Dor no calcanhar – Causas e como tratar

Especialista da área:
atualizado em 13/01/2021

A dor no calcanhar pode atrapalhar muito o seu dia. Confira aqui quais são as possíveis causas de dor no calcanhar e como tratar.

  Continua Depois da Publicidade  

O pé sustenta nosso corpo o dia inteiro. Não é à toa que qualquer excesso pode causar desconforto e dor no pé. Por isso, o calcanhar – que é o maior osso do pé – também sofre com toda essa pressão.

Andar demais em um único dia, correr, treinar pesado ou sofrer uma queda pode machucar o calcanhar e causar dor, mas existem muitos outros motivos que podem explicar a sua dor no calcanhar.

Se você está sentindo dores no calcanhar e no pé, não deixe de checar os sinais nos pés que indicam problemas no fígado.

Além disso, veja também nossa nutricionista explicando esses sinais nos pés que podem ser um alerta para uma doença no fígado:

Aliás, é fundamental se dirigir ao médico se além da dor você sentir outros sintomas como:

  • Vermelhidão ou mudança de cor no calcanhar;
  • Dor que começa de repente;
  • Inchaço;
  • Dor muito forte;
  • Incapacidade de andar ou de apoiar o pé no chão.

Causas de dor no calcanhar

calcanhar dolorido

A região do pé e do tornozelo tem 26 ossos, 33 articulações e mais de 100 tendões conectados entre si. Por isso, qualquer mal jeito ou inflamação no local pode causar dor.

Veja então o que pode ser a sua dor no calcanhar.

1. Fascite plantar

A fascite plantar é uma condição causada pela pressão excessiva nos pés. Tal pressão prejudica o ligamento da fáscia plantar, o que causa dor e rigidez na região do calcanhar.

Aliás, não deixe de conferir os melhores exercícios para fascite plantar.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Alteração no formato do pé

Quando uma pessoa nasce com alguma alteração no formato do pé, ela pode sentir dor no calcanhar com frequência. Crianças com osteocondrose – uma doença que afeta o crescimento dos ossos – também podem ter esse problema.

Então, nesses casos, é importante ter um acompanhamento médico desde a infância e usar sapatos especiais para evitar o desconforto.

3. Excesso de peso

Estar acima do peso pode sobrecarregar os membros inferiores do corpo. Para aguentar o peso extra, os joelhos e os pés ficam sobrecarregados. De fato, isso pode causar dores frequentes e até lesões mais sérias.

4. Fratura ou osso quebrado

Fraturar um osso do calcanhar pode causar muita dor. Ao suspeitar de um osso quebrado, não hesite em ir ao médico.

Isso porqe é muito importante realizar exames de imagem – como os de raios X ou de ressonância magnética, por exemplo – e imobilizar todo o pé.

5. Esporão 

O esporão é um depósito de cálcio que faz o osso do calcanhar aumentar de tamanho.

Na maioria das vezes, o esporão no calcanhar não causa dor, mas há casos em que há dor. Além disso, o esporão está frequentemente associado à fascite plantar – resultando em dor e inflamação.

6. Tendinite de Aquiles

Essa condição acontece quando há uma inflamação no tendão que liga os músculos da panturrilha ao calcanhar. Geralmente, essa tendinite ocorre por causa do esforço excessivo durante um treino físico.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Entorses ou distensões

Esse tipo de lesão muscular costuma ocorrer durante a prática de uma atividade física. Nesse caso, a dor no calcanhar ocorre durante ou logo após o término do treino.

Além disso, o inchaço nos pés é mais um sintoma para prestar atenção.

8. Pancadas

Cair, tropeçar ou derrubar algo no calcanhar pode lesionar o local, causando então as dores. É importante observar o local e ir ao médico caso a dor não melhore ou se surgirem outros sintomas como inchaço e mudança de cor da pele.

9. Bursite

Essa inflamação ao redor das articulações também pode se desenvolver no pé. Trata-se do desenvolvimento de bolsas cheias de líquidos que inflamam e causam dor e inchaço.

10. Espondilite anquilosante

A espondilite anquilosante é um tipo de artrite que inflama as vértebras e que pode causar dor.

Além disso, a gota é outra forma de doença inflamatória que costuma causar dor no pé e no calcanhar.

Como tratar a dor no calcanhar

pé quebrado

Existem duas formas de aliviar a dor no calcanhar.

Uma delas é usar remédios para reduzir a dor e a inflamação, além de fazer fisioterapia e imobilizar a região quando necessário. A outra forma de tratamento envolve o uso de remédios caseiros e melhorias no estilo de vida.

Remédios 

Certamente, o tratamento depende da causa da dor. No entanto, independentemente da causa da dor costuma melhorar com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios de venda livre, como por exemplo:

  • Paracetamol;
  • Ibuprofeno;
  • Naproxeno;
  • Dipirona.

Entretanto, em caso de fraturas ou condições mais sérias, é indispensável consultar um médico para fazer exames e para que ele possa prescrever medicamentos mais fortes para tratar o problema.

Se houver uma fratura óssea, é preciso ir ao hospital para fazer exames e imobilizar o pé.

Além disso, algumas sessões de fisioterapia podem ajudar em alguns casos – já que isso ajuda a fortalecer os músculos e tendões do pé. Como resultado, você se recupera mais rápido e previne lesões futuras.

Soluções caseiras para dor no pé

Quando a sua dor no calcanhar é resultado de um dia cansativo em que ficou muito tempo em pé, você pode tentar resolver o incômodo com remédios caseiros.

Além disso, você pode usar as dicas abaixo como um tratamento complementar aos remédios que você já está tomando.

  1. Descansar bastante;
  2. Aplicar compressas de gelo durante 10 a 15 minutos até duas vezes ao dia;
  3. Usar sapatos confortáveis ou preferir chinelos;
  4. Deixar o pé imobilizado durante a noite para evitar mexer muito.

Prevenindo a dor no calcanhar e outros problemas

Ainda que sua dor não seja tão forte assim, é importante buscar o tratamento adequado. Mesmo que você não perceba, caminhar com dor no calcanhar pode alterar a forma como você anda e fazer com que você:

  • Sofra quedas acidentais;
  • Tenha novas lesões;
  • Sobrecarregue o pé;
  • Prejudique sua postura.

Por fim, se você quer prevenir dores no calcanhar, você deve:

  • Usar sapatos confortáveis;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Seguir uma dieta saudável;
  • Alongar e aquecer os músculos antes de se exercitar;
  • Manter um peso saudável;
  • Usar tênis adequado para a atividade física;
  • Descansar quando sentir dor ou cansaço excessivo;
  • Respeitar o limite do seu corpo.

Dessa forma, você vai evitar tanto a dor no calcanhar como ter uma vida mais ativa e saudável.

Fontes e Referências Adicionais

Já sentiu dor no calcanhar depois de exagerar no treino ou de andar demais? Comente então abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário