A Dieta Ayurvédica – Como funciona, cardápio e dicas

Especialista da área:
atualizado em 16/03/2021

Embora o objetivo da dieta ayurvédica não seja exatamente a perda de peso, mas sim a o equilíbrio do organismo, ela acaba levando, de uma forma ou de outra, ao emagrecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque essa prática de medicina tradicional indiana foca nos alimentos que trazem equilíbrio ao nosso corpo, além de uma qualidade de vida melhor.

Então, vamos entender como funciona a dieta ayurvédica, além de conhecer algumas dicas de cardápio.

Como funciona a dieta ayurvédica

dieta ayurvédica alimentos

A dieta ayurvédica se baseia na ideia de que todo mundo tem um dosha, ou tipo de corpo, dominante.

Os doshas englobam um conjunto de características individuais que determinam o nosso temperamento, e a dieta tem como objetivo evitar os alimentos que possam prejudicar o equilíbrio do seu corpo de acordo com essas características pessoais.

Além disso, ela visa também introduzir alimentos que auxiliem na desintoxicação de seu organismo. Assim, com o funcionamento correto do fígado e dos rins, as toxinas serão filtradas corretamente e o equilíbrio será conquistado, ficando evidente com a diminuição de medidas.

E para separar os alimentos em categorias, a dieta ayurvédica reconhece seis grupos de sabores e indica o consumo regular de todos esses grupos durante o dia.

Então, recomenda-se uma sequência para as ingestões de alimentos em suas refeições, para proporcionar um melhor processo digestivo e uma queima de gorduras mais eficiente.

Os grupos são ordenados a fim de auxiliar no equilíbrio e melhor eficiência do metabolismo. São eles:

  • Doces: Mel, açúcar, leite, massas, arroz, e outros carboidratos;
  • Ácidos: Limão, vinagre e laranja, por exemplo;
  • Salgados: Qualquer alimento salgado;
  • Temperos fortes: Pimentas, gengibre, qualquer tempero quente, típico da culinária indiana;
  • Amargo: A exemplo do alface, açafrão e folhas verdes;
  • Adstringentes: Como lentilhas, feijão, romã.

Como descubro qual a minha dosha?

Há diversos sites que oferecem questionários e perguntas particulares a fim de traçar um perfil envolvendo suas características físicas e mentais.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas lembre-se que a dieta ayurvédica é baseada no tempo, então idade, experiências e várias situações de vida podem influenciar diretamente nos resultados dos questionários.

Entretanto, é importante usar um site confiável para determinar seu dosha, como esses por exemplo hkripalu.org e mapi.com (ambos em inglês)

Os elementos

família indiana comendo na mesa

É dito que o organismo é formado por três forças nomeadas Doshas, que, em um corpo saudável, permanecem em equilíbrio, assim reduzindo a probabilidade de doenças.

Mas, antes de nos aprofundarmos nos fundamentos e resultados da dieta ayurvédica, devemos conhecer quais são esses elementos e suas propriedades:

1. Vata

É a Dosha que possui propriedades do “Ar”. Nesse caso, o ar é o elemento predominante, mas na verdade o temperamento Vata é determinado por uma combinação de ar e espaço.

As pessoas que possuem predominância dessa força tendem a sofrer com problemas como:

Além disso, o metabolismo dessas pessoas é rápido, o que contribui para que elas tenham dificuldade para ganhar peso e para aumentar a sua agilidade.

É indicado que não consumam alimentos amargos ou adstringentes em excesso, e recomenda-se o consumo de sopas quentes ao invés de saladas frias e alimentos crus. Também é recomendado comer vegetais, cereais e leguminosas, sempre cozidos ou aquecidos.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Pitta

É a Dosha que possui propriedades fortes do “Fogo”, mas que decorre da combinação de fogo e água.

Tais indivíduos são muito agitados e cheios de energia. A impaciência é um dos grandes problemas, e outros sinais de desequilíbrio no corpo podem incluir:

  • Gastrite;
  • Sede excessiva;
  • Ardência na pele;
  • Irritabilidade;
  • Aparecimento de espinhas;
  • Febre;
  • Inflamações.

Além disso, são pessoas críticas quanto a si mesmos e aos demais, não toleram desavenças e são fortemente perfeccionistas.

Então, para evitar desequilíbrios, deve-se evitar alimentos que aumentem o fogo digestivo, como salgados e temperos fortes. Essas pessoas devem optar principalmente pelas refeições frias, como saladas e alimentos crus.

3. Kapha

Essa força é constituída pela junção de propriedades da água e da terra, e seu excesso pode resultar na formação de “muco”.

Essas pessoas normalmente são pesadas, volumosas ou até obesas, e não gostam do tempo frio e úmido.

São calmos por natureza e pulam refeições com facilidade, além de possuírem grande facilidade de memorização, mas seu aprendizado é lento. Geralmente são carinhosos e afetuosos.

Os sintomas de desequilíbrio podem incluir:

  • Problemas respiratórios;
  • Produção excessiva de muco;
  • Má digestão;
  • Ganho de peso;
  • Cansaço extremo.

Pessoas com predominância dessa força devem evitar a ingestão de doces e sal, além de alimentos “pesados” e oleosos, como creme de leite e frituras.

Então, recomenda-se alta ingestão de verduras e legumes levemente cozidos no vapor, alimentos ricos em fibras, e incluir temperos como gengibre, pimenta e canela, para acelerar o metabolismo e equilibrar o dosha.

Os temperos

Os temperos constituem uma das partes mais importantes da dieta ayurvédica, eles são muito utilizados para diferenciar o modo de preparo das refeições e orientar as escolhas de acordo com as doshas.

Os principais eles são:

  • Cúrcuma: Tem um efeito anti-inflamatório e antioxidante, ajudando a proteger o corpo contra inflamações, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Além disso, age como estimulante cerebral;
  • Coentro: Também é um ótimo antioxidante e anti-inflamatório, contribuindo para a regulação do colesterol e da glicemia, além de melhorar o funcionamento intestinal;
  • Cominho: Eficiente no tratamento de problemas gástricos, além de fortalecer o sistema imunológico e a melhorar a circulação sanguínea.

Massala

A união de diferentes sabores é chamada de Massala, e deve ser utilizada a fim de ajudar na absorção adequada dos nutrientes, para que assim a digestão seja mais eficiente, assim como a queima de gorduras.

Massala

Veja abaixo a receita da Massala:

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de cominho em pó;
  • 1 e ½ colher (chá) de semente de coentro em pó;
  • 1 e ½ colher (chá) de gengibre em pó;
  • 1 e ½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída;
  • 1 colher (chá) de canela em pó;
  • ½ colher (chá) de cravo-da-índia em pó;
  • ½ colher (chá) de noz-moscada em pó;

Modo de Preparo:

  1. Leve todos os ingredientes em uma frigideira ao fogo, e misture todos esses ingredientes;
  2. Então, apague o fogo e armazene o conteúdo em um pequeno recipiente, que facilite o transporte da combinação para ser acrescentada em refeições fora de casa.

Equilíbrio além da alimentação

A dieta ayurvédica segue conceitos da cultura indiana, e objetivam o equilíbrio de corpo e mente.

E esses fundamentos não se restringem à alimentação, uma vez que eles afirmam que o corpo deve estar sintonizado com uma mente saudável.

Por isso, é importante incluir no dia a dia exercícios físicos, meditações, massagens e diversas manifestações benéficas ao seu corpo.

Então, se você tem uma rotina intensa e estressante, adote o hábito de meditar e reciclar os pensamentos. A ideia central da dieta é não só manter seu corpo físico saudável, mas sua mente também.

Práticas alimentares ayurvédicas básicas

Segundo a dieta ayurvédica, a ordem na qual os alimentos são consumidos tem grande importância.

Além de consumir os alimentos dentro de uma determinada ordem, conforme mencionado anteriormente (Doces, salgados, azedos, picantes, adstringentes e amargos), durante a refeição deve-se evitar conversar, rir ou qualquer outra distração, para focar sua atenção no alimento.

Também recomenda-se comer devagar, para saborear a refeição, mas não tão devagar a ponto de a comida esfriar.

Por fim, deve-se sempre evitar os excessos. Então, esteja atento aos sinais de saciedade, e espere a digestão de uma refeição para iniciar outra.

Dicas de cardápio para as refeições

Apesar de ser importante determinar o seu dosha, a fim de priorizar e evitar os alimentos certos, a dieta ayurvédica de uma forma geral recomenda a ingestão de alimentos integrais como legumes, frutas e grãos.

mingau de aveia

Além disso, a identificação do dosha pode ser um processo confuso. Por isso, preparamos uma sugestão de cardápio para você se inspirar e adaptar de acordo com seu dosha.

Café da manhã:

  • Mingau de aveia morno, preparado com água, água de rosas e cardamomo;
  • Você pode adicionar uma colher de chá de ghee, um tipo de manteiga clarificada, ingrediente típico da culinária indiana;
  • Água de coco em temperatura ambiente.

Almoço:

  • Kichadi, uma receita tradicional indiana, arroz integral ou arroz basmati;
  • Verduras e vegetais cozidos ou refogados;
  • Raízes;
  • Leguminosas, como lentilha vermelha, feijão azuki, moyashi. Busque grãos de tamanhos menores, para que assim você tenha uma digestão mais simples e rápida;
  • De 300 a 500 ml de água.

É recomendável repousar por pelo menos 15 minutos após o almoço, de preferência em um local agradável, mas não é indicado dormir.

Jantar:

  • Sopa de cenoura, vagem, mandioquinha ou fubá.

As refeições devem ser ricas em vegetais e legumes. Então, procure combinar mandioquinha, vagem e cenoura, por exemplo. Ou opte por sopas de legumes e peixes. Entretanto, deve-se evitar consumos muito calóricos neste horário.

Fontes consultadas:

Você já conhecia a dieta ayurvédica? Conseguiu identificar em qual dosha você se encaixa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média 4,20)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

3 comentários em “A Dieta Ayurvédica – Como funciona, cardápio e dicas”