Confira o tipo de dieta que pode combater a depressão

Especialista da área:
atualizado em 11/06/2021

Acredita-se que cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão. Embora o tratamento para distúrbios do humor varie de métodos holísticos, como corrida e meditação, à medicação prescrita – dependendo da sua gravidade -, não se sabe muito sobre como prevenir o seu início.

De acordo com novas pesquisas da RUSH University of Chicago, a dieta DASH pode reduzir o risco de uma pessoa sofrer de depressão de forma considerável. O nome DASH significa “Dietary Approaches to Stop Hypertension” ou em tradução literal, “Abordagens dietéticas para parar a hipertensão”.

  Continua Depois da Publicidade  

As pessoas que estavam nos grupos que seguiram a dieta DASH com seriedade tiveram 11% menos risco de desenvolver depressão do que as pessoas no grupo que não seguiu a dieta à risca, de acordo com os pesquisadores da Rush University Medical Center, em publicação feita em 26/02/2018

Portanto, a dieta DASH é baseada em uma alimentação saudável para o coração, com o consumo de vegetais, grãos, frutas e alimentos com baixo teor de gordura e sem lactose.

alimentos da dieta DASH
A dieta DASH é baseada em uma alimentação saudável para o coração

O estudo acompanhou ao longo de seis anos e meio cerca de 1.000 pessoas que tinham uma média de idade de 81 anos. Os participantes foram divididos em três grupos:

  • Um grupo seguindo a dieta DASH;
  • Outro grupo seguindo a dieta mediterrânea;
  • O último grupo aderiu a uma dieta ocidental, com alimentos processados.

Cada participante preenchia um questionário sobre seus hábitos alimentares e foi monitorado quanto aos sintomas de depressão.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que seguiram à risca as dietas saudáveis, como a DASH e a mediterrânea, tiveram 11% menos probabilidades de desenvolver depressão do que o grupo que adotou uma dieta ocidental com alimentos processados, açúcar, carne vermelha e gorduras saturadas.

Embora este seja apenas um estudo e, portanto, não prove de forma conclusiva que a dieta DASH diminui o risco de depressão, ele evidencia que aderir a uma dieta mais saudável tem um efeito positivo não apenas em nossa saúde física, mas também em nossa saúde mental e emocional.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar da dieta DASH? Pretende aderir esse tipo de alimentação para prevenir a depressão e outros problemas mentais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Rafael Ferreira

Dr. Rafael Ferreira de Moraes é Psiquiatria - CRM 52.98866-9. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy em 2013. Pós-graduado em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atuou nos atendimentos ambulatoriais da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e Casa de Medicina da PUC-Rio. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@rafafmoraes)

Deixe um comentário