Como Usar o Dia do Lixo Exatamente para Perder Peso

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

O dia do lixo divide opiniões e comentários no mundo da boa forma. Alguns dizem que ao rotular o seu hambúrguer, o seu prato de macarrão ou tigela de sorvete como uma “refeição lixo”, você está colocando esse alimento em um pedestal e vai passar toda a semana sonhando com ele.

Por outro lado, 39% das mulheres com idades entre 18 a 34 dizem que reservar uma refeição ou dia para comer fora de sua contagem de calorias ajuda a manter uma dieta de forma equilibrada, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Mintel.

E seja você um entusiasta ou não do dia do lixo, não há como negar que diferentes estratégias funcionam melhor para diferentes pessoas. Uma dessas 3 estratégias listadas acima pode ser a que melhor se encaixa no seu estilo de vida e tipo de dieta. Confira:

1. O mini lixo

Melhor se: você anda constantemente sofrendo com desejos por comidas, diz Krista Varady, Ph.D., uma professora associada de nutrição na Universidade de Illinois em Chicago.

Por que funciona: Se sua dieta regularmente deixa você fantasiando sobre aquele docinho ou aquele pão de queijo quentinho, uma ‘escapadinha’ diária de 200 a 300 calorias pode ajudá-lo a permanecer nos trilhos melhor do que se ele ficar martelando na sua cabeça a semana toda e, no final das contas, fazer você se esbaldar em comida um dia inteiro e acabar com a dieta.

2. A refeição lixo

Melhor se: você se sente privado em eventos sociais.

Por que funciona: Tem um aniversário de algum amigo chegando? Ter uma refeição lixo uma vez por semana permite que um hambúrguer com batatas fritas se encaixe em seu plano. “Uma refeição lixo semanal é benéfica para aqueles que gostam do vínculo com a comida em festas e eventos e sentem-se excluídos, de lado, se não participam disso”, diz Varady.

3. O dia do lixo

Melhor se: você está cansado de contar calorias.

Por que funciona: Se contar calorias e conferir a tabela nutricional dos alimentos 24 horas por dia tornou-se cansativo para você, ter um dia do lixo completo por semana pode mantê-lo motivado e impedi-lo de abandonar o seu plano de dieta. Mas se os seus dias do lixo transformam-se em semanas do lixo, uma das duas estratégias acima pode funcionar melhor para você.

Em qual das três situações listadas acima você acredita que se encaixa? Como você costuma fazer a refeição ou dia do lixo em sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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