Como fazer óleo de babosa caseiro

Especialista da área:
atualizado em 13/01/2022

Você sabia que é possível preparar um óleo de babosa caseiro a partir do gel que fica dentro da folha de babosa? Chamada também de Aloe vera, essa planta medicinal é capaz de aliviar dores, ajudar a relaxar, cicatrizar feridas e deixar os cabelos mais saudáveis.

  Continua Depois da Publicidade  

Dessa forma, aplicar o óleo de babosa na pele ou no cabelo pode trazer vários benefícios. Não é à toa que a Aloe vera está presente na fórmula de vários produtos de cuidado pessoal, incluindo shampoos, condicionadores e loções para a pele.

Como fazer óleo de babosa caseiro

Babosa
Você verá como é simples fazer o seu óleo de babosa caseiro

Ingredientes

  • 1 folha de babosa
  • 1 xícara (240 mL) de azeite de oliva extravirgem (ou outro óleo vegetal, como por exemplo, o óleo de coco)

Modo de preparo

Antes de mais nada, pegue a sua folha de babosa e remova a casca para retirar todo o gel de dentro dela. Se o gel estiver duro, quebre-o em pedaços menores para que se misture melhor ao óleo. Em seguida, coloque o gel dentro de um recipiente de vidro. Aliás, o ideal é usar um frasco escuro já que isso previne a oxidação e faz o óleo durar mais tempo.

Então, coloque o óleo vegetal de sua preferência até que todo o gel seja coberto. Se necessário, coloque mais do que uma xícara de óleo.

Por fim, tampe o recipiente e agite bem. Deixe-o em um local escuro por uma semana até que o óleo de babosa caseiro esteja pronto para uso.

  Continua Depois da Publicidade  

Um outro método consiste em aquecer a babosa e o óleo. Para isso, despeje a mistura em uma panela e leve ao fogo baixo, sempre mexendo. Depois disso, espere esfriar, coe e transfira para o pote com tampa. A desvantagem desse cozimento é que algumas propriedades da babosa podem ser perdidas se o aquecimento for superior a 50ºC.

Como usar

Óleo de babosa
Existem algumas aplicações diferentes para o óleo de babosa

Geralmente, uma colher de sopa de óleo de babosa caseiro é suficiente para uso na pele ou nos cabelos.

É comum usar a babosa em hematomas na pele e até mesmo em queimaduras solares para aliviar a dor e acelerar o processo de cicatrização. Aplique uma pequena quantidade e espalhe bem fazendo movimentos circulares.

Nos cabelos, o óleo de babosa pode ser usado para a umectação capilar, processo que deixa os fios nutridos e hidratados. Para isso, basta aplicar o óleo de Aloe vera no comprimento dos fios e deixar agir por pelo menos 1 hora. Em seguida, lave o cabelo como faria normalmente.

Você também pode aplicar o óleo de babosa no couro cabeludo e massagear bem durante o banho. Além de ser relaxante, isso melhora a circulação sanguínea na região e nutre o local.

Por último, também é possível usar o óleo caseiro para a finalização. Nesse caso, espalhe uma pequena quantidade nas mãos e aplique apenas no comprimento dos fios.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados e dicas

Evite usar o óleo de babosa na pele com ferida aberta, pois isso pode aumentar o risco de infecção.

Qualquer pessoa pode usar o óleo de babosa caseiro, desde que não ocorra nenhum sintoma de reação alérgica. Mesmo quem tem a pele ou o couro cabeludo oleosos pode usar o óleo com moderação.

Mas se você notar qualquer tipo de irritação ou efeito colateral após usar o óleo de babosa caseiro, suspenda o uso e visite o seu dermatologista.

Fontes e referências adicionais

Você já usou óleo de babosa? Pretende fazer a versão caseira? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário