Conheça melhor como funciona a dieta do tomate, veja um exemplo de cardápio a ser seguido e dicas para decidir se vale a pena ou não.
Quem não deseja perder aqueles quilos a mais que incomodam para poder usar aquela roupa favorita na próxima festa? Existem diversas dietas que prometem reduzir seu peso de forma rápida e com eficiência, será o caso dessa? Pois é, agora você conhecerá a dieta do tomate e entenderá melhor sobre como funciona e os alimentos permitidos em seu cardápio.
Afirma-se que ela pode reduzir até 10 quilos em 2 semanas, mas seu cardápio é extremamente restrito, e para que os efeitos sejam alcançados, você deverá se dedicar integralmente para preparar refeições com os ingredientes indicados. Os efeitos nunca são completamente garantidos, requerem dedicação e principalmente adaptação do seu organismo, buscando sempre que o corpo reaja da melhor forma possível.
Abaixo, nós poderemos conhecer melhor sobre a dieta do tomate, assim você poderá avaliar se essa dieta vale a pena ou não. Vale lembrar que existem inúmeros benefícios do tomate para a saúde e boa forma e você pode usar algumas dessas receitas de salada de tomate light para dar uma variada na dieta.
Como funciona a dieta do tomate
A dieta do tomate apresenta-se como uma das favoritas mundo afora. Ela é muito utilizada para períodos pré-operatórios e para pessoas que desejam desintoxicar o corpo de forma rápida devido a uma causa maior.
A princípio, você deve reconhecer que o ovo possui papel fundamental na dieta. Ele marca presença e pode auxiliar para manter suas refeições mais nutritivas. Você poderá consumir até 6 ovos diariamente, lembrando que o modo de preparo pode fazer muito a diferença. Logo, se você está em uma dieta, não coma frituras, prepare o seu ovo de forma mais saudável.
A carne também é permitida em um determinado momento, tanto o ovo como a carne se tornarão a fonte principal de proteínas para seus músculos, assim reduzindo os efeitos colaterais de perda de peso devido à perda de músculos.
O alimento principal da dieta é o tomate, e você poderá consumi-lo das formas que desejar. O preparo de saladas, sucos, smoothies, shakes e pratos mais elaborados são completamente livres, desde que você utilize os alimentos permitidos no determinado dia, lembrando que durante a dieta do tomate você deverá objetivar uma alimentação restrita e hipocalórica.
Abaixo, você poderá conhecer os alimentos que são fundamentais para manter sua dieta do tomate rica em nutrientes:
- Peixes
- Vegetais
- Grãos Integrais
- Carnes
- Nozes
Os alimentos com efeito termogênico podem ser consumidos livremente durante o dia, pois ele auxiliarão na intensificação da queima de gorduras. Abaixo você poderá conhecer alguns deles:
- Chás
- Café
- Água gelada
As restrições envolvem alimentos gordurosos, leguminosas, leite e açúcares.
Propriedades do tomate
Ele é presença garantida não só nessa dieta, mas deve ser em toda sua vida, pois é pouco calórico e pode nutrir o corpo de forma eficiente. Ele pode fornecer vitamina A, B e C ao seu organismo, além de sais minerais como Fósforo, Magnésio Ferro e Potássio. O tomate é muito adotado devido ao seu poder antioxidante, pois contém licopeno, o qual pode reduzir os impactos sobre envelhecimento de células, assim proporcionando uma melhor reconstrução celular. Ele ainda pode auxiliar com efeito preventivo contra o câncer, principalmente o de próstata.
O tomate pode favorecer a saúde de seus ossos, pode auxiliar no funcionamento do seu metabolismo basal. O alimento também pode proteger o organismo contra infecções bacterianas e possui efeito anti-inflamatório. As queimaduras de sol podem ser menos impactantes com o consumo de tomate, além de combater a queda de cabelo caspa. Ou seja, o tomate é um alimento muito saudável e completo para a sua nutrição.
Cardápio
- 1º dia e 2º dia
Pode-se comer tomates e carnes livres de gorduras.
- 3 º dia
Você pode comer tomates, alface e carnes livres de gorduras.
- 4 º dia
Você poderá comer tomates, alface, carnes livres de gorduras e ovos cozidos.
- 5 º dia
Você poderá comer os alimentos permitidos no quarto dia e ainda poderá acrescentar maçã. A fruta pode ser consumida nas refeições intermediárias e como sobremesa.
- 6 º dia
Você poderá comer tomate e frango sem gorduras, ele deve ser preparado de forma natural e sem conservantes ou aditivos. O consumo de maçã deixa de ser permitido nesse sexto dia.
- 7 º dia
Deve-se consumir apenas tomate e carnes sem gordura.
Dicas
É importante que você se conscientize de que o efeito emagrecedor da dieta do tomate é meramente temporário. Emagrecer requer dedicação contínua, e dessa forma, para a permanência do peso conquistado, você deverá se adequar a uma reeducação alimentar e buscar hábitos saudáveis para se manter no peso ideal.
É fundamental que você consuma água durante todo o dia. A sua perda de peso não se limitará apenas às gorduras, o emagrecimento rápido será devido também à redução de líquidos e músculos, o que favorece também ao processo de ganho de peso após o fim da dieta.
É importante que você saiba que dietas extremamente restritivas podem ocasionar tonturas e mal estar devido à carência de nutrientes necessários ao corpo. Se você sentir algum incômodo, interrompa a restrição alimentar e busque orientação médica para sua segurança.
A dieta do tomate não é muito detalhada, então é importante que você faça um planejamento com os alimentos permitidos, para que assim você possa escolher os que melhor se adequam ao seu paladar.
Essa dieta é extremamente restrita, ela não pode ser mantida por mais que 7 dias, pois poderá oferecer riscos à nutrição de seu corpo. Sendo assim, é recomendável que você utilize-a apenas para finalidades de emergência, caso contrário, busque outras opções de dietas mais seguras.
Acompanhamento médico
A adoção de uma dieta não deve ser feita sem a orientação de um médico. Se você optar por dietas sem orientação médica, poderão ocorrer desequilíbrios nutricionais e esses poderão ocasionar consequências à sua qualidade de vida.
Exercícios físicos
Como já dito anteriormente, a dieta do tomate funciona como uma solução de emergência, mas a probabilidade de retorno dos quilos perdidos é praticamente certa. Emagrecer requer a adoção de novos hábitos saudáveis e principalmente uma nova alimentação e estilo de vida. O método mais confiável e com garantia para a perda de peso permanente é a prática de exercícios físicos regulares. Você deve reservar um tempo em sua rotina para manter seu corpo em movimento e assim queimar as calorias que deseja perder.
Vídeo relacionado:
Assista ao vídeo do nosso canal em que nossa nutricionista fala sobre os benefícios do tomate para a saúde e boa forma. Aproveite para se inscrever rapidamente com um clique no botão a seguir!
Gostou das dicas?