Delícia de Forno Rápida e Fácil – Receita de Arroz com Carne Moída Gratinado e Saudável!

Especialista:
atualizado em 03/06/2020

Essa receita que separamos é um ótimo prato para o almoço ou jantar. Toda a família vai adorar, rende muito e é uma refeição completa para a dieta de todos.

Com ela, você poderá aproveitar os benefícios do arroz integral e de tantos outros ingredientes maravilhosos para a saúde. Se você quiser fazer com menos carboidratos, pode substituir o arroz integral por arroz de couve-flor.

Inclusive, se estiver fazendo uma dieta low carb, aproveite para conhecer essas outras receitas low carb com carne moída para dar uma variada na dieta.

Aproveite agora mesmo para ver o vídeo e aprender como fazer! Experimente.

Vídeo:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz integral cozido (medir as 2 xícaras antes de cozinhar. Cozinhe do jeito que você está acostumado a fazer. Pode usar arroz que sobrou de outra refeição);
  • 1/2 cebola;
  • 500g de carne moída;
  • 1/4 pimentão;
  • Sal, pimenta-do-reino, salsinha e orégano;
  • 2 xícaras de molho de tomate;
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 100g de muçarela light ralada.

Rende 10 porções, cada uma com 245 calorias, 32g de carboidratos (1g de fibras), 16g de proteínas e 4g de gorduras, aproximadamente.

Legenda do vídeo:

Olá! Tudo bom? Hoje eu trouxe uma receita que vocês vão amar, com certeza. É um prato único, já quebra um super galho, até para aqueles dias que a gente não quer cozinhar, isso aqui você pode fazer de véspera e servir no fim de semana… Ele rende muito, é supereconômico e muito nutritivo. Fica comigo até o final, que você não vai querer perder.

Antes de mais nada, se você é novo, seja bem-vindo, se inscreve no canal e ative o sininho. Eu tenho vídeo novo todos os dias, com receitas maravilhosas e muitas dicas de nutrição, você não vai querer perder. Aproveita e vai lá na descrição, vão estar os ingredientes da receita e também outros links de vídeos… Na verdade, uma lista com todos os vídeos de receitas nesse mesmo estilo que eu já preparei para vocês.

Vamos começar a nossa receita, que ninguém tem tempo a perder. Já tenho a minha panela aqui aquecida e eu tenho aqui a minha carne moída. Vocês sempre me perguntam: “Patrícia, que carne moída você vai usar?” .“Qual a melhor carne moída para eu utilizar nas preparações?”. Lembre-se sempre de ser uma carne moída o mais magra possível, não importa se é de 1ª ou de 2ª, porque você vai moer mesmo, não importa se a fibra dela é mais dura. O mais importante é que ela seja o mais magra possível, está bom? Vamos deixá-la dar uma douradinha aqui.

Gente, então a carne já deu uma douradinha. Ela já cozinhou. Eu vou abrir um buraco aqui no meio e vou colocar a minha cebola… Vamos temperar essa carne aqui agora. Esperar a cebola dar uma douradinha aqui. E junto com a cebola, eu já vou adiantar, eu vou colocar logo o sal, a pimenta do reino, um pouquinho de orégano… Lembrando que eu tenho um vídeo aqui no canal falando mais sobre os benefícios da cebola, do orégano, do pimentão, que é o meu ingrediente que vai aqui na nossa receita…

Quem adora por pimentão na carne assada é a minha sogra e fica muito bom, gente. Faz aí em casa que dá um gostinho superespecial. Esperar isso aqui dar uma refogadinha, uma murchadinha. Espera só um pouquinho.

Agora que já deu uma murchadinha nos vegetais, eu vou acrescentar o molho de tomate. Esse molho de tomate eu faço em casa. Você pode usar o que você tiver aí na sua casa mesmo. E para ficar mais vermelhinho ainda eu vou acrescentar o extrato de tomate, que nada mais é do que o tomate concentrado, um purê do tomate concentrado, sem sal, sem nada. Vamos misturar isso aqui.

E salsinha, cai muito bem, tanto pelo sabor, quanto pelos benefícios. A salsinha ajuda a gente a desinchar, é ótima para a pressão arterial e eu vou colocar um pouquinho de água aqui, porque eu preciso que isso aqui fique um pouquinho mais “aguadinho”, mais caudaloso.

Vamos esperar um 2 minutinhos esse molho dar uma apuradinha aqui. Então, gente já deu uma apurada aqui no meu molho. Foi, realmente, uns 2, 3 minutinhos. Eu vou botar isso para cá, para vocês enxergarem melhor o que eu vou fazer aqui.

Eu tenho aqui arroz integral cozido. Sempre lembrando que o arroz integral tem muito mais fibras que o arroz normal, então, é mais interessante para a nossa saúde. Eu vou acrescentar aqui agora então, ao arroz, esse preparado que eu fiz de carne. Deixe o arroz bem cozidinho, não tem problema. Você está vendo como ele está bem cozido, não tem problema, porque arroz integral, não é? Tem que ser super cozido e se ele ficar meio duro vai ficar um pouco esquisito.

Dei uma organizada aqui para a gente passar para a parte da montagem. É completamente opcional, se você quiser servir ele assim, vai bem, se você quiser complementar como eu vou fazer aqui, é uma boa. Eu vou dividir isso aqui, mais ou menos, em duas porções.

E, olha, a gente forra aqui a nossa… O nosso refratário… Com uma camada… O cheirinho está tão bom, gente. As crianças adoram esse prato, façam aí em casa que vai ser um sucesso para a família toda. Já foi metade desse nosso preparado. Você viu que a quantidade de carne moída…. As quantidades estão aqui embaixo, na descrição. Proporcionalmente, é super pouca, não é? Então, isso aqui alimenta uma família inteira.

Eu tenho aqui mussarela light ralada. Se você quiser botar, ao invés de mussarela, ricota com espinafre, aqui no meio, pode ser… Se você quiser botar cottage, queijo branco, o queijo que você tiver aí na sua casa. Eu estou usando a ricota… A mussarela light porque eu quero aquele efeito “puxa-puxa”, que vai ficar super bonito.

Agora a gente vem com outra camada dele aqui. E por cima, eu vou botar mais um pouquinho dessa mussarela para levar para gratinar lá forno. O bom dessa receita é que a gente pode fazer, por exemplo, em uma sexta feira, e aí sábado não precisa ficar na cozinha, não é? Já tem a receita pronta para o fim de semana ou para levar para casa de alguém é muito boa.

Eu vou levar agora ao forno para gratinar, o forno a uns 200 graus. Já te falou quanto tempo ficou, espera aí.

Voltando, gente! Tirei do forno, ficou 15 minutinhos mesmo, só para gratinar, porque tudo já estava cozido. O forno a 200 graus. Vou tirar um pedaço aqui para vocês verem, porque está muito lindo, não é? Eu botei uma salsinha para ficar bonito para vocês. E olha quanto rende, gente! Você vê que dá umas 8 a 10 porções aqui, dependendo da fome do pessoal aí de casa.

Vamos ver aqui um pedacinho, que eu vou tirar para vocês. Olha, que delícia, gente! Ih, o queijo grudou! Aí, que problema! Deixe-me tirar aqui. Pronto, vou botar esse pano para cá. E olha que maravilha!

Sempre lembrando que se você quiser, você também pode botar alguns legumes aqui, uma cenourinha ralada, uma abobrinha… Você pode também fazer metade arroz de couve flor e metade e arroz… Deixe-me virar aqui para cá que fica mais bonito. E metade arroz normal integral mesmo. Pode fazer só com arroz de couve flor, é da sua imaginação e da sua linha de alimentação. Se você faz low carb, troca o arroz integral por arroz de couve flor que vai dar na mesma, está bom?

Me conta aqui embaixo se você vai fazer exatamente assim? Se você vai fazer alguma dessas mudanças? Eu vou adorar ler o seu comentário aqui. Compartilhe essa receita com quem você sabe que vai gostar dela. Vamos juntos, eu e você, ampliar essa corrente do bem, é isso que eu quero aqui com o canal, ajuda o maior número de pessoas possível. E também, não é?

Falando em um ajudar o outro, curte o vídeo, isso me ajuda muito. Se inscreve no canal e ative o sininho. Eu tenho vídeo novo todos os dias com essas receitas maravilhosas, super nutritivas e fáceis. Com muitas dicas de boa forma, saúde e nutrição, você não vai querer perder. Até a próxima. Tchau, tchau. Eu vou comer um pedacinho agora aqui, porque o cheirinho a irresistível mesmo! Tomara que eu não queime a minha língua, está saindo muito fumaça… Vamos ver aqui, gente. Hum!

O que você achou dessa receita de arroz com carne moída que separamos acima? Pretende experimentar e fazer a sua em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário