Retenção de líquido – como perder peso de forma eficaz

Especialista:
atualizado em 30/11/2020

A retenção de líquido pode ser um problema difícil de lidar quando você está fazendo dieta para perda de peso.  As causas deste problema são muitas, e podem incluir desde o consumo exagerado de sal até mudanças hormonais.

E muitas vezes, a retenção de líquidos pode causar os chamados platôs de perda de peso. Isso acontece quando, mesmo mantendo a dieta e os exercícios, o peso para de diminuir. Mas essa pausa na balança não envolve gorduras, e sim líquidos.

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Então, vamos aprender um pouco mais sobre a retenção de líquidos e descobrir formas de resolver e evitar o problema.

O platô de perda de peso

Em um mundo perfeito nós sempre perderíamos peso de uma maneira contínua e regulada.

Mas as vezes isso não acontece, e mesmo com exercícios diários e um plano de alimentação perfeito, é comum estacionarmos em um peso. E as vezes ele até mesmo aumenta.

Isso ocorre porque existem flutuações na quantidade de água e sódio que consumimos, e isso faz com que nosso corpo retenha mais líquido que o normal.

Além disso, outros fatores como medicamentos, mudanças hormonais e mesmo alguns problemas de saúde podem causar a retenção de líquidos também.

Então vamos olhar mais de perto este fenômeno e descobrir o que podemos fazer sobre ele.

O que causa a retenção de líquidos?

Existem diversas causas para a retenção de líquidos, mas as principais são:

  • Consumo exagerado de sódio;
  • Pouca ingestão de água;
  • Gravidez;
  • Alterações hormonais, principalmente aqueles ligados ao ciclo menstrual;
  • Problemas de saúde, como insuficiência cardíaca, problemas de tireoide, cirrose e doença renal;
  • Uso de certos medicamentos, como anticoncepcionais, medicamentos para pressão e corticoides.

3 conselhos práticos para evitar e combater a retenção de líquidos

sal de cozinha rico em sódio que causa retenção de líquido
O sódio está contido no sal de cozinha

1. Reduza a ingestão de sódio

O sódio é um dos principais causadores da retenção de líquidos, e ele está presente em boa parte dos alimentos processados.

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Assim, para melhorar a retenção de líquidos, evite alimentos ricos em sódio, como:

  • Comida enlatada ou processada;
  • Embutidos;
  • Salgadinhos;
  • Molhos prontos;
  • Queijos salgados, como o parmesão.

Além disso, reduza o uso de sal de cozinha e temperos prontos, e tente usar substitutos como alho, pimentas e ervas para dar sabor aos alimentos.

2. Beba mais água

Apesar de parecer contraditório, beber bastante água pode ajudar a normalizar a sua retenção de líquido. Isso acontece porque o corpo passa a entender que tem uma fonte de hidratação constante, e que não precisa mais estocar água.

Mas cuidado para não exagerar, uma vez que o excesso de água pode causar problemas graves de saúde, como a diluição dos eletrólitos no sangue, conforme este estudo publicado em 2003.

3. Faça seu cortisol ficar sob controle

Se você está retendo muita água, pode ser devido a altos níveis de cortisol. E para fazer seu cortisol voltar ao normal, tente o seguinte:

  • Pare um pouco de se exercitar: Exercícios aumentam os níveis de cortisol, e quando são combinados à restrição calórica, eles podem se combinar e aumentar ainda mais o cortisol do seu corpo;
  • Tenha certeza de não estar restringindo demais o consumo de calorias: Reveja sua dieta e compare-a com seu gasto calórico total diário. Fique com déficit máximo de 500 calorias para evitar o excesso de cortisol;
  • Relaxe: Você pode diminuir seus níveis de cortisol simplesmente tirando um tempo no dia para relaxar;
  • Durma mais: Dormir menos que o necessário pode resultar em níveis elevados de cortisol. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite;
  • Se alimente corretamente.

Resumindo

A retenção de líquidos é um problema bastante comum, e pode ser facilmente resolvido, desde que não esteja associado a nenhum problema de saúde.

Então, quando o ponteiro da balança estagnar, não se apavore: provavelmente é apenas líquido retido.

Você tem observado, durante a sua dieta, que a retenção de líquido pode estar te atrapalhando na perda de peso? Comente abaixo.

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Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

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9 comentários em “Retenção de líquido – como perder peso de forma eficaz”

  1. Estou passando por isso, vinha perdendo peso se derrepente estagnou. Faço reeducação alimentar e estou fazendo caminhada ,Mas o peso ficou em 65 a uma semana

  2. Faço musculação 5 vezes na semana e treino muay thai 3 vezes na semana e minha alimentação é mega regrada aimha ingestão de carbo é de boa qualidade e o frango é sagrado kkkk e mesmo assim meu peso fica oscilando muito tipo 69.0 e durante a semana chega até a 69.9 e na segunda vai pro 68.7 fico maluca pq já tô comendo a dieta e fazendo atividade física constante e não emagreço. O que pode estar errado?

  3. Eu já faço cross fit há um tempo e quando saio do exercício percebo que minhas pernas pesam. Não emagreço! Estou adquirindo músculos mas minha gordura não está saindo. Esta é a minha sensação .
    Sinto-me inchada como se fosse explodir com a pele esticada.
    Tenho boa alimentação . Acho que devo cuidar de beber mais água.
    Mas Quando acordo me
    Sinto mais magra. Durante o dia vou aumentando.
    Que tipo de médico cuida disso?
    Já fui no Endocrino e não tenho
    Problemas hormonais. O que descobrimos é que entrei na menopausa. Vou semana que vem na ginecologista. Tem mais algum
    Outro médico???

  4. Percebi essa retenção de líquidos recentemente e sei que algumas comidas estão mais salgadas do que deveriam, no meu tempero caseiro. Chego a ver uma diferença de dois kg na balança durante o dia e é desanimador. Vou colocar essas dicas em prática! Já perdi 10 kg e quero continuar emagrecendo com saúde!

  5. Faço 3x por semana exercícios físico,caminhadas, e não consigo emagrecer uma grama acho que estou com retenção de líquido o que devo fazer além de cuidar na minha alimentação.