Conheça as novas regras sobre o uso de máscaras em aviões e aeroportos

Especialista da área:
atualizado em 22/03/2021

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, todos já sabem da importância de usar máscaras sempre que sair de casa como medida de prevenção contra a COVID-19. Aliás, a proteção das máscaras é algo obrigatório em muitos ambientes, como aviões e aeroportos.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, devido ao agravamento da pandemia no Brasil e ao surgimento de novas variantes do coronavírus, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgaram uma cartilha com novas regras sobre o uso de máscaras em aviões e aeroportos.

A partir do dia 25 de março, não será permitido usar bandanas, lenços, máscaras de acrílico, de plástico transparente ou com válvula de respiração, mesmo que sejam do tipo profissional.

Além disso, as máscaras precisam ter um bom ajuste no rosto, cobrir bem o nariz, a boca e o queixo. Elas não podem ter aberturas que permitam a entrada e saída de ar e de gotículas respiratórias.

Então, não posso mais usar máscara de pano? E o face shield?

Face shield

As máscaras não profissionais de tecido como algodão ou tricoline não estão proibidas, desde que tenham mais de uma camada de proteção (dupla proteção, no mínimo) e forneçam um ajuste adequado ao rosto.

Ou seja, não pode ser uma máscara que esteja muito grande ou solta no rosto e que fique caindo, mostrando o nariz. Abandone também as máscaras de tricô, tule ou com lantejoulas, pois essas não protegem adequadamente. Saiba mais sobre as máscaras ineficazes contra a COVID-19.

Os protetores do tipo face shield são outros que não podem ser usados exclusivamente. A única exceção é se, por baixo do protetor, a pessoa estiver usando uma máscara com pelo menos dupla proteção.

A máscara não profissional também precisa estar bem limpa e seca para que o viajante possa usá-la. Além disso, o uso de uma máscara de pano não pode ultrapassar um período de três horas.

Assim, a cartilha recomenda que quem for passar mais tempo em um aeroporto ou avião deve levar máscaras reservas para trocar.

Está pensando em trocar as máscaras de tecido pelas profissionais que oferecem maior proteção contra o novo coronavírus? Então, tome cuidado com as falsificações!

  Continua Depois da Publicidade  

Quando posso tirar a máscara?

Uma pessoa só pode remover a máscara dentro dos aviões e aeroportos para beber água. Mas e para comer? Bem, retirar a máscara para comer é permitido apenas nas praças de alimentação dos aeroportos.

Crianças, idosos e pessoas deficientes

Criança de máscara

Crianças com menos de três anos não precisam usar máscaras, mas a partir dos três anos de idade, o uso é obrigatório nos aeroportos e aviões. Ou seja, as crianças acima dos três anos e os idosos precisam usar as máscaras de proteção o tempo todo.

A exceção é que crianças com menos de 12 anos de idade e idosos ou outros viajantes que precisem de uma dieta especial podem retirar as máscaras para se alimentar.

Adicionalmente, pessoas com uma deficiência física ou intelectual que impossibilite usar corretamente uma máscara não são obrigadas a obedecer às regras.

No entanto, devido ao agravamento da pandemia no Brasil, certamente este não é o melhor momento para viajar, ainda mais caso você não consiga usar as máscaras adequadamente ou precise retirá-las frequentemente para comer.

Confira na íntegra a cartilha da Anvisa com a atualização das regras sobre o uso de máscaras em aeroportos e aviões.

Em aviões, aeroportos ou qualquer outro lugar é preciso ter cautela com a mania que te coloca em risco de contágio pelo novo coronavírus. A nossa nutricionista explica a seguir:

Você viajou durante a pandemia? Sentiu-se seguro? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário