As Melhores Vitaminas Para o Cabelo

Especialista:
atualizado em 04/06/2016

O cabelo é uma das partes do corpo que as mulheres mais se preocupam. Sabemos que há diversas inovações estéticas para manter o brilho e saúde dos fios, mas é importante reconhecermos que a melhor forma de ter cabelos bonitos é a partir de uma alimentação saudável e rica em nutrientes funcionais. De olho na nutrição completa, é interessante conhecer quais são as melhores vitaminas para o cabelo, pois através do reconhecimento destas em alguns alimentos, pode-se montar um cardápio conveniente para evitar que os fios fiquem quebradiços, opacos. Conhecer onde e como encontrar essas vitaminas pode ser a oportunidade para você mantê-los hidratos e em crescimento constante.

Mitos e realidades

Quem nunca ouvir falar sobre cortar o cabelo em determinada fase da lua, ou até mesmo apelas para algumas simpatias que ajudam no crescimento e fortalecimento dos fios? Mitos a parte, conscientizar-se sobre quais vitaminas é conveniente para a saúde dos cabelos, além de ajudar você a deixa-los como deseja. As vitaminas podem ser consumidas oralmente, ou até mesmo em cremes e produtos aplicados sobre o cabelo. Os fabricantes de cosméticos também disponibilizam algumas ampolas com vitaminas concentradas que podem agir diretamente, oferecendo resultados mais rápidos e significativos.

Particularidades dos fios

É fundamental reconhecer que, assim como cada organismo age de uma forma particular, os fios possuem características individuais e que podem exigir vitaminas diferentes para ficar da forma desejada. Algumas mulheres reclamam que seus fios são secos, outras afirmam que precisam de produtos para lidar com a oleosidade, por isso, é fundamental uma avaliação pessoa, assim, haverá a identificação de deficiência de determinada vitamina.

Vamos conhecer as melhores vitaminas para o cabelo, quem sabe você não obter benefícios a partir de alguma destas opções a seguir.

1- Vitamina A

Ela pode ser encontrada em diversos alimentos, e pode agir como um antioxidante funcional para a renovação celular. A vitamina A se enquadra entre as melhores vitaminas para o cabelo, pois ela pode contribuir com o crescimento dos fios. A deficiência desta ainda pode gerar consequências sobre a saúde dos olhos e pele. Este nutriente pode ser encontrado em produtos para fazer massagens, ou até mesmo em um polivitamínico. Se você já identificou a presença de caspas, é importante que se alerte, pois esse pode ser um sintoma de deficiência de vitamina A. Como sabemos, obter as vitaminas a partir de meios naturais é muito mais eficaz, por isso, busque os alimentos ricos de tal, como o fígado, ovos, cenouras, mamão, manga, couve, agrião, espinafre, tomate, pimentão, abóbora, damasco, batata doce, e muito mais.

2- Vitamina B

As vitaminas de complexo B são aquelas que demonstram muita representatividade para a saúde geral do corpo, por isso, a vitamina B pode ser reconhecida como uma das melhores vitaminas para o cabelo saudável. Essa vitamina pode ajudar no tratamento de oleosidade, previne o envelhecimento dos fios, e ainda reduz as tão temidas pontas duplas. A niacina é muito conveniente para a nutrição dos fios, além de apoiar no crescimento destes. A deficiência de vitamina B pode ser identificada a partir de sintomas como a queda de cabelo, fios quebradiços e opacos. Para manter a presença desse nutriente, é importante que você adicione alguns alimentos que o fornecem como o frango, aveia, castanha do Pará, salmão, banana, espinafre, quiabo, iogurte, e muitos outros. A biotina também é uma vitamina pertencente ao grupo B, e pode reforçar a nutrição do couro cabeludo.

3- Vitamina C

Esta vitamina é reconhecida como fundamental para beneficiar o fortalecimento do organismo de forma geral, por isso, ela não poderia ser excluída das melhores vitaminas para o cabelo. Ela tem excelente ação antioxidante, e apoia a renovação celular, o que pode ajudar você a obter benefícios para os fios. A vitamina C é utilizada por muitas mulheres em intervenções para clarear a coloração dos fios. Assim como precisamos de um sistema imunológico fortalecido para não sofrer com as adversidades externas, ao garantir a suplementação de vitamina C, a possibilidade de seus fios sofrerem com os raios solares e diversas outras influências é reduzida. Ela ainda apoia na produção de colágeno, importante contribuinte para a saúde dos cabelos. Essa vitamina pode contribuir com o brilho capilar, além de ser conveniente para o tratamento de irritações no couro cabeludo. Dentre os alimentos fornecedores desta, podemos destacar a laranja, morango, kiwi, pimentão amarelo, mamão, goiaba vermelha, tomate, brócolis, manga, melão, e muitos outros.

4- Vitamina D

A vitamina D é muito importante para proteger os fios durante a exposição solar. Ela é muito conveniente para pessoas que sofrem com a queda de fios. A forma mais natural de obter essa vitamina é a partir da exposição solar, porém, manter-se sob o sol durante longos períodos pode acarretar consequências indesejáveis, como queimaduras no couro cabeludo. Se você deseja obter porções saudáveis desta, permaneça períodos curtos sob o sol, e consuma alguns alimentos que contém esse nutriente, como ovos, suco de laranja, atum, cogumelos, salmão, fígado, leite, e entre outros.

5- Vitamina E

Ela é uma das vitaminas promotoras para a saúde dos cabelos. Ela é oportuna para o crescimento dos fios. As ampolas de vitamina E são utilizadas como reparador de pontas. Esta vitamina é indicada para evitar os danos causados por radicais livres, e esses benefícios podem ser desfrutados a partir do consumo de alguns alimentos específicos, como os seguintes: Couve, abacate, avelã, amêndoas, amendoim, semente de girassol, pistache, mamão, acelga, castanha do Pará, e muitos outros.

Fontes

É necessária uma análise sobre os meios de onde serão obtidas estas vitaminas. Elas podem ser encontradas em alimentos, mas como a indústria de cosméticos busca satisfazer e oferecer mais opções, os fabricantes também ofertam vitaminas em cremes e produtos que podem ser aplicados diretamente sobre os fios, em pequenos procedimentos, os quais podem ser, tanto realizados em casa, quanto apenas com a instrução de profissionais. As famosas ampolas nutritivas podem ser encontradas por valores que podem variar de R$0,99 até R$ 39,90. Há uma ampla gama de vitaminas para queda de cabelo, as quais também marcam presença em diversos produtos, por isso é interessante buscar aquela opção que melhor reagem em seus fios. Eles garantem efeitos em curto prazo, o que leva muitas mulheres a se sentirem convencidas de sua ação. Há shampoos, condicionadores e cremes de hidratação que também favorecem a nutrição dos fios. Esses produtos são facilmente encontrados com vitamina A, a vitamina para queda de cabelo.

Os polivitamínicos podem completar a nutrição corporal, por isso, eles também podem ser considerados funcionais para a saúde do couro cabeludo. O ideal é sempre buscar as vitaminas e nutrientes em alimentos naturais, mas cão haja a necessidade de uma complementação, submeta-se a uma avaliação médica, para que então as suas características pessoais sejam utilizadas como parâmetro para a suplementação ideal para as suas necessidades. É importante lembrar que ao adotar dietas hiper-restritivas, pode-se obter consequências ao cabelo, e esses multivitamínicos são muito oportunos para apoiar a obtenção de níveis adequados de cada nutriente.

Minerais

Eles não devem ser coadjuvantes na nutrição dos fios, e podem ser muito importantes para otimizar os efeitos das melhores vitaminas para o cabelo. O Ferro, mineral funcional para o sistema imunológico, pode apoiar o melhor crescimento dos fios. O Magnésio também pode contribuir com a saúde do couro cabeludo, pois é apontado como funcional para a prevenção de calvície e queda de cabelo. O Zinco deve ser mantido no cardápio para assegurar o brilho e crescimento mais rápido dos cabelos. Estes minerais são muito importantes para a saúde dos fios, já que o Ferro contribui com o melhor transporte de oxigênio, assim favorecendo os folículos pilosos.

Proteínas

Elas não são oportunas apenas para os músculos, muito pelo contrário. As proteínas também podem beneficiar a saúde dos cabelos, por isso, combiná-las com as melhores vitaminas para o cabelo pode ajudar você a garantir o brilho e vitalidade dos fios. As proteínas podem ser encontradas em vegetais como espinafre, brócolis, e, grãos, como quinoa, dentre outros.

Você costuma utilizar suplementos de vitaminas para o cabelo? Qual você já experimentou e obteve os melhores resultados? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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3 comentários em “As Melhores Vitaminas Para o Cabelo”

  1. Eu nunca vi efeitos ao tomar suplementos vitaminico
    Gostaria de indicaçaes que me traga beneficios mais claros

  2. Sou adepta do NATURAL por isso, vou esta me deleitando com as informações, pesquisas, orientações etc. desse site. Tem muito a ver comigo da cabeça aos pés, interna e externamente.