Você sabe o que são calorias negativas? Essa expressão se refere aos alimentos que são mais difíceis de serem digeridos, o que faz com que o organismo gaste mais calorias para digeri-los, do que o número de calorias encontradas na sua composição.
Isso porque de 5 a 10% de todo o gasto energético que acontece no corpo humano é proveniente da digestão. É daí que surge a tese que incorporar os alimentos com calorias negativas pode ajudar a emagrecer.
Ou seja, comer um desses alimentos poderá fazer com que a pessoa perca calorias, ao invés de ganhar.
Ainda não existem pesquisas confiáveis da real existência de alimentos com calorias negativas. No entanto, não dá para descartar a ideia de que o efeito seja realmente observado, como explicou o médico Donald Hensrud, em artigo publicado no site da Mayo Clinic, organização americana de serviços e pesquisas médicas.
Quer saber quais são os alimentos que podem entrar nessa categoria? Então confira a nossa lista a seguir:
1. Aipo
Esse vegetal, que também é conhecido como salsão, possui somente 16 calorias a cada 100 g e 75% da sua composição é água. Tem alto teor de fibras, o que favorece o processo de emagrecimento, já que esse nutriente promove a sensação de saciedade no organismo e ajuda a controlar o apetite.
Além disso, é um bom ingrediente para as refeições saudáveis, já que é fonte de cálcio, magnésio e vitamina C.
- Veja também: Aipo ou salsão – Benefícios, receitas e cuidados
2. Pepino
Assim como o aipo, o pepino também tem apenas 16 calorias a cada porção de 100 g e apresenta muita água em sua composição. Além disso, é fonte de vitamina C e possui propriedades que ajudam a prevenir a retenção de líquido e ainda reduzem os níveis de inflamação no organismo.
- Veja também: Benefícios do pepino – Como usar e dicas!
3. Aspargo
Tem apenas 20 calorias por 100 g, e além disso, ele também ajuda a acelerar o metabolismo, tornando assim o processo de queima de gordura mais eficiente.
Ele ainda é fonte de folato, uma substância importante para mulheres grávidas, visto que previne problemas congênitos nos fetos.
- Veja também: Benefícios do aspargo – Para que serve e como usar!
4. Couve-flor
A couve-flor traz 25 calorias a cada 100 g. É fonte das vitaminas C e K e de fibras. Além disso, possui pouquíssima gordura.
5. Tomate
100 g de tomate tem 18 calorias. Além de ser fonte de vitamina C e licopeno, um antioxidante que ajuda a diminuir o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e ainda auxilia no controle da pressão arterial.
6. Mamão
O mamão possui 43 calorias a cada porção equivalente a 100 g. É tão rico em vitamina C como a laranja, é fonte em fibras, antioxidantes e também possui as vitaminas, A e E.
7. Alface e folhas verdes
Ricas em água e fibras, a alface e outras folhas verdes, como a couve e o espinafre, tem poucas calorias. Enquanto o espinafre tem 23 calorias a cada 100 g, a alface possui 15 calorias na mesma proporção. Já a couve manteiga crua apresenta 27 calorias em uma porção do mesmo peso.
Além disso, esses alimentos são fontes de importantes nutrientes como magnésio, vitaminas C, E e K, potássio, ferro, cálcio, selênio e fósforo.
- Veja também: Vegetais verdes escuros – Quais são e benefícios e Alface – Benefícios, para que serve e receitas
8. Melancia
Praticamente livre de gorduras, a melancia fornece 30 calorias a cada 100 g. É rica em vitaminas A e do complexo B , que são conhecidas por aumentarem os níveis de energia do corpo.
Assim como o tomate, a fruta é fonte de licopeno. Além disso, possui muita água em sua composição, garantindo um efeito diurético, e ainda tem outros nutrientes como as fibras, ferro e cálcio.
Devo seguir uma dieta exclusivamente de alimentos com calorias negativas?
Não. Mesmo que esses alimentos efetivamente tenham calorias negativas, o consumo exclusivo deles pode causar deficiências nutricionais. Por isso, o ideal é seguir uma dieta equilibrada, que ofereça uma diversidade de nutrientes, sem exagerar nas calorias.
Além disso, a tese dos alimentos com calorias negativas ainda não foi comprovada cientificamente, como informado no início, e ela não é unanimidade entre os estudiosos.
Apesar desses alimentos não garantirem necessariamente um gasto calórico maior, não há erro em incluí-los na alimentação, desde que estejam aliados à uma dieta saudável. Até porque, eles não são apenas pouco calóricos, são também ricos em fibras e em nutrientes importantes.
Veja o vídeo abaixo da nossa nutricionista falando sobre os alimentos com calorias negativas.
Gostou das dicas?