Como fazer kefir de água com figo e limão

Especialista da área:
atualizado em 16/06/2021

Existem várias receitas que permitem aproveitar os benefícios do kefir. Entre as mais famosas e populares, estão o kefir de leite e o iogurte de kefir. Mas não é todo mundo que se dá bem com elas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Afinal, algumas pessoas não dão conta de consumir leite de vaca e derivados devido a problemas de saúde, enquanto outras não consomem esses produtos porque seguem um estilo de vida vegano

Para esses dois grupos de pessoas, a solução pode ser aprender como fazer kefir de água. Antes que você ache que a receita é sem graça, saiba que vamos te apresentar uma que é feita com figo seco, açúcar mascavo e suco de limão natural.

Antes de conhecermos o passo a passo, vale a pena que você fique de olho nos cuidados e dicas de como cuidar do seu kefir

Agora sim, vamos conhecer as instruções de como fazer kefir de água. Elas estão logo abaixo:

Kefir de água

Kefir de água

Uma forma de usar o kefir para quem não consome leite. Receita com figo e limão!
5 de 3 votos
Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 3 d
Refeição Bebidas
Culinária Brasileira
Rendimento 4
Calorias 58 kcal

Equipamento

  • Frasco de vidro
  • Papel filme
  • Coador fino

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Encher de água um frasco de vidro esterilizado, de preferência um com boca larga. Adicionar o restante dos ingredientes e agitar para misturar bem.
  • Tampar o frasco de vidro e deixe descansar em temperatura ambiente, evitando correntes de ar, por no mínimo dois dias e no máximo três dias. Se quiser uma bebida com gás, tampe o recipiente hermeticamente: coloque um papel filme por cima e feche com a tampa.
  • Passados os dias de descanso, retirar o figo seco e passar o líquido por um coador fino esterilizado. Reservar os grãos de kefir para voltar a usar da mesma forma e guardar o líquido (que é a água de kefir) em outro frasco de vidro com tampa esterilizado.

Notas

  • Use utensílios de plástico, vidro ou bambu e evite os de metal, pois o metal interferem negativamente com as colônias do kefir.
  • Você pode substituir o açúcar mascavo por mel e o figo seco por ameixa seca.
  • Para conservar os grãos de kefir, mantenha-os em um recipiente com água filtrada e açúcar.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 58kcalCarboidratos: 14gProteína: 1gGordura: 1gGordura Saturada: 1gColesterol: 1mgSódio: 21mgPotássio: 61mgFibras: 1gAçúcar: 12gVitamina A: 24IUVitamina C: 2mgCálcio: 39mgFerro: 1mg
Palavras Chave iogurte de kefir, kefir de água
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 3 votos
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário