Cardápio Para Dieta de 800 Calorias Por Dia Vale a Pena?

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

Um cardápio de dieta de 800 calorias por dia é uma restrição calórica muito grande e a maioria dos especialistas afirma que não é um bom caminho para emagrecer. Enquanto algumas pessoas são mais cuidadosas e cortam poucas calorias do consumo diário, outras arriscam e tomam atitudes mais drásticas, diminuindo bastante a ingestão calórica.

Programas alimentares como a dieta de 800 calorias por dia, cortam mais da metade do consumo calórico diário, se levarmos em conta que uma pessoa ingere 2 mil calorias diariamente.

Muitas pessoas optam por fazer uma dieta de 800 calorias por dia por acharem que é uma das estratégias alternativas para não ter que fazer o jejum intermitente. Elas não se dão bem fazendo o jejum intermitente e resolvem tentar baixar muitas as calorias da dieta durante alguns dias por semana.

Mas qualquer restrição calórica assim deve ser feita somente com acompanhamento e recomendação médica. A maioria dos médicos afirma que uma dieta de 1200 calorias já é uma ótima restrição calórica diária para perda de peso. Ter uma dieta de 800 calorias por dia não é algo recomendado pelos médicos.

Fazer restrições calóricas severas por muito tempo além de não ser saudável, também não dá resultados satisfatórios de emagrecimento definitivo. Até mesmo para as pessoas que optam por fazer uma dieta de 1200 calorias por dia, se recomenda fazer uma variação calórica (dia do lixo) na qual se come mais calorias durante uma a dois dias por semana para que o corpo não se acostume e pare de queimar gordura.

Para emagrecer, é necessário gastar um número de calorias maior do que a quantidade consumida. De olho nessa conta, algumas pessoas resolvem apostar na redução de sua ingestão calórica diária para perder os quilinhos a mais que tanto incomodam. Mas é preciso ter cuidado para não baixar demais e manter uma dieta muito nutritiva

O limite da conta de calorias para emagrecer

Antes de tudo, é preciso saber que uma dieta de 800 calorias por dia traz riscos à saúde. Se considerarmos que a maioria das pessoas consome 2 mil calorias por dia, uma dieta de 1200 calorias já seria uma grande redução, não havendo necessidade de fazer uma dieta de 800 calorias por dia.

Quando uma pessoa ingere menos de 1200 calorias por dia, o organismo ainda funciona, porém, sente-se cansada, sem energia e com mais fome, o que torna a dieta difícil de ser sustentada.

Como se isso não bastasse, uma dieta de 800 calorias por dia pode trazer outros efeitos colaterais como náusea, diarreia e prisão de ventre. Um programa alimentar de baixas calorias ainda pode desacelerar o metabolismo, o que diminui a eficiência da queima de calorias, e pode causar justamente o efeito oposto, que é o aumento de peso.

Além de emagrecer, você precisa ter em mente a necessidade de perder peso com saúde, seguindo uma alimentação nutritiva e equilibrada. Até porque, de que adianta se livrar dos quilinhos em excesso, mas sentir fraqueza e cansaço o tempo todo, passar mal, ficar doente e até mesmo ter que passar um tempo no hospital?

Importância de uma Dieta Nutricionalmente Completa

Emagrecer não é apenas uma questão de calorias, mas também de composição de alimentos. Logo, mesmo se estiver fazendo uma redução calórica, você precisa fornecer nutrientes ao seu corpo e investir em alimentos que o sustentem. Isso inclui vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, gorduras e fibras.

Assim, antes de seguir uma dieta de restrição de calorias por dia é fundamental que você converse com seu médico e nutricionista para verificar se ela é mesmo recomendada para o seu caso.

Eles poderão te auxiliar no que se refere à escolha de alimentos que ofereçam os nutrientes que o seu organismo precisa receber todos os dias para funcionar corretamente. Até porque será um desafio e tanto reunir alimentos e montar cardápios que não sejam apenas pobres em calorias, mas também nutritivos.

Quando mais variado for seu cardápio diário, melhor. Ou seja, procure colocar grandes quantidades de alimentos não-calóricos para chegar até ao total de calorias do dia. Veja essa lista de alimentos muito pouco calóricos para te ajudar.

Outro ponto importante a se destacar é o de não seguir uma dieta com poucas calorias por dia durante muito tempo, a não ser que haja recomendação médica. Dietas com reduções calóricas drásticas feitas por longos períodos podem trazer complicações como a perda de ossos e músculos e problemas no funcionamento dos rins e do fígado.

Nutrientes e Saciedade

Qualquer dieta com poucas calorias deve ter como prioridade a variedade de alimentos e a densidade calórica deles. Ou seja, deve-se escolher alimentos que tenham muitas vitaminas e minerais e também tenham proteínas de alta qualidade, bons carboidratos e gordura saudáveis. Estes são a micro e macronutrientes importantes para o corpo funcionar bem e você não passar fome

Uma grande variedade de folhosos (couve, alface, espinafre, acelga, agrião), frutas menos calóricas (como morango e frutas vermelhas) e outros vegetais (como beringela, couve-flor, abobrinha e brócolis) é fundamental nesse sentido.

Então, fica a dica para não adotar essa opção de cardápio de 800 calorias como dieta e sim algo mais próximo a 1200 com muitos alimentos poucos calóricos mas cheio de nutrientes para não ter nenhum efeito indesejado para a saúde.

Se você não adicionar alimentos que fazem volume no seu estômago, mesmo sendo pouco calóricos, você correr o risco de ficar com fome durante o dia e até meio irritado. Assim, quando voltar à alimentação habitual, corre o risco de comer muita coisa de uma vez só e acabar engordando tudo ou até mais do que emagreceu.

Veja também:

Também é recomendado beber muita água. A água ajudara seu organismo a funcionar melhor e ainda diminuirá a fome.

Cardápio para dieta de restrição de calorias por dia

Você já entendeu o que acontece com seu corpo na restrição calórica e já sabe que sua dieta deve ser bem completa e variada. Mesmo seguindo uma dieta de baixo teor calórico, é fundamental buscar escolher alimentos que forneçam os diversos nutrientes que o organismo necessita para sobreviver. Vamos apresentar algumas opções de cardápio para você montar sua dieta.

Dica importante sobre exercícios:

Se você estava pensando em fazer uma dieta de 800 calorias por dia, considere fazer uma dieta de 1200 a 1500 calorias e adicionar 30 a 40 minutos de exercícios por dia. Isso tornará o emagrecimento mais efetivo e de forma mais saudável. Na prática, se descontarmos da conta o gasto calórico adicional proporcionado pelo exercícios, sua dieta terá menos calorias do que isso. É um caminho mais saudável.

Exemplos para te Ajudar com o Cardápio da Dieta

Observação importante: Especialmente nos almoços e jantar, considere acrescentar mais vegetais como espinafre, couve, couve-flor e brócolis já que quase não tem calorias e são muito ricos nutricionalmente. As poucas calorias adicionais não vão praticamente fazer diferença no final do dia.

Daremos a seguir vários exemplos de refeições com quantidade de calorias para te ajudar.

Observação: Você pode escolher quantas refeições quiser até completar as calorias do dia que deseja. Estes são apenas exemplos de calorias. Para ter uma dieta personalizada para suas necessidades, converse com sua nutricionista.

Exemplo de alimentos para café da manhã e lanche:

  • 1 ovo bem cozido (78 calorias);
  • 1 fatia de pão integral (80 calorias);
  • ½ xícara de leite zero gorduras (42 calorias).
  • 1 xícara de morangos cortados pela metade (49 calorias);
  • 100 g de framboesas vermelhas (52 calorias).
  • 1 xícara pequena de iogurte com baixo teor de gorduras (154 calorias);
  • 1 xícara de melancia cortada em cubo (46 calorias).
  • 1 copo de iogurte light de morango (55 calorias);
  • ½ maçã média (35 calorias).

Exemplo de alimentos para almoço e jantar:

  • Salada verde com ½ xícara de frango grelhado (70 calorias);
  • Sopa leve de vegetais (15 calorias);
  • 100 g de batata-doce cozida (114 calorias).
  • 85 g de peito de frango grelhado com 85 g de batata-doce assada e ½ xíxara de brócolis cozido ao vapor; (250 calorias);
  • 1 laranja pequena (50 calorias).
  • Sanduíche de frango (200 calorias).
  • 1 colher de sopa de arroz integral cozido (25 calorias);
  • 1 concha de lentilhas (70 calorias);
  • 1 xícara de cenoura cortada em tiras (50 calorias);
  • 100 g de filé de frango grelhado (165 calorias).

Como Definir as Refeições da Minha Dieta

O que você vai mudar na sua dieta agora?

Você já fez um cardápio de dieta de 800 calorias por dia? O que achou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (103 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

9 comentários em “Cardápio Para Dieta de 800 Calorias Por Dia Vale a Pena?”

  1. Olá, boa noite. Fiz o cálculo e injiro 1485 kcal por dia, e gasto 2041 kcal, porém não consigo entender o pq não consigo emagrecer. Faço somente 2 refeições diárias almoço e café da tarde. Como somente salada e carne, e no café como 2 fatias de pao integrar com presuntado e queijo, durante o dia tomo chás e água . Me ajudem , odeio meu corpo

    • Seu corpo pode estar estocando energia por você ter reduzido excessivamente suas refeições. Procure ingerir alguma fruta entre as refeições, reduza os carboidratos mas nao os retire por completo, pois pode sentir tonturas. Faça meia hora de caminhada, tenho certeza que voltará a emagrecer. E pratique Yoga ou Meditação, foi um santo remedio para a minha depressão.

      • Oi,exercício e essencial pra quem quer perde peso,uma boa pra vc seria a caminhada,três vez na semana ajuda muito;e outra coisa não ingerir açúcar vai te ajudar muito,tudo bem equilibrado;e bom saúde

    • Excesso de sal ou consumo de açúcar não vão te deixar emagrecer tbm presunto apresuntado e quais quer outros embutidos são restritamente proibidos em uma dieta… Vale a pena rever sua dieta e recalcular os gastos diários e calorias consumidas…

    • você precisa ver se eu gasto calorico é realmente 2041, geralmente é bem menor, por isso você não consegue emagrecer, pois está empatando o gasto com o consumo,

  2. Sempre é bom termos dicas tão boas de como perder peso. Se for para ajudar na saúde como é o meu caso, que estou com triglicerídios, vale muito a pena seguir essas dicas, claro que por pouco tempo.