A Dieta da Papinha de Bebê Para Emagrecer – Como Funciona

Especialista:
atualizado em 17/04/2020

A dieta da papinha de bebê para emagrecer promete a redução imediata do peso, principalmente por se tratar de um alimento pouco calórico e prático de se carregar. Abaixo, você conhecerá como essa estratégia alimentar funciona, por que você deveria adotá-la e quais as suas contraindicações.

Quando você acredita já ter visto todas as inovações de dietas para uma perda de peso mais eficiente, eis que utilizam um outro alimento para favorecer o emagrecimento. Pois é, quem ignora a funcionalidade pouco calórica de um determinado ingrediente para um cardápio regrado?

Para emagrecer com saúde, nada melhor do que basear a sua dieta diária em super alimentos emagrecedores. Eles podem ser termogênicos ou diuréticos e, além disso, ter vários nutrientes para que a sua vida seja muito mais saudável sem ter que apelar para dietas malucas ou da moda. Conheça os 15 super alimentos que ajudam a emagrecer

Alguns alimentos são tão incríveis que chamamos de alimentos com calorias negativas. São aqueles que  promovem um gasto calórico no organismo durante o seu processo de digestão que é maior do que o número de calorias encontradas em sua composição. Aipo, pepino e aspargos são apenas 3 desses exemplos.

A dieta da papinha de bebê foi criada exatamente pela pouca quantidade calórica do alimento, assim sendo aplicada para dietas de redução de percentual de gordura, e é exatamente por isso que agora você entenderá por que ela foi a escolhida para ser seguida por diversas celebridades como Tracy Anderson e Jennifer Aniston para emagrecer.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa dieta e avaliar seus pontos positivos e negativos para uma possível adoção, assim você entrará em forma sem esquentar muito a cabeça, já que a papinha de bebê pode ser facilmente adquirida.

Por que papinha de bebê?

O alimento é pouco calórico, e dependendo dos fabricantes, você pode encontrar porções de 100 gramas com apenas 62 calorias, além de conter apenas 0,2 gramas de gordura.

Como funciona?

A dieta da papinha de bebê pode reduzir significativamente o seu peso, mas é fundamental saber que a sua alimentação não se limitará apenas ao alimento, muito pelo contrário. Você deve adequar seu cardápio com as referências nutricionais, principalmente visando os nutrientes fundamentais para manter seu corpo em equilíbrio e queimando calorias. Então, você deverá substituir duas das suas refeições diárias por uma porção de papinha de bebê.

Recomenda-se que você substitua uma refeição do período da manhã e outra do período da tarde. O período noturno deve ser reservado para você consumir alimentos leves e que contribuam para a manutenção de sua nutrição. Você pode adequar sua refeição com legumes e verduras, além de evitar carnes gordas durante todas as refeições.

Por que adotar a dieta da papinha de bebê?

O alimento foi escolhido para receber uma dieta com seu nome exatamente por ser facilmente digerido, o que contribui para um fácil processo de digestão, assim acelerando a queima de gorduras, e sendo pouco calórico, não contribuindo para o acúmulo de gorduras localizadas.

Essa dieta é muito adotada porque não necessita que você perca tempo para realizar suas refeições, já que duas delas você poderá comprar prontas. O alimento pode ser facilmente encontrado, já que desde farmácias a pequenos mercados disponibilizam-no.

O alimento é seguro para consumo, já que é preparado para o público infantil, o qual está fase de crescimento e necessita de alimentos que contribuam para uma formação mais completa de vitaminas e minerais.

A papinha de bebê contém baixo teor de sal, ingrediente que pode contribuir para retenção de líquidos, influência que prejudica muitas pessoas que desejam perder peso. A papinha tem baixa quantidade de sal e principalme a vilã das dietas, gorduras.

Por que não adotar a dieta da papinha de bebê? 

Acredite, a lista de pontos negativos é bem mais extensa que os argumentos a favor da adoção da dieta da papinha de bebê. Vamos entender agora por que o alimento pode agir contra o emagrecimento de um adulto.

  • O baixo percentual de calorias e de gordura pode ser seguro para um bebê, mas isso se torna um malefício para você, já que precisa de mais nutrientes para obter um bom rendimento nas atividades diárias. A inadequação do fornecimento de nutrientes pode levar à desnutrição.
  • A falta de gosto também pode ser um pouco desmotivadora, afinal, ninguém desejaria se manter em uma alimentação sem gostos diferentes. Esse pode ser um fator que pode dificultar a permanência na dieta.
  • As pequenas porções podem não satisfazer o apetite de algumas pessoas.
  • A dieta da papinha de bebê deixa de ser uma opção por necessitar de uma disponibilidade de dinheiro para a compra dos alimentos. A papinha de bebê pode deixar de ser barata se comprada em alta quantidade.
  • A papinha de bebê pode contribuir com um pequeno percentual de fibra alimentar e pouca gordura, mas exige que você se adeque a uma dieta regrada, principalmente no período noturno.
  • De acordo com a Associação dietética Britânica, a dieta da papinha de bebê foi classificada como uma das 5 piores dietas em 2012.
  • A consistência cremosa oferecida pelo alimento é devido à remoção das cascas de frutas e legumes, assim eliminando as principais fibras contidas nos alimentos, então o que realmente se ingere, quando se alimenta de papinha de bebê?
  • A principal razão pela qual as pessoas escolhem a dieta da papinha de bebê para emagrecer é para reduzir a ingestão diária de calorias sem passar fome, mas podemos reconhecer que isso pode ser feito através da inserção de frutas e alimentos naturais em seu cardápio.

Tempo de adesão

Devemos reconhecer que ninguém aguentaria comer papinha de bebê todos os dias por um longo prazo, principalmente quando enfatizamos que o recomendado é o consumo de 14 porções do alimento.

Acompanhamento médico

Podemos notar que a dieta da papinha de bebê deve ser avaliada antes da adoção, então é fundamental que você busque o conhecimento de um profissional da saúde para orientar e reconhecer se o plano alimentar pode contribuir para as mudanças corporais desejadas ou não. O médico poderá expor os possíveis efeitos positivos e também alertar sobre os efeitos negativos que a alimentação de papinha de bebê pode ocasionar.

Exercícios físicos

Há uma diversidade de dietas para emagrecimento, mas optar pelas formas naturais e seguras de perder peso é sempre mais adequado para nossa saúde. Priorize uma dieta segura e indicada por um profissional da saúde, pois essas dietas da moda podem oferecer resultados rápidos, porém, com pouca garantia de permanência.

Mudanças corporais exigem a adoção de um novo estilo de vida, ou seja, para garantir que conquistará a boa forma e principalmente manter esta, é indispensável que você permaneça com uma rotina saudável e adequada a bons hábitos. Os exercícios físicos tornam-se os melhores aliados para auxiliar na queima calórica. Você pode adotar uma dieta pouco calórica, mas deverá queimar sempre mais e ingerir menos. Dessa forma, os exercícios são as ferramentas fundamentais para manter seu metabolismo ativo e queimando gorduras continuamente.

Você já tinha ouvido falar na dieta da papinha de bebê? Acredita que ela pode funcionar? E você seria mesmo capaz de segui-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (63 votos, média: 3,73 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “A Dieta da Papinha de Bebê Para Emagrecer – Como Funciona”