Benefícios do Kefir – Para Que Serve e Como Usar no Dia a Dia!

Especialista:
atualizado em 05/07/2020

Melhora da digestão, fortalecimento do sistema imunológico e ajuda no emagrecimento: conheça todos os benefícios do kefir e como usar!

O kefir é um leite fermentado na presença de grãos ricos em bactérias ácido-lácticas, bactérias ácido-acéticas e leveduras que podemos cultivar em nossa casa, sendo um alimento totalmente saudável e incrível para nossa saúde. Esses micro-organismos convivem em simbiose envoltos por uma matriz de um polissacarídeo de nome Kefiran.

Podemos dizer que o kefir é um complemento alimentar de alto valor terapêutico, e também um alimento probiótico, ou seja, rico em bactérias e micro-organismos que fazem bem à flora intestinal enquanto tratam doenças.

Saiba para que serve e aproveite os benefícios do kefir!

Para que serve o kefir?

  • Problemas estomacais como gastrite, úlcera e refluxo;
  • Problemas hepáticos como hepatite;
  • Problemas intestinais como colite diarreia, constipação intestinal, e inflamações;
  • Problemas articulares como osteopenia, osteoporose e reumatismo;
  • Problemas respiratórios como asma, bronquite e tuberculose;
  • Fortalecimento do sistema imunológico contra alergias, candidíase e outras doenças;
  • Problemas emocionais como depressão e ansiedade;
  • Problemas dermatológicos, mantendo pele, cabelo e unhas saudáveis;
  • Problemas circulatórios, regulando a pressão arterial e ajudando no combate ao colesterol ruim;
  • Benefícios musculares, promovendo grande ajuda no rendimento físico;
  • Emagrecimento.

Obviamente, nenhuma dessas propriedades exclui o tratamento médico convencional. O kefir poderá ser utilizado em conjunto aos medicamentos, desde que não haja nenhum tipo de contraindicação médica.

Por que kefir ajuda a emagrecer?

  • É um regenerador da flora bacteriana, portanto, ajuda na digestão, facilitando a metabolização das gorduras e a eliminação de toxinas.
  • É rico em proteínas, que favorecem a aceleração do metabolismo.
  • Alimenta e tem baixo teor calórico.
  • Aumenta os fluídos corporais, ajudando a depurar gorduras e toxinas.

Veja mais detalhes de por que o kefir emagrece.

Calorias

O kefir é um alimento de baixa caloria. Em 100 gramas de grãos, teremos 37 calorias. O kefir, após adicionado ao leite, terá outros valores calóricos, que vão variar entre os diferentes graus de gordura dos leites disponíveis. Nesse caso, cada 100 ml da mistura terá aproximadamente 90 calorias.

O kefir de água apresentará menor valor calórico ainda, dependendo apenas da quantidade de açúcar que for adicionada a ele.

Kefir na água ou kefir no leite?

Parece estranho, mas existe o cultivo de kefir na água com açúcar mascavo. Essas variações relacionadas aos diferentes meios de cultivo do kefir obviamente nos trarão resultados distintos.

O kefir na água apresenta propriedades diferentes como a presença das bactérias acéticas; em contrapartida, o kefir de leite apresenta muito mais lactobacilos.

Não se deve misturar os grãos de leite à água e vice-versa. O kefir de leite tem como principal alimento a lactose, enquanto o kefir de água vai utilizar a sacarose do açúcar mascavo para realizar a fermentação.

Como preparar o kefir?

Uma colher de sopa de grãos de kefir, para cada meio litro de leite morno (mais ou menos 20º), costuma ser a melhor proporção para o seu cultivo ideal. Esses grãos deverão ser colocados num vidro juntamente com o leite, deixando em descanso entre 12 até 36 horas. É preciso cobri-lo com um pano de prato comum.

O melhor local para guardá-lo enquanto está em fermentação é dentro de um armário. Quando estiver pronto, deve-se agitar o vidro, e a seguir, coá-los. Após serem coados, os grãos deverão ser lavados em água corrente.

A seguir, deverão retornar ao vidro com nova porção de leite para a próxima fermentação. O kefir pronto poderá ser armazenado em geladeira.

Dicas

  • O leite deverá estar fresco.
  • Não armazene os grãos sem o leite para que não morram.
  • Caso os grãos tenham permanecido fora do leite por mais de 48 horas, deverão ser descartados.
  • Quanto mais tempo fermentando, menos lactose, portanto, o ponto ideal para os intolerantes à lactose.
  • Não utilize nenhum utensílio metálico. Prefira coador, vasilhas e talheres de plástico ou outro material.
  • Se possível, lave os grãos de kefir com água mineral. Caso não seja viável, opte por água filtrada. O cloro presente na água poderá comprometer a qualidade do produto.

Qual a melhor temperatura para cultivar o kefir?

A temperatura ambiente é um dos fatores determinantes em relação ao tempo que devemos cultivar o kefir. Quanto mais frio, maior o tempo para a fermentação. Ele costuma dar resultados mais rápidos quando estiver numa temperatura entre os 25 e 35 graus. Nessas condições, estará pronto em algumas horas.

Em locais onde o inverno é muito rigoroso, o kefir poderá levar até 3 dias para atingir a fermentação desejada, no entanto, passado esse tempo, caso não se chegue ao ponto esperado, recomenda-se descartar o produto, por medida de precaução.

É importante, após o descarte, peneirar todos os grãos e adicionar novo leite para se manter os benefícios do kefir.

Qual o melhor leite para produzir o kefir?

Para quem vive em ambiente rural e apresenta a disponibilidade do leite “in natura”, seja de origem bovina ou caprina, basta fervê-lo e aguardar que retorne à temperatura ambiente, para adicionar os grãos.

Como a maioria das pessoas não dispõe desse privilégio, e o único leite disponível é industrializado, poderá ser usado o leite UHT nas suas diferentes apresentações: integral, semidesnatado e desnatado.

É possível cultivá-lo ainda com o leite de soja, de coco, de arroz, e até na água, como já mencionado.

Qual o consumo diário de kefir sugerido?

O ideal é que o hábito de consumir kefir seja diário, para que os seus benefícios passem a ser notados. Não há restrições, porém, o bom senso deverá ser essencial.

Benefícios do kefir: saiba como usar!

Existem várias receitas com kefir para emagrecer que você pode usar para inserir o consumo deste probiótico no seu dia a dia.

Algumas ideias interessantes para seus lanches são o requeijão de kefir ou o queijo de kefir. Para uma refeição completa, veja também essas receitas de pão de kefir.

Uma ideia diferente é aprender como fazer Yakult de kefir, e para entrar no ramo das sobremesas, que tal experimentar essas receitas de sorvete de kefir?

Onde conseguir os grãos de kefir?

Os grãos poderão ser obtidos através de doações de amigos, em sites dedicados a essa cultura, em comunidades e grupos, e nas redes sociais.

Abaixo, dois exemplos. Faça a inscrição e entre em contato com o moderador para obter informações. Há outros grupos na internet, basta dar uma pesquisada.

Os grãos de kefir podem ser consumidos?

De um modo geral, a parte que se consome mais costumeiramente é o líquido, porém, os grãos poderão ser ingeridos, caso agradem ao paladar.

Contraindicações e efeitos colaterais

Até o presente momento, não há relatos que contraindiquem o consumo de kefir, a não ser em casos de alergia, intolerância severa à lactose ou algum outro desconforto após a ingestão do produto.

Em alguns casos, a ingestão excessiva de kefir poderá provocar dores estomacais, abdominais e diarreia.

Quer saber mais sobre os benefícios do kefir? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a planta pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar.

Gostou das dicas?

Como você gosta de aproveitar os benefícios do kefir? Tem alguma receita ou combinação que adora? Compartilhe abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (250 votos, média: 3,81 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

324 comentários em “Benefícios do Kefir – Para Que Serve e Como Usar no Dia a Dia!”

  1. Olá! Estou querendo uma doação de kefir de água
    Estou precisando muito para a minha mãe.
    Meu nome é Lucilene Oliveira, sou de Capitão Poço PA
    Zap: 91985664697

  2. boa noite, como eu sei se o meu kefir não morreu,o meu e de leite deixei ele uns tempos congelado,agora ele nao esta mais branquinho, percebo que o mesmo esta meio rosado.

  3. Minha māe mora no Paraná em Cambe telefone 0214332543345 nome dela é jandira VIVAN PIZAIA ela está precisando de Medir se tiver alguém da região que possa ajudar eu agradeço.
    Obrigada

    Sou de São José dos Campos são Paulo eu tenho aqui se alguém daqui precisar.

  4. Por enquanto não efeitos do Kefir p candidíase recorrente, já estou tomando há um mês e nd, só resolve mesmo se eu parar de comer doces.