Como se pega micose na pele, unhas ou couro cabeludo

atualizado em

A micose, seja na pele, nas unhas ou no couro cabeludo, é uma infecção causada por fungos, facilmente transmitida onde há calor e umidade, condições comuns em piscinas e no compartilhamento de acessórios de uso pessoal, como sapatos, bonés e toalhas. 

Por isso, a micose na pele, nas unhas e nos cabelos é mais comum no verão, devido ao calor e à umidade causada pelo suor. Assim, se uma pessoa não infectada tiver contato com objetos contaminados por pessoas infectadas, por exemplo na academia ou em clubes de piscina, ela poderá pegar micose.  

Devido à facilidade de contágio, nós deveríamos ficar infectados com maior frequência, do que realmente ficamos. Felizmente isso não ocorre, pois na maioria das vezes que entramos em contato com os fungos, nosso sistema de defesa é capaz de combatê-los.

Veja como se pega micose e conheça mais detalhes sobre esse problema de saúde. 

Micose: o que é?

Micose na pele
A micose pode ocorrer em diversos pontos da pele, além do couro cabeludo e unhas

Apesar de não enxergarmos, os fungos estão por toda a parte, assim como as bactérias e os vírus. Muitos, inclusive, habitam a nossa pele e não causam nenhum dano, apenas ficam se alimentando da queratina de células mortas da pele, do cabelo e das unhas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Esses microrganismos são chamados de dermatófitos, fazendo referência à sua fonte de alimentação, que é a derma (pele). Eles ficam restritos à camada córnea, que é a mais externa da pele, composta por várias subcamadas de células mortas e onde se encontram os poros das glândulas sudoríparas, produtoras de suor, e sebáceas, produtoras de sebo, responsáveis pela oleosidade da pele. 

Mas, quando as condições ambientais e de nosso organismo se tornam favoráveis, os fungos passam a se multiplicar e crescer, causando uma infecção, que é a micose. Essas condições são calor, umidade e uma baixa na imunidade. 

É provável que todas as pessoas tenham micose pelo menos uma vez na vida, mas não é impossível uma pessoa conviver a vida toda com os fungos, sem nunca desenvolver a infecção. 

A interação fungo/hospedeiro é o fator determinante para a instalação, ou não, da infecção, e depende da espécie do fungo, da resposta imune da pessoa e da forma como o fungo reage a essa resposta, conseguindo ou não superá-la. 

  Continua Depois da Publicidade  

Tipos: micose da pele, das unhas e do couro cabeludo

Quando a micose se desenvolve no couro cabeludo, ela pode causar coceira, descamação amarela ou caspas e, em alguns casos, até focos de queda capilar. O termo técnico utilizado para se referir a esse tipo de micose é Tinea capitis. Veja mais detalhes sobre a micose no couro cabeludo.

Nas unhas, a micose, ou Tinea unguium, provoca alterações na cor, deixando-as esbranquiçadas ou amareladas, grossas, deformadas, rachadas e facilmente quebráveis. Normalmente, acomete as unhas dos pés. Conheça outros sintomas e veja as opções de tratamento para a micose de unha.

Já na pele, a micose costuma se manifestar em regiões de dobra, como axilas, virilhas, entre os dedos dos pés (conhecida como pé de atleta) e das mãos, pois são locais onde há maior retenção de umidade e calor, devido à fricção e abafamento. Os sintomas característicos na pele são coceira, pele escamosa, bolhas e manchas avermelhadas em formato de anel. Veja mais detalhes sobre micose na pele e como tratar.  

Como se pega micose

A micose é uma infecção contagiosa e você pode pegá-la de algumas formas, sendo as principais: 

  • Ter contato com as lesões de pele de uma pessoa infectada pela micose.
  • Caminhar sem proteção nos pés em chão molhado, por onde passam várias pessoas, situação comum em vestiários de ginásio e piscinas.  
  • Usar toalhas, peças de roupas, calçados e escova de cabelo de outras pessoas. 
  • Entrar em piscinas, jacuzzis e banheiras com água quente. 
  • Deixar a roupa secar no corpo, depois de entrar na piscina ou praticar exercícios físicos. Os fungos presentes na pele podem ser beneficiados pela umidade e temperatura, e provocarem uma micose. 
  • Não secar adequadamente entre os dedos dos pés após o banho, e abafa-los com meias e calçados. 
  • Mexer na terra sem luvas e botas, onde existem esporos de fungos, que são como “mudas” das partes filamentosas desses microrganismos. 
  • Ter contato com pelos de animais infectados, por isso observe se há falhas nos pelos dos animais domésticos. 

Os fungos se aderem aos queratinócitos, que são as células presentes na camada mais superficial da pele, e se infiltram nela, causando uma infecção (micose), se não for combatida pelos elementos do sistema imunológico. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por quanto tempo a micose é contagiosa?

Não se sabe, exatamente, como o sistema imune lida com a infecção, mas parece que ele estimula a substituição epitelial (da pele), promovendo a descamação do estrato córneo, ou seja, da camada superficial da pele, com a qual são eliminados, também, os fungos. 

Dessa forma, a micose é contagiosa, enquanto as partes afetadas da pele, das unhas e do couro cabeludo mantêm-se intactas, com os sinais de infecção aparentes. 

O grau da inflamação, que determina a extensão e a duração da lesão, depende da interação fungo/hospedeiro, comentada anteriormente, ou seja, da espécie do fungo e da resposta do sistema imune a ele, bem como da resistência do fungo aos mecanismos de defesa do hospedeiro. 

Sinais e sintomas da micose

Coceira na cabeça
A micose no couro cabeludo provoca uma coceira intensa

Para saber se você está com micose, basta observar se aparecem os seguintes sinais e sintomas:

  • Micose na pele: surgem lesões escamosas na pele, que são vermelhas e coçam. 
  • Micose no couro cabeludo: coceira intensa na cabeça, descamação (caspa) e queda de cabelo. 
  • Micose na unha: as unhas ficam amarelas, deformadas e grossas. 

Esses são apenas os sintomas principais, que geralmente são mais perceptíveis. Mas, para a confirmação diagnóstica e um tratamento correto e eficaz, é recomendado que você procure um atendimento médico com um/uma dermatologista. Aproveite e veja quais são os remédios mais usados no tratamento da micose.

  Continua Depois da Publicidade  
Fontes e referências adicionais

Você já teve um quadro de micose em alguma parte do corpo? Sabe onde ou como você pegou micose? O que você fez para tratar? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Alessandra Drummond

Dra. Alessandra Drummond é médica dermatologista, graduada em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós graduada em dermatologia no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Felowship no Hospital Arcispedale Santa Maria Nueva, Reggio Emília, Itália. Para mais informações, entre em contato com ela no seu site.

Deixe um comentário

1 comentário em “Como se pega micose na pele, unhas ou couro cabeludo”