Faz Mal Comer Abacaxi Menstruada?

Especialista:
atualizado em 15/07/2020

Veja se é verdade que faz mal comer abacaxi menstruada ou se não faz muito sentido essa afirmação levando em conta os nutrientes da fruta.

Um suco de abacaxi bem gelado é uma maneira refrescante, natural e saudável de espantar o calor. Mas será que é todo mundo que pode aproveitar a bebida e os benefícios do abacaxi sem maiores preocupações? Ou faz mal comer abacaxi menstruada, por exemplo, e as mulheres devem evitar a fruta no período?

Será que realmente faz mal comer abacaxi menstruada?

Um mito que podemos encontrar, principalmente online, a respeito da relação entre o abacaxi e a menstruação afirma que a fruta pode causar a menstruação.

Uma mulher teria declarado em um grupo fechado na rede social Facebook que após consumir quantidades excessivas de abacaxi ao longo de diversos dias, percebeu que a sua menstruação chegou antes do habitual. Outra internauta teria afirmado em um site que comia abacaxi todos os meses porque tem uma menstruação muito irregular e a fruta a ajudava a regularizá-la.

Mas será que isso faz algum tipo de sentido? O abacaxi é fonte de bromelaína, uma substância que ajuda a diminuir o inchaço, pode desacelerar a coagulação sanguínea, além de aumentar os glóbulos brancos e os glóbulos vermelhos do sangue. Com isso, conclui-se que ela pode aumentar o fluxo sanguíneo, certo?

Entretanto, vale ponderar que enquanto existem muitas evidências anedóticas, ou seja, informais, baseadas em experiências relatadas a respeito da hipótese do abacaxi causar a menstruação, não há muita prova científica neste sentido.

Há quem defenda que o abacaxi pode fazer bem na menstruação

A nutricionista Linda Booth recomenda o abacaxi para as mulheres que sofrem com cólicas fortes durante a menstruação por conta da própria presença da bromelaína em sua composição, substância que também pode auxiliar os músculos a relaxarem.

A enzima bromelaína encontrada nesta fruta mostrou reduzir a dor e auxiliar o relaxamento muscular, indicando talvez menos cólica para a mulher.

A nutricionista Kristen Stavridis explicou que nos primeiros dias do ciclo menstrual, que é quando a perda de sangue ocorre, é necessário especialmente para as meninas (ainda mais para aquelas que são vegetarianas e veganas) consumir alimentos ricos em ferro e certificar-se que a ingestão de vitamina C seja adequada, uma vez que ela contribui com a absorção do mineral por parte do organismo.

Isso porque a perda de sangue que acontece durante esse primeiro estágio do ciclo menstrual coloca a mulher em risco de diminuir os seus níveis de ferro, esclareceu a nutricionista. Mas o que o abacaxi tem a ver com tudo isso?

A fruta faz parte do grupo de alimentos que servem como fonte de vitamina C, ao lado das laranjas, dos pimentões vermelho e verde, dos morangos, do brócolis, das mangas e da couve-flor.

Outro motivo pelo qual o abacaxi pode ser uma boa pedida para as refeições da mulher que está menstruada é o fato dele também possuir boas doses de manganês em sua composição.

“Um estudo mostrou que uma dieta rica em manganês pode ajudar a reduzir os sintomas desconfortáveis associados à Tensão Pré-Menstrual”, relatou a nutricionista Keri Glassman. Glassman mencionou ainda que o abacaxi apresenta propriedades antioxidantes que podem auxiliar a diminuir a inflamação aguda, o que poderia ser a causa para as cólicas experimentadas pela mulher durante a menstruação.

O abacaxi, a menstruação e a insônia

No entanto, os possíveis benefícios de comer abacaxi na menstruação não terminam por aí: a fruta também pode ser útil para as mulheres que sofrem com a insônia durante a o período.

Quem apontou isso foi a nutricionista sênior Dana Hunnes, que citou um estudo de 2013 publicado no Journal of Pineal Research (Jornal de Pesquisa Pineal, tradução livre) que indicou que o consumo de laranja, abacaxi ou banana aumentou as concentrações séricas (no sangue) de melatonina no organismo, um hormônio conhecido por colaborar com o controle do ciclo sono-vigília do corpo.

Hunnes diz que ao consumir alimentos conhecidos por aumentarem os níveis de melatonina duas horas antes de dormir pode ser possível melhorar a habilidade para pegar no sono caso haja uma propensão à insônia.

Entretanto, vale a pena mencionar que o estudo citado foi conduzido em 12 voluntários do sexo masculino. De qualquer forma, por se tratar de uma fruta saudável, não custa nada tentar comer abacaxi antes de dormir para conferir se ela pode ser um dos alimentos para melhorar o sono.

Fontes e Referências adicionais:

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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