estrias

Como Eliminar as Estrias Para Sempre

Estrias. Quem gosta delas? Uma pergunta melhor seria, como eliminar as estrias permanentemente? Bem, nós descobrimos uma maneira de eliminas as estrias. Essa é uma pergunta muito comum para as mulheres. Não apenas mulheres grávidas. As informações seguintes são maneiras provadas de eliminar as estrias.

Perdendo alguns minutos do seu tempo, você vai salvar incontáveis horas de frustração por evitar as “soluções” que simplesmente não funcionam. Você também vai saber o que realmente funciona e o que foi provado que funciona. Você não vai precisar gastar muito dinheiro e tempo em inúmeros cremes e pomadas contra estrias.

Estrias podem ser muito frustrantes para mulheres e também para alguns homens. Elas são causadas quando a pele é esticada demais, ficando muito fina e gerando pequenos rasgos na superfície. Essas marcas, normalmente, podem ser encontradas na barriga ou nas coxas quando alguém ganha peso. Nas mulheres, a gravidez é o motivo mais comum para estrias, pois ela faz o corpo se expandir além de um certo ponto.

Muitas pessoas pensam que as estrias são permanentes, o que está longe de ser verdade. Quando tratadas corretamente é totalmente possível eliminar as estrias sem entrar na faca.

Pelo menos metade das mulheres grávidas têm estrias. Outros adquirem estrias por ganhar peso rápido, como durante a puberdade ou simplesmente perdendo a conta dos quilos, por assim dizer. A pele de cada pessoa cresce a uma taxa diferente, o que pode fazer com que certas pessoas tenham estrias piores que outras.

Antes de começar a aprender como eliminar as estrias para sempre, é importante entender o que são estrias.

Estrias

Estrias são um tipo de cicatriz da pele, causadas quando ela é esticada intensamente por um longo tempo, causando o rompimento da derme. Essas marcas têm aparência alongada e podem aparecer em qualquer lugar no corpo, em homens e mulheres. Essas marcas normalmente são avermelhadas ou roxas e ficam mais claras com o tempo.

As causas para estrias podem ser muitas. No entanto, vamos discutir as 4 razões principais.

Ganho rápido de peso ou Obesidade: O estiramento da pele ocorre quando o peso muda rapidamente. Um alto índice de massa corporal é a maior causa de estrias, tipicamente 30 ou mais, o que é uma manifestação de ganho de peso em excesso, e por consequência a obesidade. O peso em excesso é armazenado como gordura, normalmente próximo ao abdômen, coxas, sob o braço, quadris e nádegas, e nos seios nas mulheres. Isso faz com que a pele se estique para acomodar a gordura em excesso, gerando as estrias.

Levantamento de peso: Levantar pesos aumenta a força em geral e a massa muscular, dando um visual musculoso ao corpo. Powerlifting, fisiculturismo e levantamento de peso esportivo fazem a massa muscular aumentar muito rapidamente, de modo com que a pele não é capaz de crescer na mesma velocidade. Essa diferença entre o crescimento dos músculos e da pele faz com que as estrias apareçam. Muitas vezes, os levantadores de peso consomem esteroides e reforçadores musculares, o que faz os músculos crescerem com uma rapidez desproporcional, gerando estrias. Em outros casos, a falta de água deixa a pele desidratada e sem elasticidade, não permitindo que a pele cresça para acomodar o músculo.

Gravidez: Estrias no abdômen de mulheres grávidas é uma coisa comum. Estatisticamente, de 75 a 90% de todas as mulheres grávidas desenvolvem estrias durante o sexto ou sétimo mês de gestação.  Quando o feto cresce e elas ganham peso, o abdômen é gradualmente esticado mais e mais, fazendo com que ocorra o aparecimento das estrias. Essas estrias podem aparecer nas coxas, nádegas e nos seios conforme ficam maiores e mais pesados. Normalmente são riscos vermelhos e com o tempo se parecem com cicatrizes, ainda que não sejam dolorosas. Essas marcas causam coceiras e um formigamento no abdômen. Também se afirma que as estrias durante a gravidez são de natureza hereditária e, portanto são inevitáveis.

Hormônios: Hormônios são substâncias essenciais para o funcionamento do corpo liberadas por glândulas. Elastina, um colágeno, é uma importante secreção hormonal essencial para a elasticidade da pele e formação de tecido conjuntivo. No entanto, acredita-se que elevados níveis de estresse resultam em mais cortisol e outros glicocorticoides sendo liberados pelas glândulas, o que impede a produção de colágeno, levando as estrias. Estas estrias podem ocorrer em qualquer pessoa, homem ou mulher devido ao desequilíbrio hormonal.

Estrias são normalmente encontradas em pessoas obesas e mulheres grávidas, nas quais a incidência é alta. Outras pessoas que também são passiveis de ter estrias são adolescentes, já que normalmente estão estressados. Isso ainda tem impacto nos hábitos alimentares, levando a comer demais e ganhar peso.

A maioria das estrias não é permanente, podem ser apagadas efetivamente se o tratamento correto for aplicado em pouco tempo. No entanto, leva bastante tempo para conseguir eliminar as estrias completamente. Claro que existem diversas variedades de cremes e loções disponíveis no mercado que dizem eliminar as estrias rapidamente. Ainda assim, percebe-se que estas afirmações não são verdadeiras e mesmo que as estrias sejam mascaradas ou sumam momentaneamente, elas voltam quando ou creme ou loção não é aplicado.

Além disso, esses cremes e loções nem sempre são aprovados clinicamente, e podem causar mais danos à pele. Muitos destes cremes e loções têm produtos químicos perigosos que podem levar a uma mudança irreversível da cor da pele. E sua pele também pode ser alérgica a esses produtos químicos. Ao invés de comprar essas loções caras no mercado, visite um dermatologista e aplique remédios prescritos. Vamos discutir alguns dos remédios que pode usar para eliminar as estrias.

Como Eliminar as Estrias Usando um Removedor Natural de Estrias

Massageie a área afetada com óleo de Vitamina E para manter a pele hidratada. Usar um hidratante feito em casa regularmente é uma boa solução. Prepare o hidratante com três partes iguais de óleo de germe de trigo, azeite de oliva e aloe vera.

Existem relatos de que alguns óleos essenciais atenuam significantemente as estrias quando aplicados regularmente. Esses óleos são remédios caseiros comuns, por exemplo, rosas, gerânio, lavanda, etc. Estes podem ser aplicados diretamente, misturados com óleo de coco ou um hidratante sem cheiro.

Existem outros óleos e cremes compostos de Retin-A ou ácido glicólico. No entanto, é importante lembrar que essas soluções compradas no mercado podem causar danos e um dermatologista deve ser consultado.

Também foi sugerido por dermatologistas que 500mg de Vitamina C, tomadas oralmente, podem ajudar a reduzir o aparecimento de estrias.

Os tratamentos com laser recentemente se tornaram muito populares, ainda que caros. E é importante ter cuidado, pois tais tratamentos podem ter efeitos colaterais.

Também existe a opção cirúrgica, chamada abdominoplastia. Intervenções cirúrgicas são caras e provavelmente vão levar bastante tempo para se curar totalmente. Além disso, podem ocorrer complicações depois da cirurgia.

O que temos que pensar é que depois de obtidas, as estrias não podem ser completamente apagadas e algumas marcas suaves vão continuar, ainda que possam ser escondidas.

Estrias são uma ocorrência comum na sociedade e não geram nenhum desconforto físico, ainda que tenham implicações estéticas. Especialmente para adolescentes e mulheres jovens, ou profissionais no negócio de beleza e moda que precisam manter uma pele impecável e usar roupas de praia, e é ai que algumas estrias podem afetar sua vida. Precauções devem ser tomadas antecipadamente para reduzir o efeito das estrias, causadas pela gravidez ou levantamento de pesos, etc. Ainda é preciso levar uma vida livre de estresse e manter um corpo saudável comendo corretamente e fazendo exercícios regulares.

O que você já tentou fazer para eliminar as estrias? Você conseguiu ter maior sucesso em qual tratamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (41 votos, média: 3,71 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Ótima dica! Muito obrigada, vou preparar esse fim de semana mesmo.

  2. olá obrigado pelas dicas … eu já sofro de celulite há algum tempo estou procurando alguma maneira de minimizar este problema e você me passou neste artigo ótimas dicas já é o segundo site que eu encontro com ótimas dicas um abraço e Sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*