Como funciona um medidor de gordura corporal e qual comprar

Especialista da área:
atualizado em 21/08/2021

Às vezes olhamos no espelho e podemos achar nosso corpo gordinho, e ter a impressão de estar um pouco acima do peso. Mas mesmo subindo na balança e constatando uns quilinhos a mais, como poderemos saber se esse valor excedente é retenção de líquidos ou gordura? O que em nosso corpo é massa magra, que deve ser mantida?

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Ao iniciarmos uma dieta, é muito importante saber a porcentagem de gordura que temos em nosso corpo, pois é ela que queremos eliminar, e preservar ao máximo a massa muscular, também conhecida como massa magra.

Há alguns índices popularmente conhecidos. Talvez o mais famoso deles seja o IMC (índice de massa corporal). É um cálculo bastante simples, mas nem sempre muito confiável, uma vez que o resultado obtido não indica valores precisos em relação à porcentagem de gordura corporal.

Como funciona um medidor de gordura corporal

Para termos uma noção mais próxima das informações que estamos buscando, ou seja, qual a porcentagem de gordura que temos em nosso corpo, contamos com a ajuda de um aparelhinho que pode nos auxiliar bastante, o medidor de gordura corporal, ou adipômetro.

Um medidor de gordura corporal utiliza eletrodos galvanizados para executar as medições. Esses eletrodos vão enviar uma pequena corrente elétrica, que percorrerá o corpo, de forma indolor, obviamente.

medidor de bioimpedância manual
Medidor de bioimpedância manual

Eles funcionam por bioimpedância, nesse caso, a corrente elétrica atravessa com facilidade todos os tecidos com muita água, mas encontra barreiras quando se depara com tecidos adiposos. Dessa forma, é feito o cálculo da porcentagem de gordura e músculos.

O medidor de gordura corporal está disponível em três versões:

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  • Acionado com as mãos: Nessa versão, basta segurar os eletrodos, um em cada mão, e manter os braços esticados para frente. Em alguns segundos, a tela do aparelho mostrará o resultado.
  • Acionado pelos pés: Funciona como uma balança digital. Basta subir que automaticamente serão acionados os eletrodos, e então é só aguardar o resultado.
  • Portátil: Desenvolvido principalmente para uso doméstico, onde o usuário poderá controlar com mais frequência seus índices de gordura corporal.

Os medidores são digitais e precisam de informações preliminares para complementarem seus cálculos, como por exemplo a idade, peso, altura.

De posse desses valores, ficará mais fácil melhorar a composição corporal, procurando aumentar a massa magra (músculos), e reduzir a massa gorda (gordura).

Procedimentos pré-medição

  • No dia anterior à medição, deve-se evitar ingerir substâncias diuréticas, dietas detox e outros fatores que desidratam;
  • Ingerir bastante água, no mínimo 12 horas antes da medição;
  • Não fazer exercícios físicos muito intensos na véspera;
  • Mulheres no período menstrual devem evitar fazer medições, porque estão com maior retenção de líquidos e isso provocará alteração nos valores comparativos.

Porcentagem de gordura corporal

Veja a seguir os valores para gordura corporal em homens e mulheres, de várias idades.

Valores de gordura corporal para homens

20 a 29 anos30 a 39 anos 40 a 49 anos 50 a 59 anos
Atletamenos de 11%menos de 12%menos de 14%menos de 15%
Bom11% a 13%12% a 14%14% a 16%15% a 17%
Normal14% a 20%15% a 21%17% a 23%18% a 24%
Elevado21% a 23%22% a 24%24% a 26%25% a 27%
Muito elevadomais de 23%mais de 24%mais de 26%mais 27%

Valores de gordura corporal para mulheres

20 a 29 anos30 a 39 anos40 a 49 anos50 a 59 anos
Atletamenos de 16%menos de 17%menos de 18%menos de 19%
Bom16% a 19%17% a 20%18% a 21%19% a 22%
Normal20% a 28%21% a 29%22% a 30%23% a 31%
Elevado29% a 31%30% a 32%31% a 33%32% a 34%
Muito elevadomais de 31%mais de 32%mais de 33%mais de 34%

Periodicidade entre as medições

O horário mais indicado para usar o medidor de gordura corporal é de manhã, ao se levantar, antes de ingerir qualquer tipo de alimento.

Em relação à periodicidade, pode variar, mas é preciso ter em mente que medições diárias não apresentarão resultados animadores. É necessário dar um tempo para o organismo começar a queimar a gordura, através da dieta e de exercícios, e só então realizar nova medição.

Para se constatar resultados, pode-se realizá-las semanalmente, mas os números mais esperados virão com medições mais esporádicas, por exemplo, quinzenais ou mensais.

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Possíveis erros de leitura

Um medidor de gordura corporal nos dá parâmetros de comparação entre uma medição e outra e a porcentagem de gordura em nosso corpo. Entretanto, os resultados envolvem uma margem de erro de 2%, em média.

As maiores possibilidades de erro ocorrerão nos seguintes casos:

  • Em crianças abaixo de 10 anos de idade e idosos acima dos 80 anos;
  • Atletas em período de treinamento intenso;
  • Pessoas com problemas renais submetidas a hemodiálise;
  • Pessoas em tratamento de pressão alta tomando medicamentos diuréticos;
  • Mulheres em período pré-menstrual e menstrual;
  • Pessoas convalescendo.

Contraindicações

As pessoas com algum problema de saúde devem sempre procurar um médico antes de iniciar qualquer tipo de terapia, isso inclui o uso frequente de um medidor de gordura corporal.

Por utilizar corrente elétrica, pessoas que utilizam marca-passo devem evitar o uso desse aparelho. Mulheres grávidas também têm o metabolismo bastante alterado nessa fase, portanto, os resultados ficarão comprometidos.

Pacientes cardíacos também devem conversar com seu cardiologista para mais informações.

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Preços

Há vários tipos de medidores de gordura corporal disponíveis. Os portáteis são bastante acessíveis, custando algo em torno de 150-200 reais. Os aparelhos mais modernos, com mais recursos e design mais sofisticado podem custar bem mais, passando de 1.000 reais.

Naturalmente, uma pesquisa mais individualizada será fundamental na decisão de qual comprar.

Considerações finais

Algumas dietas nos dão a falsa impressão de emagrecimento. Na verdade, nos primeiros dias, eliminamos boa parte dos líquidos que ficaram retidos nos tecidos devido aos excessos de sódio e de açúcar, entre outras coisas.

Após essa fase, começamos a perder peso, efetivamente, mas isso nem sempre pode ser positivo. Parece contraditório, mas é preciso investigar se essa eliminação está sendo em forma de gordura, ou se estamos perdendo massa muscular. No primeiro caso, nossos objetivos estão sendo atingidos, no segundo, não.

O ideal numa dieta de emagrecimento correta, é ganhar massa muscular e perder gordura, e nunca o contrário. Para isso, é importante a ajuda de um profissional da área, seja ele um médico ou um nutricionista, que trabalharão com medidas mais precisas a partir de resultados nas medições no peito, abdômen e perna.

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Mesmo se optarmos por um medidor de gordura corporal portátil, não devemos atribuir a essas medições o êxito de nossa dieta. Serve como referência, mas o acompanhamento e orientação adequadas são imprescindíveis.

Índice de Massa Corporal (IMC)

Veja a seguir as faixas de IMC, sua respectiva classificação e o grau de obesidade relacionado.

IMCCLASSIFICAÇÃO OBESIDADE (GRAU)
Menor que 18,5Magreza0
Entre 18,5 e 24,9Normal0
Entre 25,0 e 29,9SobrepesoI
Entre 30,0 e 39,9ObesidadeII
Maior que 40,0 Obesidade graveIII

Você já utilizou um medidor de gordura corporal? Qual modelo foi utilizado? Qual é o seu percentual de gordura corporal atual? Comente abaixo!

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