Cromoterapia: o que é, benefícios e como é feita

publicado em

As cores tornam a nossa vida mais alegre e isso ninguém pode negar, dá até para sentir que cada cor nos transmite uma sensação diferente.

Nesse sentido, existe até uma terapia alternativa que usa o poder das cores para melhorar a saúde física e emocional, que é a cromoterapia.

Você já ouviu falar dela? Quer saber do que se trata, como ela é aplicada, seus benefícios e indicações? Então veja a seguir.

O que é cromoterapia e como ela surgiu

Luzes em cores
O princípio desta terapia é restituir a saúde por meio da vibração energética das cores

A cromoterapia é um tratamento alternativo baseado no estudo da energia e vibração luminosa de determinadas cores.

As cores que se utilizam na cromoterapia estão relacionadas com as cores dos chakras, que são pontos energéticos do nosso corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao trabalhar com essas cores é possível equilibrar o campo físico, espiritual e mental.

O primeiro povo a utilizar a cromoterapia como uma forma de cura de doenças foram os egípcios no ano 3.000 A.C., e eles usavam cristais coloridos, pedras preciosas e também água solarizada em garrafas que eram embaladas em papéis transparentes coloridos de acordo com aquilo que queriam tratar.

Essa terapia se espalhou pela Índia, onde foi incorporada na medicina Ayurvédica. Chegou à China no ano de 2.700 A.C., lá os chineses já adotavam o uso das cores na alimentação, e foi se espalhando pelo resto do mundo.

A cromoterapia é reconhecida pelo Ministério da Saúde do Brasil como um método de terapia alternativa que pode ser aliada a tratamentos médicos tradicionais e ela está inserida nas Práticas Integrativas Complementares de Saúde (PICS).

  Continua Depois da Publicidade  

Como essa terapia é aplicada

O princípio desta terapia é restituir a saúde por meio da vibração energética das cores, utilizando a tonalidade adequada no local adequado. Para isso é necessário que o terapeuta esteja devidamente habilitado para aplicar a cromoterapia e garantir um bom resultado.

Esta prática abrange muitas formas de ser aplicada, pode ser por meio de banhos de luz em salas adequadas, lâmpadas coloridas ou bastões luminosos direcionados para o local a ser tratado, cristais ou pedras coloridas, alimentos coloridos que devem ser consumidos de acordo com o problema e até nas cores das roupas.

O terapeuta faz um diagnóstico e escolhe os métodos que serão trabalhados de acordo com as queixas do paciente.

As cores que são utilizadas na terapia são as cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo (ou anil), violeta, e fora estas, também o rosa. Cada uma destas cores tem um significado e o trabalho do cromoterapeuta é equilibrá-las para harmonizar nossa saúde física, mental e espiritual.

As cores trabalhadas na cromoterapia coincidem com as cores dos sete chakras principais, os pontos energéticos do nosso corpo, como já foi citado acima.

  Continua Depois da Publicidade  

As cores e significados dos chakras

  • Chakra raiz ou básico se localiza no cóccix: cor vermelha. Relaciona-se à energia vital, sexualidade e sobrevivência.
  • Chakra umbilical ou sacral se localiza no umbigo: cor laranja. Relaciona-se à energia sexual.
  • Chakra plexo solar se localiza no estômago: cor amarelo. Relaciona-se à identidade, personalidade e poder pessoal.
  • Chakra cardíaco se localiza no coração: cor verde. Relaciona-se ao amor e ao que é divino.
  • Chakra laríngeo se localiza na garganta: cor azul. Relaciona-se a manifestação da verdade.
  • Chakra frontal se localiza entre as sobrancelhas: cor índigo. Relaciona-se a intuição, conexão com o universo e com todas as criaturas.
  • Chakra coronário se localiza no topo da cabeça: cor violeta. Relaciona-se à sabedoria, aprendizado, memória e lembranças.

O significado das cores da cromoterapia

Sabemos que as cores são utilizadas para muitas finalidades como para chamar nossa atenção nos sinais de trânsito, abrir nosso apetite em fast foods, nos dar a ideia de aconchego em quartos de hotéis ou para um ambiente parecer maior.

A cromoterapia faz uso da energia das cores com o intuito de levar harmonia e despertar algumas qualidades para o paciente.

Cada cor trabalhada representa um sentimento ou comportamento que pode ser trabalhado. Veja a seguir.

  • Vermelho: traz intensidade, energia, vitalidade. Essa cor funciona para pessoas com depressão, mas para quem tem problemas para dormir, não deve ser aplicada no final da tarde. Quartos pintados de vermelho podem atrapalhar o sono.
  • Amarelo: é estimulante, favorece o raciocínio, a criatividade, a concentração nos estudos e a inteligência. Também pode ser usada para afastar a depressão, tristeza e melancolia. Ajuda a melhorar o humor, traz alegria.
  • Laranja: ajuda a recuperar o emocional e a criatividade, restaura o bom humor e a comunicação, também contribui com a melhora de problemas urinários.
  • Verde: é calmante, ajuda a relaxar. Essa cor ajuda a melhorar a ansiedade, traz sensação de equilíbrio e bem estar e também favorece o sistema imune.
  • Azul: tranquiliza corpo e mente. Pessoas com insônia se beneficiam desta cor.
  • Índigo: Equilibra as energias e ajuda a purificar o ambiente.
  • Violeta: Restabelece a espiritualidade, alivia cansaço, traumas e medos.
  • Rosa: ajuda a equilibrar o campo emocional, as relações pessoais e profissionais, ajuda a melhorar problemas cardíacos.

Benefícios da cromoterapia 

Relaxada
Entre os principais benefícios, está o alívio do estresse

Antes de mostrar os efeitos benéficos que esta terapia pode trazer é importante salientar que ela não substitui os tratamentos médicos convencionais.

A cromoterapia pode complementar o tratamento para qualquer tipo de doença, assim como outras terapias alternativas.

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos aos seus benefícios:

  • Alívio do estresse
  • Melhora do sono
  • Melhora da ansiedade
  • Diminui as crises de enxaqueca
  • Ajuda a relaxar
  • Reduz a fadiga e o cansaço mental
  • Ativa a memória
  • Estimula o raciocínio

Vale aqui uma ressalva que apesar de todos os benefícios, caso as cores utilizadas não sejam as corretas, poderão surgir efeitos contrários e indesejáveis, por isso é importante que o profissional seja qualificado.

Quem pode fazer 

Não existe contraindicação, qualquer pessoa pode se submeter a esta terapia, pois trata-se de uma técnica natural e não invasiva, não oferecendo riscos, porém como já citado, a cromoterapia não substitui os tratamentos da medicina tradicional.

A cromoterapia é mais uma forma de cuidar da saúde que vai além do físico e, desta maneira, harmonizar também o equilíbrio mental e emocional e conseguir um total bem-estar.

Fontes e referências adicionais

O que você achou dos conceitos da cromoterapia? Já tinha ouvido falar ou experimentado a prática? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário