11 Benefícios do Leite de Soja – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 16/03/2020

Nos últimos anos tem havido muitos debates acerca dos benefícios do leite de soja no organismo. Será que ele faz bem ao corpo humano? É menos calórico? Você sabe no que ele pode te ajudar? Continue lendo, confira os 11 benefícios do leite de soja e tire suas dúvidas.

Muitas pessoas adotam o consumo de leite de soja por inúmeros motivos: pela sua rica tabela nutricional, suas propriedades, pela adoção ao veganismo ou pelo índice calórico. O fato é que a bebida pode ser utilizada como um substituto ao leite de origem animal e tem encontrado muitos adeptos.

Propriedades do Leite de Soja

O leite de soja é uma bebida que não possui origem animal, ao contrário do leite comum. Ele é feito, como o nome sugere, à base de soja e é consumido como forma alternativa ao leite de vaca.

Além disso, muitas marcas que comercializam essa bebida enriquecem o leite com vitaminas e minerais, tais como cálcio e vitamina D, para que seus benefícios se assemelhem à versão tradicional.

Em comparação ao leite de origem animal, essa variedade de leite apresenta uma textura mais cremosa. Além disso, as propriedades do leite de soja incluem ácidos graxos – ômega 3, vitamina B, fibras, proteínas e flavonoides, que são substâncias antioxidantes, cardioprotetoras e anti-inflamatórias, como aponta Julieanna Hever, autora do livro The Vegiterranean Diet e nutricionista em Los Angeles.

Benefícios do Leite de Soja

O consumo desse tipo de leite feito à base de soja vem sendo associado a inúmeros benefícios devido às suas propriedades. Mas é comum que as pessoas ainda se perguntem para que serve.

O consumo dessa bebida pode ser adotado por inúmeras razões, que passam desde alergias ao leite de vaca, até a busca por uma bebida que ofereça menos calorias. Conheça abaixo os principais benefícios entregues

1. Não Contém Lactose

Hoje em dia muitas doenças e condições adversas do organismo humano puderam ser melhor estudadas e receber diagnósticos e tratamentos adequados. Um desses quadros que passou a ser identificado há relativamente pouco tempo é o caso da intolerância à lactose e a alergia ao leite de vaca – APLV.

Embora tenham sintomas distintos, em ambos os quadros o consumo de leite de vaca deve ser restrito para que o indivíduo não sofra com os desconfortos ocasionados.

Dessa forma, o leite de soja é uma forma alternativa de consumir a bebida, pois não possui lactose e permite que as pessoas não precisem restringir o consumo de leite em suas dietas.

2. Auxilia na Perda ou Manutenção de Peso

Pessoas que fazem dieta para perda ou manutenção de peso e não abrem mão do leite, normalmente têm optado pela variedade feito a partir da soja. Isso porque a bebida tem uma quantidade inferior de calorias – e açúcares – do que a versão de origem animal.

Enquanto uma xícara do leite de vaca integral pasteurizado possui, em média, 146 calorias, a mesma quantidade de leite de soja apresenta, em média, 101 calorias.

Uma xícara de leite de vaca possui  12 gramas de açúcar, enquanto o leite de soja tem apenas 7 gramas de açúcar em relação à mesma quantidade.

3. Redução dos Níveis de Colesterol

Estudos comprovaram que o consumo frequente de leite de soja tem impacto significativo na redução dos níveis de colesterol. Quem sofre com essa condição, encontra nessa bebida uma forma alternativa de consumo do leite de vaca, pois esta, por sua vez, possui gordura saturada, algo que pode complicar e aumentar os níveis do conhecido mau colesterol – LDL.

Os ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados presentes na bebida à base de soja são capazes de impedir o transporte do colesterol para a corrente sanguínea.

4. Auxilia a Regular o intestino

Segundo Barabara Schimidt, uma nutricionista esportiva no Norwalk Hospital, em Connecticut, o açúcar do leite de vaca, também conhecido como lactose, pode ser um problema de digestão para muitas pessoas, ocasionando desconforto gastrointestinais.

Já o leite de soja possui uma significante concentração de fibras em sua composição. Quando ingerida, as fibras ajudam o intestino a trabalhar adequadamente.

Isso faz com que o leite de soja seja uma opção interessante a quem sofre com prisão de ventre, já que possibilita que a flora intestinal exerça uma performance melhor do que quando o leite de vaca é ingerido.

5. Melhora Sintomas de Menopausa

Quando uma mulher entra na menopausa, ou seja, no fim da vida fértil, o nível do hormônio estrogênio produzido pelo corpo pode cair significativamente. Essa redução repentina no nível estrógeno pode fazer com que as mulheres desenvolvam sintomas pós-menopáusicos.

As mulheres acometidas por essa síndrome tornam-se mais suscetíveis a desenvolver diabetes, obesidade e doenças cardíacas. Outros sintomas ocasionados pelo desnível hormonal repentino são as alterações de humor, insônia, estresse e até mesmo quadros depressivos ou de ordem psicológica.

Quando o consumo de leite de soja é regular, os fitoestrogêneos presentes na composição da bebida ajudam a diminuir as chances de a mulher desenvolver tal síndrome, já que pode compensar a diminuição de estrogênio, cuja qual qual o organismo é submetido.

6. Tratamento Para Problemas de Pele

Pessoas que sofrem com problemas epiteliais como acne podem adotar o leite de soja como uma forma de auxiliar no tratamento adotado. Isso porque a soja é um alimento que auxilia na redução da hiperpigmentação da pele – uma condição que escurece certas partes do tecido epitelial, como manchas e marcas de acne.

Estudos recentes afirmam, ainda, que a soja possui um composto com propriedades antienvelhecimento, que, portanto, retardam os sinais que aparecem com o passar do tempo na pele, como rugas e marcas de expressão.

7. Protege a Saúde Mental

Magnésio, vitamina D e vitaminas do complexo B, como a B6, são alguns dos nutrientes presentes na composição do leite de soja que promovem benefício à saúde mental.

Distúrbios psicológicos como estresse contínuo, depressão e ansiedade são frequentes causas associadas ao suicídio. Sendo assim, pessoas que sofrem com quadros como esse podem recorrer à bebida como tratamento auxiliar para diminuir os níveis de cortisol no organismo – substância responsável por tais condições.

Além disso, o leite de soja também é rico em magnésio, que, por sua vez, auxilia na produção de serotonina no corpo humano, um hormônio relacionado ao humor e ao bem-estar.

É importante ressaltar, no entanto, que apenas o consumo da bebida pode ser adotado como forma complementar de tratamento, mas nunca em sua substituição.

8. Recuperação Após Exercícios Físicos

Se você pratica exercícios físicos como musculação, aeróbicos ou esportes em geral em que precise se movimentar, você irá perder gordura durante a prática e queimar calorias, além de trabalhar os músculos.

Sendo assim, após esse período, o corpo precisa ser recuperado e o leite feito a partir da soja pode ser uma boa opção, pois possui riboflavina em sua composição. Essa substância o ajuda a recuperar a energia perdida após os treinos e práticas esportivas e recuperar-se da fadiga.

9. Prevenção à Osteoporose

Assim como outros alimentos feitos à base de soja, o leite contém altas concentrações de isoflavonas. Esses compostos são importantes para promover a saúde óssea, uma vez que o índice de proteína na soja tem menos aminoácidos que contêm enxofre, em comparação às proteínas animais.

Dessa forma, os aminoácidos sulfurados são responsáveis por aumentarem a produção de sulfato da urina. Consequentemente, isso irá impedir que os rins reabsorvam o cálcio.

10. Tolerável Por Diabéticos

Pessoas que sofrem com diabetes devem ter uma alimentação restrita, sobretudo de açúcares. Como o leite de vaca possui lactose – um tipo de açúcar – a quantidade ingerida deve ser limitada.

Como o leite de soja não possui essa substância, ele é tolerado por diabéticos, já que tanto a soja quanto sua bebida derivada possuem um índice glicêmico muito baixo. Isso faz com que os alimentos feitos à base de soja sejam importantes aliados na dieta de quem apresenta essa condição.

11. Reduz as Chances de Desenvolver Câncer de Mama

Estudos divulgados há alguns anos apontaram que uma dieta rica em alimentos feitos a partir da soja ajudam a reduzir as chances de mulheres desenvolverem câncer de mama.

Isso é particularmente mais potente em quem consome esses alimentos desde cedo, e menos efetivo em quem consome uma quantidade pequena ou começa a ingestão desses alimentos tardiamente, como aponta Katherine Zeratsky, dietista licenciada norte-americana.

Efeitos Colaterais do leite de Soja

Embora os benefícios do leite de soja sejam inúmeros, em algumas pessoas a soja pode causar alguns efeitos colaterais de ordem estomacal e intestinal, como constipação, inchaço ou até mesmo náusea. A bebida também pode causar reações alérgicas que envolvem erupção cutânea, coceira e anafilaxia em quem tem hipersensibilidade ao alimento.

Algumas pessoas podem, ainda, sentir cansaço, além de a soja poder afetar a função da tireoide. No entanto, isso ocorre com maior frequência em pessoas que apresentam deficiência de iodo.

A bebida é considerada segura para consumo durante a gestação e amamentação, desde que em quantidades pequenas. Grandes quantidades de alimentos à base de soja nesses períodos devem ser evitadas. O mesmo é válido para crianças.

No entanto, o leite de soja não deve ser utilizado em substituição ao leite materno ou fórmulas, já que pode ocasionar deficiências nutricionais nos bebês.

Pessoas com asma são mais suscetíveis a desenvolverem quadros de alergia à soja. Se você tem asma, evitar o consumo desses alimentos é uma forma de se manter seguro.

Como Fazer Leite de Soja Caseiro?

O leite de soja pode ser utilizado da mesma forma que o leite convencional. Sendo assim, a bebida pode ser consumida pura, com complementos, em forma de vitamina, smoothies ou para compor inúmeras receitas.

A bebida pode ser comprada pronta, tal qual o leite de origem animal, ou até mesmo ser feito em casa. O preparo da bebida é bastante simples e você precisará apenas da soja e água.

A cada xícara de grãos, deve-se utilizar um litro e meio de água.

Antes do preparo, você deve escolher os grãos e deixá-los de molho de um dia para o outro. Após esse processo, escorra a água, lave os grãos novamente, insira-os no liquidificador e bata com a água.

Após ter batido os grãos e a bebida ter sido preparada, você deverá coar em pano e levar o líquido obtido ao fogo até ferver. Após levantar fervura, basta deixar a bebida em fogo baixo por dez minutos.

Em seguida, espere esfriar e estará pronto para consumo. Mantenha-o sempre na geladeira.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os 11 benefícios do leite de soja? Pretende experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário