10 Dicas Fáceis Para Uma Dieta Desintoxicante

Especialista:
atualizado em 08/02/2017

Uma dieta desintoxicante pode parecer ameaçadora. O sacrifício de cortar o açúcar, cafeína, álcool e carboidratos refinados pode parecer demais. Algumas vezes, dar pequenos passos antes de entrar em uma dieta desintoxicante ajuda. Aqui estão algumas dicas fáceis que qualquer pessoa pode fazer.

Troque café por chá verde

Mesmo que o café possa ter seus benefícios se consumido em pequenas quantidades, durante uma dieta desintoxicante, é importante cortá-lo. O café é muito ácido e pode aumentar inflamações existentes no corpo. Combine isso com o creme e açúcar e você tem uma bomba inflamatória que irá inibir a perda de peso, sem mencionar o alívio de dor crônica. O chá verde, por outro lado, te dará uma pequena carga de cafeína, mas é muito mais alcalino, prevenindo inflamações.

Diminua a maioria das proteínas e laticínios

Enquanto alimentos com base de proteína, como carnes e aves, são geralmente uma parte importante de uma dieta saudável e balanceada, quando você está tentando se desintoxicar, é uma boa ideia diminuir. Alimentos ricos em proteína têm um efeito anabólico, ou construtor, no corpo. O propósito de fazer uma dieta desintoxicante é criar uma quebra, livrando o corpo de toxinas. Eliminar alimentos ricos em proteína ou produtos do leite (leite, iogurte, queijo cottage) temporariamente dá ao seu corpo uma chance de se desintoxicar.

Aumente os vegetais crus e cozidos

Esse ponto não precisa de elaboração, mas durante uma dieta desintoxicante é mais importante aumentar seus vegetais. Primeiro, você está comendo menos proteína, então você precisa compensar em algum lugar. Segundo, a maioria dos vegetais crus ou cozidos faz um ótimo trabalho prendendo toxinas e as eliminando do corpo. Coma muitos dos seguintes vegetais:

  • Cebola
  • Aspargo
  • Brócolis
  • Repolho
  • Aipo
  • Beterraba
  • Couve de Bruxelas
  • Jacatupé
  • Alho
  • Couve

SAIBA MAIS: Para uma lista completa de alimentos recomendados e os não permitidos, veja Tudo da Dieta Detox – Cardápios, Dúvidas, Receitas e Dicas

Beba água morna com limão de manhã

Todos sabemos que a água é importante. Na verdade, todos devíamos beber cerca de metade do nosso peso, sem incluir a água do exercício. Adicionar limão (fresco ou concentrado) à água em temperatura ambiente ou morna de manhã antes de comer qualquer coisa ajuda a fazer seu sistema começar a funcionar, eliminando toxinas do seu corpo. Cerca de 240 a 360 ml de manhã com um pouco de suco de limão é o bastante para te dar energia.

Durma 1 hora a mais

O sono ajuda a restaurar o equilíbrio, reparar e reiniciar nossos corpos. Todos precisamos de 7 a 8 horas de sono, ainsa assim, muitos de nós não descansamos o bastante. Durante uma dieta desintoxicante, nosso corpo quebra e elimina toxinas. Isso pode ser difícil para nossos corpos, então é muito importante dormir mais.

Troque doces por chocolate amargo

Um dos hábitos mais difíceis de deixar é o açúcar. Chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau, tem muitos benefícios e vale a pena adicioná-lo a uma dieta desintoxicante. O chocolate amargo é rico em flavonoides, o mesmo nutriente encontrado no vinho tinto. O chocolate também contém o aminoácido arginina, que é ligado à regulação de inflamação e da pressão arterial! Você não tem que se sentir culpado ao consumir esse tipo de doce. Para ter os benefícios, coma alguns pedaços de chocolate amargo. Não exagere. Compre barras pequenas se você se sentir tentado a comer a barra inteira.

Troque cereais de caixa com açúcar por aveia ou trigo sarraceno

O termo “lavagem saudável” se refere a fazer um alimento parecer mais saudável do que ele é ao usar palavras como “mais fibras” “menos gordura” ou “sem açúcar adicionado”. Na maioria das vezes, os cereais de caixa que parecem saudáveis não são bons para o seu corpo como você acha que é. Além disso, o cereal de caixa é processado e quase sempre cheio de açúcar. Uma mudança para aveia ou trigo sarraceno te coloca na direção do que é adicionado. Algumas adições simples, mas saudáveis, incluem:

  • Frutas vermelhas
  • Nozes
  • Canela
  • Noz-moscada
  • Um pouco de xarope de bordo ou mel 

Faça um “molho de salada detox” ao invés de usar os prontos

Molhos prontos são cheios de ingredientes, muitos dos quais são compostos feitos em laboratório. Um molho de salada feito em casa geralmente é fácil de fazer. Na verdade, você provavelmente tem todos os ingredientes para esse molho detox na sua cozinha. Experimente esse molho de salada da próxima vez que fizer uma salada: 

Molho “Detox”

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 dente de alho amassado
  • Coloque sal e pimenta a gosto

Misture bem, coloque na salada e aproveite!

Troque pães e macarrão por quinoa e lentilha

Pães e massas são tipicamente inflamatórios. Se você está tentando desintoxicar sua dieta, você precisa cortar alimentos que estão criando inflamação no seu corpo. Na verdade, se você está acima do peso e não consegue perdê-lo, você tem inflamação. Ao invés de comer torrada no café da manhã, um sanduíche no almoço e macarrão no jantar, substitua por quinoa ou lentilha. Elas são mais alcalinizantes e cheias de nutrientes.

Adicione um pouco de óleo de coco a tudo

O óleo de coco é a abelha rainha de todos os olhos, especialmente para a saúde. Um triglicerídeo de cadeia média, o óleo de coco é preferencialmente usado como energia, tendo um efeito positivo no metabolismo. Além do uso de energia, o óleo de coco é antibacteriano e anti micróbios.  Se você quer incluir o óleo de coco na sua dieta, comece com pouco e aumente adicionando a:

  • Aveia
  • Vitaminas
  • Vegetais assados
  • Sopas
  • Itens de padaria e confeitaria
  • Saladas

Seu consumo regular beneficia a digestão, melhora a saúde cardiovascular e ajuda a regular a tireoide.

Quais são os pontos e alimentos mais difíceis para você inserir em seu estilo de vida numa dieta desintoxicante? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário