Como Fazer Chá de Inhame – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/02/2020

O inhame é um tubérculo da família da batata. É especialmente consumido na África e em populações indígenas.

Seu uso no Brasil é mais comum em refeições como purê ou outro tipo de acompanhamento, mas algumas pessoas podem utilizá-la para preparo de chás, principalmente para estimular a gravidez, uma vez que se sabe que o chá de inhame ajuda a estimular a ovulação, facilitando a fertilidade na mulher. O inhame ajuda também a eliminar impurezas da pele, sangue, rins e intestinos.

Saiba quais são os outros benefícios do inhame e aprenda como fazer chá de inhame para consumir esse tubérculo rico em nutrientes e aproveitar suas propriedades ao máximo.

Benefícios do chá de inhame: Para que serve?

O inhame ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e na medicina oriental acredita-se que ele pode ajudar a fortalecer os gânglios linfáticos. Acredita-se também que pode auxiliar em tratamento da malária, dengue e febre amarela, neutralizando os agentes causadores dessas doenças. Tem potencial anti-inflamatório e é usado para tratar hemorroidas, apendicite, artrite, reumatismo, sinusite, eczemas, nevralgias, pleurisias e neurites. Em fraturas ou queimaduras, pode ser usado de imediato, para evitar o inchaço e a dor e costuma ser utilizado também como antifebril.

Chá de inhame e reprodução

Apesar de todos esses benefícios, o mais conhecido é o seu potencial na gravidez. O preparo do chá de inhame ajuda a estimular a ovulação, devido à alta presença de ácido fólico. A diosgenina pode ser transformada pelo organismo humano em progesterona, hormônio ligado à reprodução e ao envelhecimento, sendo usado também na menopausa para aliviar sintomas.

Porém, em mulheres em fase de reprodução, a diosgenina pode ser convertida em progesterona e ao mesmo tempo bloquear o estrógeno, que aumenta a produção de gonadotrofinas que consequentemente aumentam as atividades dos folículos ovarianos, que aumentam as chances de engravidar. Muitas mulheres em tratamento para engravidar podem fazer uso desse chá como forma natural de engravidar. Isso ocorre especialmente no preparo como chá, pois durante o cozimento essas substâncias podem se perder.

Nos homens, o chá de inhame também é capaz de reduzir os níveis de triglicérides no sangue, diminuindo o endurecimento da parede arterial e pressão arterial elevada. Isso faz com que o fluxo de sangue aumente na região reprodutiva, produzindo espermatozoides mais qualificados. Além disso, o inhame ajuda a combater a inflamação de bactérias e vírus, evitando a inflamação reprodutiva que interfere nos espermas.

Como fazer chá de inhame – Receita e como preparar

Veja a seguir a receita mais consumida da bebida. Aprenda como fazer chá de inhame para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

Prepare o chá utilizando a casca do inhame, que possui as propriedades e benefícios relacionados à gravidez. Evite adoçar para não interferir nas substâncias. 

Receita de chá de inhame

Ingredientes

  • casca de 1 inhame;
  • 250 ml de água filtrada.

Modo de preparo

Leve a casca e água a uma panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Tampe e deixe em infusão até esfriar. Sirva em seguida coado.

Dicas

Mulheres que não têm intenção de engravidar devem evitar o consumo desse chá. É indicado para mulheres na menopausa, visando aliviar as reações e desconfortos dessa fase. É indicado para regulação hormonal, para combater enjoos matinais e impedir abortos em mulheres com predisposição.

O ideal é tomar o chá em jejum por oito dias até o dia da ovulação. O primeiro dia em que você fará a ingestão irá variar em cada ciclo menstrual. Caso o ciclo seja de 28 dias, será recomendado consumir o chá do 7° aio 14° dia do ciclo. Já no caso do ciclo de 30 dias, deve consumir o chá do 9° ao 16° dia. A dose é de duas colheres de sopa.

O que você achou dessa receita de como fazer chá de inhame que separamos acima? Pretende experimentá-lo para aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (57 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

18 comentários em “Como Fazer Chá de Inhame – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Quantas vezes ao dia toma o chá da casca de inhame para reposição hormonal e quantidade do chá e duração?

    • Oi como faço para tomar pois minha menstruação não é regular vem um mês e no outro não vem como faço,quero muito engravidar.

  2. Olá Meninas Vou Começar a Tomar o Chá Amanhã se Deus Quiser Vou alcançar meu tão esperado positivo, vai fazer um Ano de tentativas Mais Estou Confiante que agora vai. Torção por mim Deus abençoe vocês

  3. Boa noite meninas meu caso é que eu tenho SPO E eu posso tomar o chá do inhame?
    E se puder quando eu posso tomar?

  4. Comecei a menstruar ontem já posso tomar o chá de inhame me explica eu não sei minha menstruação vem todo dia 22

  5. Vou tentar esse mês pena que vou começar com no décimo primeiro dia e não como eles aconselham,no nono dia, mais ,se não conseguir esse mês ,se Deus quiser meu positivo vem o mês que vem

  6. olá meninas!
    Eu e minha irmã fizemos chá da casca do inhame. Conseguimos o positivo no primeiro mês. Estamos muito felizes.