Como fazer um churrasco low carb: acompanhamentos, dicas e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 26/10/2021

O churrasco é, sem dúvidas, um momento muito especial para quem está seguindo uma dieta low carb. Isso porque a base do churrasco são as proteínas.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas ao pensar nos acompanhamentos, surge uma certa preocupação já que os demais pratos servidos em um churrasco são tradicionalmente ricos em carboidratos. Exemplo disso são alimentos como o pão de alho, a maionese, a farofa e as sobremesas.

Apesar de o carboidrato ser permitido em uma dieta low carb, é importante consumir esses alimentos com moderação e focar na ingestão de proteínas, fibras e gorduras saudáveis.

Confira então algumas dicas e cuidados para saborear um bom churrasco low carb sem ter que deixar os acompanhamentos de lado.

Dicas para fazer um churrasco low carb

Preparar um churrasco low carb com acompanhamentos criativos e saborosos é mais fácil do que você imagina. Veja abaixo algumas sugestões de pratos e alimentos que você pode incluir em um churrasco desse tipo.

vegetais low carb
Usar vegetais low carb é uma boa estratégia para fazer um churrasco low carb

Use vegetais low carb

Existe uma série de vegetais com baixo teor de carboidratos que são ideais para uma salada. Além de ser low carb, esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras alimentares essenciais para o organismo.

São inúmeras as opções de acompanhamento em um churrasco low carb, como por exemplo:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Salada de folhas verdes;
  • Couve refogada;
  • Vinagrete com tomate, cebola, pimentão, vinagre e temperos naturais;
  • Legumes assados na brasa, como abobrinha e berinjela.

Outros vegetais considerados low carb que você pode usar no seu churrasco são: brócolis, couve-flor, pepino, cogumelo, aspargo, aipo, rabanete, espinafre e repolho.

Adapte a salada de maionese

A salada de maionese com batatas é um acompanhamento clássico nos churrascos. O problema é que a batata é rica em carboidratos e pode acabar com a sua dieta. Mas a boa notícia é que você pode adaptar a receita para torná-la low carb.

Para isso, basta usar a couve-flor no lugar da batata. Você vai precisar lavar, cozinhar e cortar a couve flor em pedaços pequenos. Em seguida, é só misturar com os outros ingredientes que costumam ser usados, como a maionese, os ovos e os temperos.

Porém, tome cuidado para não cozinhar demais a couve-flor, pois isso pode fazer ela desmanchar e se tornar uma pasta.

salada de maionese

Inove nos aperitivos

Enquanto as proteínas do churrasco não ficam prontas, você pode servir alguns aperitivos low carb.

Uma boa ideia é preparar uma linda tábua de frios com mussarela e salame com azeitona, palmito, ovo de codorna e tomate cereja para acompanhar. Mais sugestões de aperitivos incluem:

  Continua Depois da Publicidade  

Faça uma farofa low carb

Se você usar a farinha certa, é possível ter uma deliciosa farofa no seu churrasco low carb. Para isso, a sugestão é usar uma farinha com poucos carboidratos, como por exemplo as farinhas de amêndoas, coco, castanhas, nozes, amendoim, banana verde, semente de girassol, semente de abóbora e linhaça.

Outra estratégia consiste em preparar uma farofa “falsa” usando couve flor ralada e frita no lugar da farinha.

Além da base da farofa, você pode adicionar ingredientes como bacon, cebola, ovos, sementes e cheiro verde.

Prefira bebidas leves e sem açúcar

Uma boa opção de bebida para acompanhar o seu churrasco low carb é a água com gás com gelo e limão. Mas se você preferir um suco, faça um suco verde ou um suco low carb à base de vegetais, para não elevar o seu consumo de carboidratos.

Suco low carb

Substitua a sobremesa por frutas deliciosas

Ao invés de comer sobremesas calóricas e cheias de carboidratos, você pode optar por um doce mais leve como uma fruta.

Certamente, não é qualquer fruta que se encaixa em uma alimentação baixa em carboidratos, mas existem várias frutas que podem ser consumidas com moderação, sem peso na consciência. Alguns exemplos são: melancia, morango, abacate, melão e pêssego.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você não gostar da ideia de frutas como sobremesas, é possível reproduzir uma receita de sobremesa low carb para completar o seu churrasco.

Vale ressaltar que existem variações da dieta low carb e, por isso, é sempre bom conversar com um nutricionista para saber quais são os alimentos mais adequados para a sua alimentação. Mas de qualquer forma, é possível preparar um churrasco low carb com vários acompanhamentos deliciosos sem sair da dieta.

Fontes e referências adicionais

Você já pensou em fazer um churrasco com acompanhamentos low carb? Gostou das ideias sugeridas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário