É Possível Queimar Gordura Localizada Somente Numa Região?

Ano após ano, muitas pessoas perguntam sobre como queimar gordura localizada em uma parte específica do corpo. Na maioria das vezes o problema é a barriga, mas também perguntam sobre como perder gordura dos quadris, coxas, peito (homens) e até do rosto. Infelizmente, não é possível queimar gordura localizada especificamente desta maneira. Vamos descobrir o porquê.

Queimar Gordura Localizada

O fato de haver um nome para o processo de remover gordura de uma área específica ajuda ainda mais a confundir as coisas. Mas porque existe um nome para algo que não existe? Honestamente, não sabemos. Nossas pesquisas não descobriram as origens desse termo.

O argumento para a redução localizada é simples, se você exercitar uma parte especifica do seu corpo você pode perder gordura e tonificar aquela região. A confusão mais comum é que fazendo abdominais, flexões ou usando equipamentos para exercícios abdominais, você pode queimar a gordura da barriga para conseguir um abdômen tonificado. No entanto, não é assim que funciona. Quando nos exercitamos ocorrem essencialmente duas ações separadas, uma durante e outra depois do exercício.

1. Desenvolvimento Muscular

Toda vez que o músculo é movido sob resistência suficiente, os tecidos são parcialmente lesionados. A resposta do corpo é regenerar novo tecido muscular e reparar ligações quebradas para desenvolver músculos mais fortes, e dessa forma os músculos se adaptarem ao trabalho exigido deles.

Uma boa alimentação e descanso são necessários para um desenvolvimento ótimo, no entanto, mesmo sem boa nutrição e descanso, algum desenvolvimento muscular ainda é possível. Quando os músculos crescem, uma condição chamada hipertrofia, eles se tornam mais proeminentes. Esse processo normalmente é referido como tonificação em muitos grupos de fitness, especialmente quando as pessoas descrevem os exercícios de condicionamento para mulheres. Ainda assim, independente de você ser homem ou mulher, é o mesmo processo que acontece.

2. Redução de Gordura

O outro processo que acontece é a redução de gordura. Isso ocorre quando as células de gordura são quebradas para providenciar uma nova fonte de energia. Por que isso acontece? Precisamos saber o que é gordura primeiro.

Células adiposas são: uma combinação de gorduras e açúcares que foram convertidos durante o processo de digestão além de outros processos químicos. As células adiposas que nós estamos tentando reduzir também são conhecidas como triglicérides.

  • Triglicérides – Essas são compostas pela combinações de 3 ácidos graxos e uma molécula de glicerol. Glicerol é basicamente açúcar em uma forma diferente. Glicerol pode ser convertido em glicose, o que por sua vez pode ser convertida em glicogênio. Glicogênico é o combustível de açúcar para as contrações musculares.

Então, células de gordura armazenam gliceróis e ácidos graxos, combustível excedente de nossas dietas. Nós quebramos essas células quando precisamos de energia.

Depois de um exercício prolongado, seja correr, nadar, levantar pesos ou dançar, os níveis de glicogênio dos músculos caem. O resultado é que o corpo pega qualquer açúcar presente no sangue (glicose) e o converte em glicogênio (processado pelo fígado).

No entanto, assim que os níveis de glicose do sangue caem, o corpo começa a desmanchar as reservas disponíveis. Isso não inclui apenas as células adiposas, mas também os tecidos musculares. Este é motivo pelo qual atletas tomam bebidas baseadas em açúcar para recuperação, pois elas previnem o desgaste dos músculos depois do exercício.

Como a quebra da gordura é acionada pelo corpo após sentir uma redução dos níveis de açúcar no sangue (o hormônio glucagon é liberado do pâncreas para acionar essa reação), os músculos que estão sendo exercitados não afetam especificamente as células adiposas próximas. Então, simplesmente não existe isso de queimar gordura localizada.

Novos Estudos Mostram que é Possível Queimar Gordura Localizada?

Apesar de tudo que foi dito, alguns cientistas dos esportes encontraram algumas evidências de redução localizada/lipólise localizada há alguns anos. Depois de estudarem os efeitos de fazer extensões isoladas do joelho, alguns sujeitos aparentaram mostrar um aumento na perda de peso em áreas próximas ao músculo de joelho (Stallknecht et al, 2006).

Ainda assim, isso foi apenas em pequena escala, e joelhos não são comumente  gordos, então o corpo pode propositalmente reduzir a gordura nesta área mais cedo, sob condições normais.

As conclusões deles são:

“Em conclusão, um momento de exercício intenso pode induzir a lipólise localizada e aumentar o fluxo sanguíneo no tecido adiposo adjacente ao músculo esquelético que está se contraindo.”

Mas também:

“Mais calorias são gastas durante exercícios aeróbicos do corpo todo do que exercícios de grupos musculares específicos, e portanto uma pessoa buscando queimar gordura localizada deve ser aconselhada a fazer exercícios que envolvam o corpo como um todo.”

Além disso, o estudo examinou os efeitos sobre “homens saudáveis, moderadamente ativos e em jejum noturno”, estar em jejum significaria que seus níveis de glicose já estariam baixos e por isso uma redução de gorduras seria mais provável com o exercício. O que o estudo não examinou, ou relatou, foi a redução de gordura em outras partes do corpo que não foram exercitadas.

Alguns escritores, especializados em esporte e boa forma, declaram que queimar gordura localizada funciona, mas o estudo está longe de ser conclusivo. Uma conclusão sugerida é que exercícios com muito peso e muitas repetições são os melhores para a redução localizada, mas exercícios de muitas repetições, com muito peso não combinam.

Então, esperamos que isso tudo tenha esclarecido o mito de queimar gordura localizada de uma vez por todas. Quando nos exercitamos, se existe uma quantidade insuficiente de açúcar no sangue e nenhum açúcar recém-digerido a caminho, o corpo vai enviar hormônios que começarão a quebrar os tecidos por todo o corpo. A genética vai determinar onde isso vai ocorrer, algumas pessoas perdem gordura da barriga, rosto, quadris, braços e etc., mais rápido que outras. Para alguns, a barriga pode ser o último lugar do qual a gordura é quebrada.

Agora, se nós podemos treinar nosso corpo para quebrar gordura de outras áreas primeiro, essa questão é outra história. Algumas pessoas acreditam que o condicionamento metabólico pode ajudar. No entanto, novamente, não existe evidência científica, apenas relatos isolados de que alguém pode queimar gordura localizada. Fique com a ciência e assim sua perda de peso será mais fácil.

Você já caiu no mito de que poderia queimar gordura localizada especificamente em uma região? Por que você acreditava nisso? Qual foi o resultado da sua tentativa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...

Deixe um comentário