Dieta da Grazi Massafera – Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 12/02/2020

Não é a toa que os médicos afirmam que as dietas não devem ser adotadas apenas para controle de peso. A qualidade de vida obtida a partir de uma alimentação equilibrada pode reduzir a possibilidade de doenças, e ainda nos auxiliar a manter o bem estar.

Você sabia que há determinados alimentos que podem favorecer ao equilíbrio de seu organismo? Pois é, e a dieta da Grazi Massafera segue esse princípio. Os cuidados da celebridade com a boa forma se intensificaram após a gravidez, o que faz muitas mulheres se identificarem.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a iniciativa adotada por Grazi Massafera? Fique de olho no cardápio e nas dicas da dieta que a atriz compartilha, quem sabe você conquista as medidas que deseja e ainda obtém mais saúde e equilíbrio, como a mãe de Sofia.

Iniciativas de Grazi

6-grazi-4

Esse é o nome dado à metodologia da dieta da Grazi Massafera. O nome pode ser tão incomum quanto o sobrenome da apresentadora, mas a metodologia envolve uma alimentação natural, simples, caseira e acima de tudo, muito saudável. Essa dieta indica uma alimentação com o uso de temperos que favorecem o funcionamento metabólico. Os alimentos naturais são utilizados como remédios para contribuir com o equilíbrio do corpo e da alma, utilizando o conceito de que mente e corpo devem estar conectados para a pessoa se manter sã.

Grazi Massafera afirma que ela mesma não possui um cardápio pré-estabelecido. A atriz afirma que tenta variar o máximo que pode. Ela tenta evitar o consumo de açúcar, sal, gorduras e massas para manter o corpo em forma. O consumo de bebidas alcoólicas e carboidratos no período noturno foi interrompido. É importante sabermos que a adição dos temperos dessa dieta também reduz a compulsão por doces, além de possibilitar sentimento de saciedade.

Ela afirma que a prática da metodologia ayurvédica possibilitou que ela eliminasse os 18 quilos adquiridos na gestação. O interesse pela dieta foi despertado antes da gestação, quando Grazi decidiu se especializar na culinária ayurvédica, assim aprendendo sobre os modos de preparo de algumas refeições e técnicas que proporcionam um melhor sabor. A dieta da Grazi Massafera conta com carnes magras e muitos legumes e saladas.

Dieta Ayurvédica

6-grazi-1

A dieta da Grazi Massafera consiste em um sistema alimentar com características medicinais da cultura Indiana. O método oferece um caminho simples para você obter saúde física e mental, podendo notar os benefícios no comportamento do corpo, e também nas atividades diárias. Não se prenda a cardápio, suplementos ou remédios prescritos, essa é uma forma de desenvolver o seu corpo de forma única, reconhecendo-o pelo seu funcionamento particular, o qual também pode ser chamado de Dosha.

A abordagem holística dessa dieta possibilita que você sinta não só o bem estar físico, mental, mas também emocional. Essa dieta pode se tornar uma solução rápida, eficaz e saudável para diversas condições de saúde.

A escolha dos alimentos é feita através da identificação da sua Dosha, cada uma possui um conjunto único de características, sendo nomeadas como Vata, Kapha ou Pitta. A identificação dessa Dosha exige um conhecimento sobre a história de seu corpo e tendências físicas por um médico ayurvédico. Há também disponíveis diversos testes ayurvédicos que apoiam você na identificação de sua Dosha. A maioria das pessoas tem a sua Dosha formada a partir da combinação de duas, mas sempre há uma predominante.

Vale saber que as dietas planejadas de acordo com as características das Doshas também podem auxiliar àquelas pessoas que, mesmo mantendo uma alimentação hipercalórica, não conquistam o peso que desejam.

As Doshas

6-grazi-6

1. Kapha

O físico das pessoas que possuem essa Dosha como predominante possuem tendência a quadris e ombros largos, cabelo ondulado e boa resistência física. Mentalmente, essas pessoas tendem a ser mais lentas no aprendizado, mas possuem grande capacidade de memória. Eles são fieis e estáveis, muito bons em relacionamentos.

Algumas plantas podem auxiliar no funcionamento metabólico dessas pessoas, como a Guggul Herbal, que é uma planta que esta intimamente ligada à mirra. Os exercícios físicos são fundamentais para essas pessoas manterem-se em equilíbrio, a vida ativa pode oferecer uma melhor qualidade de vida.

2. Pitta

Essas pessoas tipicamente possuem estatura média e bom tônus muscular. Os cabelos grisalhos surgem prematuramente, e a calvície não é descartada. Elas possuem aparência avermelhada e desfrutam de altos níveis de energia, além de terem o apetite aguçado. Mentalmente, são inteligentes, centradas e ambiciosas. A paixão pela vida é uma das principais características, sendo também perfeccionistas e facilmente irritáveis.

As doenças inflamatórias são possíveis problemas, o sistema digestivo também pode ser vulnerável. Perfil super estressado e trabalhadores compulsivos possuem maior possibilidade de ter essa Dosha como dominante. Para ajudar em inflamações, recomenda-se o consumo de aloe vera, óleo de coco e chá de rosa pétala Jam. O ideal nessa dieta é evitar especiarias quentes, bebidas alcoólicas, café, vinagre, frutas cítricas, alimentos ácidos e tomate. Os vegetais com alto teor de água e as frutas são ótimos aliados.

3. Vata

Esse perfil engloba aquelas pessoas que tendem a ter dificuldade para ganhar peso. Fisicamente esses indivíduos possuem estrutura óssea fina, e sentem frio a maior parte do tempo. Sua pele e cabelo possuem aparência seca e pouco tônus muscular. Essas pessoas possuem capacidade e aprendizado rápido, mas esquecem facilmente. Elas adoram mudanças e são muito criativas. Emocionalmente, elas são pessoas entusiasmadas e ansiosas.

Os indivíduos com a Dosha Vata são mais propensos a casos de má digestão, inchaços e constipação, além de pegarem facilmente resfriados nas estações mais frias. Ervas como a Triphala são muito indicadas para proprocionarem uma melhor digestão. O gergelim também é indicado para evitar os resfriados. Tomar leite quente antes de dormir pode ajudar no sono dessas pessoas. O ideal é que evitem alimentos secos, crocantes, bebidas carbonatadas e vegetais frios e crus. A sua dieta é basicamente planejada com alimentos quentes e cozidos, cereais, nozes, e uma manteiga clarificada, chama da de Ghee.

Cardápio da dieta da Grazi Massafera

6-grazi-3

Veja abaixo o cardápio da dieta da Grazi Massafera, mas compreenda que esse cardápio é flexível, e necessita do reconhecimento de sua Dosha, para então serem escolhidos os melhores alimentos que favoreceram o equilíbrio de sua mente e corpo.

Café da manhã:

  • Pão de forma integral (sem farinha branca na composição);
  • 1 fatia de peito e peru;
  • 1 colher (de sobremesa) de mel;
  • 1 copo de suco de 2 limões.

Lanche da manhã:

  • 1 barrinha de cereal;
  • 1 copo de suco de laranja.

Almoço:

  • 1 colher (de sopa) de arroz integral;
  • Legumes cozidos;
  • 2 colheres (de sopa) de lentilha;
  • 1 copo de suco (soja);
  • 1 colher (de sopa) de azeite.

Lanche da tarde:

  • 1 barrinha de cereal;
  • 1 copo de suco de laranja.

Jantar:

  • 100 gramas de frango grelhado;
  • Sopa de legumes e folhosos;
  • Agrião a gosto;
  • 3 unidades de amêndoas;
  • 1 copo de iogurte grego ou natural.

https://www.youtube.com/watch?v=7yIMu2n1FBE

Você acredita que essa metodologia da dieta da Grazi Massafera serviria também para você? Qual seria a sua Dosha, pensando assim à primeira impressão? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Dieta da Grazi Massafera – Cardápio e Dicas”