Cardápio para dieta de 800 calorias por dia vale a pena?

Especialista da área:
atualizado em 22/11/2021

Um cardápio de dieta de 800 calorias por dia é uma restrição calórica muito grande e a maioria dos especialistas afirma que não é um bom caminho para emagrecer. Enquanto algumas pessoas são mais cuidadosas e cortam poucas calorias do consumo diário, outras arriscam e tomam atitudes mais drásticas, diminuindo bastante a ingestão calórica.

Programas alimentares como a dieta de 800 calorias por dia, cortam mais da metade do consumo calórico diário, se levarmos em conta que um indivíduo adulto ingere uma média 2.000 calorias diariamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Muitas pessoas optam por fazer uma dieta de 800 calorias por dia por acharem que é uma das estratégias alternativas para não ter que fazer o jejum intermitente. Elas não se dão bem fazendo o jejum intermitente e resolvem tentar reduzir bastante as calorias da dieta durante alguns dias por semana. Mas uma restrição calórica tão drástica deve ser feita somente com acompanhamento e recomendação médica.

A maioria dos médicos afirma que uma dieta de 1200 calorias já é uma ótima restrição calórica diária para perda de peso. Fazer restrições calóricas severas por muito tempo além de não ser saudável, também não traz resultados satisfatórios para o emagrecimento definitivo.

Nutrientes e saciedade

refeição saudável dieta poucas calorias

Uma dieta com baixo consumo calórico não oferece uma quantidade suficiente de energia ao corpo e a forma pela qual o nosso organismo lida com isso é obtendo energia de outras fontes.

Além disso, é essencial escolher alimentos que sejam ricos em vitaminas e minerais, e que possuam proteínas de alta qualidade, bons carboidratos e gordura saudáveis, garantindo assim o funcionamento adequado do organismo.

Uma grande variedade de folhosos (couve, alface, espinafre, acelga, agrião), frutas menos calóricas (como morango e frutas vermelhas) e outros vegetais (como berinjela, couve-flor, abobrinha e brócolis) também são fundamentais nesse sentido.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando uma pessoa ingere somente 800 calorias por dia, o organismo ainda funciona, porém, ela se sente mais cansada, sem energia e com mais fome, o que torna a dieta difícil de ser sustentada.

Além do mais, consumir menos de 1200 calorias diariamente pode causar problemas como fraqueza, intolerância ao frio, fadiga, irregularidade no período menstrual, prisão de ventre e inchaço das mãos e dos pés.

Portanto considere fazer uma dieta de 1200 a 1500 calorias e adicionar 30 a 40 minutos de exercícios por dia. Isso tornará o emagrecimento mais efetivo e de forma mais saudável.

Na prática, se você descontar da conta o gasto calórico adicional proporcionado pelos exercícios, sua dieta terá menos calorias do que isso. É um caminho mais saudável.

Também é recomendado beber muita água. A água ajudará seu organismo a funcionar melhor e ainda diminui a fome.

Vídeo: 10 alimentos que quase não tem calorias

Veja no vídeo abaixo alguns alimentos que são indicados para serem consumidos em uma dieta de restrição calórica.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja também:

Exemplos para te ajudar com o cardápio da dieta de 800 calorias

É importante acrescentar mais vegetais como espinafre, couve, couve-flor e brócolis nas refeições, já que quase não possuem calorias e são muito ricos nutricionalmente. As poucas calorias adicionais não farão praticamente nenhuma diferença ao final do dia.

Você pode escolher quantas refeições quiser até completar as calorias do dia que deseja. Confira abaixo, alguns alimentos e seus valores calóricos para serem inseridos no seu programa alimentar.

Exemplo de alimentos para café da manhã e lanche

AlimentoCalorias (kcal)
1 ovo bem cozido 78
1 fatia de pão integral 80
½ xícara de leite zero gorduras42
1 xícara de morangos cortados49
100 g de framboesas vermelhas 52
1 xícara de iogurte com baixo teor de gorduras154
1 xícara de melancia cortada em cubos46
1 copo de iogurte light de morango 55
½ maçã média35

Exemplo de alimentos para almoço e jantar

AlimentoCalorias (kcal)
Salada verde com ½ xícara de frango grelhado70
Sopa leve de vegetais15
100 g de batata-doce cozida114
85 g de peito de frango grelhado com 85 g de batata-doce assada e ½ xícara de brócolis cozido ao vapor250
1 laranja pequena50
Sanduíche de frango200
1 colher de sopa de arroz integral cozido25
1 concha de lentilhas 70
1 xícara de cenoura cortada em tiras50
100 g de filé de frango grelhado165

Vídeo: como ajudar a definir as refeições da sua dieta

Você já fez um cardápio de dieta de 800 calorias por dia? O que achou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (108 votos, média 3,94)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

13 comentários em “Cardápio para dieta de 800 calorias por dia vale a pena?”

  1. Estou fazendo uma dieta de 800 calorias peso tudo. É um grande desafio, essa dieta foi passada pelo médico durante um mês. Tem horas que acho que não vou conseguir. Cortei muita coisa principalmente doces e besteiras.

    Responder
  2. Tenho 36 anos, meço 1,75,pesava 96,100kgs,iniciei dieta restrita de 800calorias,e tem dias que meu consumo diário de alimentação , não ultrapassa 2litros de nutrientes,incluso à água(tinha uma alimentação balanceada em partes, mas estava consumindo muita água,acima de 5litros e fora ,que não sinto fome assim,comia a mesma alimentação,sem variar) resultado,gorda e inchada(muito triste, pessoas fazendo piadas ao meu respeito). Faço essa dieta restrita hipocalórica,pois meu colesterol é alto,mesmo que consuma alimentos saudáveis (recomendação médica tomo remédio para baixar-lo e faço exames periódicos, família tem histórico de problema de coração e diabetes e fora alguns parentes obesos).O que quero alertar é o seguinte conheça seus limites,parti para essa restrita,pois, já, consumia uma alimentação saudável.Leiam e procure ajuda(a receita de um não serve para outro e vice-versa).Procure equilíbrio (não é fácil, mas não é impossível).Cuide-se em todos sentidos(físico e mental).Se ame e respeite seus limites,fadiga, não faz vencedores,nessa luta contra a obesidade,sobrepeso,ou qualquer que seja sua intenção se proteja(não é encapsula-se), mas sim procure equilíbrio.Já cometi e vezes cometo erros(anorexia e bulimia) perdi cabelos,estava magra e me via acima do peso).

    Responder
    • Estou preocupada faz 7 dias que comecei o jejum intermitente de 16 por 8.. porém observei q estou consumindo cada vez menos calorias…estou perdendo a fome e estou desinchando bem! Estou acompanhando por aplicativo…Hoje
      19/08 eu consumi 625 calorias
      18/08 consumi 816
      17/08 consumi 1056
      16/08 consumi 1464
      15/08 consumi 1458
      14/08 consumi 1149
      13/08 consumi 1512

      Estou fazendo o jejum errado? Eu optei por tirar o café da manhã.. começo a comer as 15:00 hras e paro as 23:00 no jejum tomo chá seca barriga e café sem açúcar além de muita água. Sempre fui gorda e Tive 2 cesáreas uma atrás da outra. A última cesárea faz 8 meses.. decidi começar a dieta pq parei de amamentar. Meu cérebro mudou e é a segunda vez q isso acontece.. na outra vez perdi 18 kg em 3 meses eu não tinha filhos.. comia de 3 em 3 horas. Minha comida era congelada e tomava suco verde.. nada de açúcar…e acabei tendo compulsão com bala de goma depois de 3 meses e nunca mais consegui voltar. Agora meu cerebro mudou denovo.. como ovos cozido, grão de bico, abobrinha mas estou consciente q algum momento eu vou comer alguma besteira. Porém, eu não vou parar a dieta! Esse déficit calórico com o jejum pode me prejudicar? De que forma? Me ajude! Tenho 25 anos

      Responder
  3. Olá, boa noite. Fiz o cálculo e injiro 1485 kcal por dia, e gasto 2041 kcal, porém não consigo entender o pq não consigo emagrecer. Faço somente 2 refeições diárias almoço e café da tarde. Como somente salada e carne, e no café como 2 fatias de pao integrar com presuntado e queijo, durante o dia tomo chás e água . Me ajudem , odeio meu corpo

    Responder
    • Seu corpo pode estar estocando energia por você ter reduzido excessivamente suas refeições. Procure ingerir alguma fruta entre as refeições, reduza os carboidratos mas nao os retire por completo, pois pode sentir tonturas. Faça meia hora de caminhada, tenho certeza que voltará a emagrecer. E pratique Yoga ou Meditação, foi um santo remedio para a minha depressão.

      Responder
      • Oi,exercício e essencial pra quem quer perde peso,uma boa pra vc seria a caminhada,três vez na semana ajuda muito;e outra coisa não ingerir açúcar vai te ajudar muito,tudo bem equilibrado;e bom saúde

        Responder
    • Excesso de sal ou consumo de açúcar não vão te deixar emagrecer tbm presunto apresuntado e quais quer outros embutidos são restritamente proibidos em uma dieta… Vale a pena rever sua dieta e recalcular os gastos diários e calorias consumidas…

      Responder
    • você precisa ver se eu gasto calorico é realmente 2041, geralmente é bem menor, por isso você não consegue emagrecer, pois está empatando o gasto com o consumo,

      Responder
  4. Sempre é bom termos dicas tão boas de como perder peso. Se for para ajudar na saúde como é o meu caso, que estou com triglicerídios, vale muito a pena seguir essas dicas, claro que por pouco tempo.

    Responder