Faz mal comer abacaxi menstruada?

Especialista da área:
atualizado em 22/10/2021

O abacaxi é uma fruta consumida no mundo todo, especialmente no Brasil. Muito nutritivo e versátil, pode ser consumido in natura, desidratado ou em conservas. Ele é bastante utilizado na culinária e está presente em diversas receitas, como sucos, sobremesas, doces e até mesmo combinado com pratos salgados.

  Continua Depois da Publicidade  

Esta fruta possui um alto teor de água, o que ajuda a hidratar o corpo e é rico em vitaminas A, C e do complexo B, minerais, como magnésio, potássio, cobre, cálcio, manganês e ferro, fibras e bromelina, nutrientes essenciais para a nossa saúde. Além disso, contém propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anticoagulantes, contribuindo para a prevenção de diversas doenças.

Será que realmente faz mal comer abacaxi menstruada?

abacaxi

O suco de abacaxi, por exemplo, é um ótimo remédio caseiro para cólica menstrual, pois atua como anti-inflamatório, e possibilita a redução do tecido endometrial, diminuindo as contrações e aliviando as cólicas menstruais. Endométrio é o nome que se dá à camada interna ou revestimento do útero, que fica espesso para receber um possível embrião, mas que não ocorrendo a gravidez, se desprende do útero formando o fluxo menstrual.

Além disso, a ingestão de líquidos assume especial importância durante a menstruação, pois a hidratação reduz o risco de ter dores de cabeça, um sintoma comum nesta fase do mês.  

Fonte de potássio

O abacaxi é rico em potássio, o que ajuda a evitar o inchaço que tanto incomoda as mulheres durante o período menstrual. Além disso, ele é fonte de manganês, um nutriente que combate a irritabilidade e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Rico em bromelina

Recomenda-se o consumo de abacaxi para as mulheres que sofrem com cólicas fortes durante a menstruação por conta da própria presença da bromelina em sua composição, substância que também pode auxiliar no relaxamento dos músculos.

Contém ferro e vitamina C

Outro aspecto é que nos primeiros dias do ciclo menstrual, quando a maior perda de sangue ocorre, é necessário, especialmente para as mulheres jovens que são vegetarianas e veganas, consumir alimentos ricos em ferro e certificar-se que a ingestão de vitamina C seja adequada, uma vez que ela contribui com a absorção do mineral por parte do organismo. O abacaxi tem em sua composição nutricional, uma boa concentração desses dois nutrientes.

  Continua Depois da Publicidade  

Fonte de manganês

Além disso, o abacaxi também é uma excelente fonte de de manganês, e já restou comprovado que dietas ricas deste mineral podem ajudar a reduzir os sintomas desconfortáveis associados à tensão pré-menstrual (TPM).

Fique longe de alimentos com muito sódio

Durante a menstruação, alguns alimentos podem fazer o efeito inverso e piorar muito a retenção de líquidos, responsável por causar o inchaço. Portanto, neste período o consumo de alimentos ricos em sódio deve ser evitado, especialmente em produtos industrializados.

O abacaxi, a menstruação e a insônia

No entanto, comer abacaxi durante o período menstrual pode ainda auxiliar as mulheres que sofrem com a insônia durante esta fase.

Um estudo publicado no Journal of Pineal Research, um periódico científico que cobre pesquisas sobre a glândula pineal e seus produtos hormonais, indicou que o consumo de laranja, abacaxi ou banana aumentou as concentrações séricas (no sangue) de melatonina, um hormônio conhecido por colaborar com o controle do ciclo sono-vigília do corpo.

Consumir alimentos conhecidos por aumentar os níveis de melatonina duas horas antes de dormir, podem melhorar a habilidade para pegar no sono caso haja uma propensão à insônia.

Receitas de suco de abacaxi

suco de abacaxi com pepino

Suco de abacaxi com pepino

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 40 gramas de abacaxi descascado e picado em pedaços pequenos;
  • 40 gramas de espinafre; 
  • 60 gramas de pepino cortado em cubos pequenos;
  • 1,5 gramas de gengibre descascado e picado fininho;
  • 30 gramas de maçã-verde com casca e cortada em pedaços pequenos;
  • 2 a 3 folhas de hortelã fresca;
  • 100 ml de água. 

Ingredientes:

  1. Junte o abacaxi, o espinafre, o pepino, o gengibre, a hortelã e a maçã no liquidificador;
  2. Despeje a água por cima;
  3. Bata bem até o suco ficar homogêneo;
  4. Tome o suco imediatamente, sem coar.

É aconselhável tomar o suco logo após o seu preparo para não desperdiçar as suas propriedades nutricionais.

Receita de suco de abacaxi com maracujá

Ingredientes:

  • 250 ml de água;
  • 1 polpa de maracujá;
  • 2 colheres de sopa de adoçante;
  • 2 rodelas de abacaxi maduro.

Modo de preparo:

  1. Lave o maracujá e retire a polpa;
  2. Descasque o abacaxi e corte duas rodelas com 1 cm cada;
  3. Coloque no liquidificador com a água e adoçante e bata até obter um suco homogêneo.
  4. Peneire para tirar as sementes do maracujá e sirva!

Suco de abacaxi com água de coco

  • 1 copo de água de coco;
  • 3 rodelas de abacaxi maduros;
  • mel ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

  1. Adicione o abacaxi no liquidificador;
  2. Bata com a água de coco até obter um suco;
  3. Adoce a gosto e sirva gelado.
Fontes e referências adicionais

Você já teve dúvidas se faz mal comer abacaxi menstruada? Come com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Faz mal comer abacaxi menstruada?”