A Dieta da Cabala – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 15/04/2020

A dieta da Cabala, proveniente de uma publicação de nome similar e de autoria de Ian Mecler, promete não somente a transformação do corpo como também da mente e da alma, dentro de um período de 22 dias.

A ideia é acabar não apenas com a compulsão alimentar e os maus hábitos relacionados à dieta e promover uma reeducação alimentar, como também se livrar dos maus hábitos, tratando os padrões de negativos de comportamento onde eles começam.

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos falar sobre esse programa alimentar, conhecer como funciona a dieta da cabala e conferir um modelo de cardápio? Confira abaixo.

Como funciona a dieta da Cabala?

cabala

A metodologia do programa alimentar está contida no livro Dieta da Cabala – 22 dias para Transformar Corpo, Mente e Alma, da editora Record. Ele é composto por 22 aulas que devem ser postas em práticas uma a cada dia.

O método é dividido em três etapas – a dieta do corpo, a dieta da mente e a dieta da alma.

Primeira fase – a dieta do corpo

A primeira etapa consiste em entender a necessidade de eliminar alguns alimentos das refeições como forma de aprimorar o mecanismo físico do corpo. Essa etapa inicial consiste em obedecer as seguintes setes regras:

  1. Reduzir a ingestão de glúten;
  2. Diminuir o consumo de sódio;
  3. Reduzir a quantidade de açúcar consumido na alimentação;
  4. Inclusão de sementes na dieta;
  5. Dar ênfase à ingestão de água;
  6. Adicionar os chamados alimentos vivos às refeições. Isso engloba vegetais, frutas e verduras;
  7. Acrescentar os chamados alimentos pacíficos à alimentação. Os alimentos pacíficos são aqueles que não possuem carnes de animais.

Tais modificações na rotina servem para melhorar o funcionamento do organismo e diminuir o processo inflamatório causado pelo consumo de alimentos maléficos, com o objetivo de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida. 

Segunda fase – a dieta da mente

A proposta aqui é deixar para trás hábitos negativos que estejam associados a algum tipo de trauma que a pessoa tenha experimentado ao longo de sua vida. De acordo com a dieta da cabala, cada um desses problemas é oriundo de uma espécie de semente que cultivou e gerou uma atitude negativa dentro da mente do indivíduo.

Em outras palavras, a ideia é tratar e curar esses hábitos negativos a partir da raiz do problema. O método parte do princípio que os ensinamentos da cabala, uma sabedoria milenar também definida como um misticismo judaico que prega que todas as esferas da vida humana, possuem a mesma origem e possui seus próprios ensinamentos a respeito de Deus, o homem, o universo e a criação.

Alguns ensinamentos retirados da cabala na segunda fase da dieta com o objetivo de curar os hábitos negativos são:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Saber compartilhar;
  • O poder de dizer não;
  • O poder de dizer sim;
  • Meditação.

Terceira fase – a dieta da alma

Já a terceira etapa do programa tem como proposta a criação de mantras cujo objetivo é tornar a alma da pessoa mais espiritualizada. O método prega que isso deve acontecer por meio da recitação de mantras e salmos em voz alta e em horários específicos.

Entretanto, ao recitar as mensagens, é necessário que a pessoa entenda o que cada um deles significa. 

Cardápio da dieta da cabala

Confira a seguir o exemplo do cardápio de um dia da dieta da cabala:

  • Café da manhã: 1 tapioca pequena com chia e um ovo de recheio, ½ mamão papaia com ½ colher de chá de linhaça e 1 copo de 200 ml de suco de uva integral.
  • Em jejum ou depois do café da manhã: 1 copo de 200 ml de água.
  • Lanche da manhã: suco da juventude. Para fazê-lo bater 200 ml de água, 1 banana, a colher de chá de chia e 1 colher de chá de linhaça no liquidificador.
  • Almoço: 1 copo de 200 ml de água, 1 xícara de chá ou 100 g de berinjela cozida, 1 xícara de chá ou 100 g de cenoura crua, salada verde à vontade e 1 filé de 200 g de peixe tipo Saint Peter.
  • Lanche da tarde: 1 copo de 200 ml de água e 1 quantidade equivalente à palma da mão de oleaginosas – castanhas, amendoim, nozes e amêndoas.
  • Jantar: 1 tigela de sopa de abobrinha, berinjela, chuchu, cenoura, beterraba, couve, brócolis e legumes.
  • Ceia: 1 copo de 200 ml de suco preparado com maçã, pepino, couve, hortelã, alface e inhame. Todos os ingredientes devem ser usados crus para fazer a bebida.

Cuidados importantes

Antes de começar a seguir a dieta da cabala ou qualquer programa alimentar, é fundamental recorrer ao médico e ao nutricionista para se certificar de que a dieta em questão é realmente apropriada para o seu caso e garantir que não trará problemas à saúde.

Isso porque, mais importante do que seguir uma dieta para perder peso, é encontrar um método que permita que você tenha o peso que deseja e, ao mesmo tempo, possa ser sustentado a longo prazo e não prejudique a sua saúde, de modo que o organismo receba todos os nutrientes que necessita para funcionar corretamente.

Você já tinha ouvido falar da dieta da Cabala? O que achou do modo como funciona e do cardápio deste programa alimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário