lhe faz sentir mal e é ele que aumenta o risco para uma variedade de problemas de saúde como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

O jeito mais eficaz de perder gordura corporal é combinar um plano de alimentação para perda de peso com uma rotina de treinos.

Um plano de nutrição para perda de peso se baseia em reduzir calorias e não em cortá-las drasticamente. Também é baseado em comer certas comidas saudáveis e que são menos prováveis de serem convertidas em gordura. Esse plano não é temporário como uma dieta, é um jeito permanente de comer e que pode ser seguido pelo resto da vida.

Uma rotina de exercícios para isso deve incluir exercícios aeróbicos e treino de peso para perder gordura sem perder massa muscular magra. Existem muitos benefícios associados aos exercícios aeróbicos e treino de força.

 

Você já caiu nesse equívoco de fazer uma dieta rigorosa que acabou não tendo os resultados esperados, devido aos motivos citados acima? Comente abaixo a sua experiência!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário