Suco de Abacaxi com Hortelã Emagrece? 5 Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Quem não gosta de saborear uma bebida refrescante e ao mesmo tempo saudável como é o caso do suco de abacaxi com hortelã? Ele é composto pelo abacaxi, uma fruta que é composta por 50 calorias em cada porção de 100 g, o abacaxi é dotado de nutrientes como potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio.

Ela oferece benefícios como efeito anti-inflamatório, melhoria do cabelo e da pele, auxílio à digestão, ajuda no controle da coagulação do sangue, ação antioxidante e colaboração com o sistema imunológico. Veja todos os benefícios do abacaxi.

Há ainda a hortelã, que possui 5 calorias por duas colheres de sopa g e é fonte de potássio, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio, ferro e magnésio.

Entre as vantagens que ela traz ao organismo humano estão: a melhoria da digestão, o alívio da síndrome do intestino irritado e de problemas respiratórios, a melhoria da saúde bucal e o alívio de coceira, irritações na pele e náuseas. Veja todos os benefícios da hortelã.

Mas será que além de ser saudável, como acabamos de ver, e saborosa, a bebida ajuda a perder peso? Será que o suco de abacaxi com hortelã emagrece? Vamos descobrir isso agora!

O suco de abacaxi com hortelã emagrece?

Primeiramente, vamos começar a nossa análise partindo do ponto de vista das calorias. Um copo de 200 ml de suco de abacaxi com hortelã possui cerca de 40 a 50 calorias, dependendo do preparo.

O valor calórico é baixo, o que beneficia a dieta se levarmos em conta que para emagrecer é preciso consumir um número menor de calorias do que a quantidade que é gasta.

E se a bebida substituir outras mais calóricas e menos nutritivas como 200 ml do refrigerante Coca-Cola que possui 85 calorias ou uma lata de 355 ml de cerveja que carrega 148 calorias, já tem-se uma vantagem na diminuição da quantia de calorias consumidas diariamente.

Entretanto, como não são apenas as calorias, mas também a composição dos alimentos que importam, existam outras razões pelas quais podemos afirmar que o suco de abacaxi com hortelã emagrece.

Efeitos do abacaxi

Começando pelo abacaxi, a fruta contribui com a perda de peso pelo fato dela possuir propriedades diuréticas. Um alimento diurético é aquele que promove o aumento da eliminação de urina, o que ajuda e remover o líquido retido no organismo, que é responsável pelo efeito de inchaço no corpo.

Além disso, segundo o especialista em medicina do esporte Dan Hammer, a bromelaína, uma substância encontrada no abacaxi, torna o processo de digestão mais rápido, o que traz uma aceleração ao metabolismo. Um metabolismo mais rápido torna o processo de queima de gorduras e calorias mais eficiente.

No entanto, conforme a nutricionista Sandra Mikhail disse, esse efeito não é de longo prazo.

Por ser fonte de água e fibras – são encontradas 1,4 g de fibras em 100 g de abacaxi – a fruta ajuda a saciar o corpo. É que esse nutriente promove a sensação de saciedade no organismo, o que torna o controle do apetite e a diminuição da quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia mais fácil. Porém, como as fibras são trituradas quando a fruta é transformada em suco, o poder de ação do nutriente sofre uma diminuição quando o abacaxi é consumido em forma de bebida. Fazer um suco não coado ajuda a não perder os benefícios das fibras.

Efeitos da hortelã

A hortelã também dá uma força ao emagrecimento devido aos seus efeitos de diminuição do inchaço no corpo e controle do apetite, visto que ela contém fibras, um nutriente que colabora com a promoção da sensação de saciedade ao organismo.

Mas não é só isso: um estudo feito pela NASA identificou que pessoas que sentiram o cheiro da hortelã tiveram os seus níveis de fadiga reduzidos em 20% e os de frustração diminuídos em 25%. Esse efeito de relaxamento é relevante para a perda de peso porque quando um indivíduo encontra-se estressado, as taxas do hormônio cortisol crescem, o que pode prejudicar o metabolismo e, por consequência, o processo de queima de gorduras e calorias.

Isso sem contar que a erva estimula as enzimas digestivas responsáveis pela transformação de gorduras em energia a ser gasta a trabalharem e beneficia a digestão, tornando-a mais rápida. Uma vez que a digestão está mais acelerada, a indigestão, os gases e o indesejado efeito de inchaço são prevenidos.

Afinal, o suco de abacaxi com hortelã emagrece mesmo?

Assim, podemos concluir que realmente o suco de abacaxi com hortelã ajuda a emagrecer. Entretanto, não é possível afirmar que a bebida pode ser sozinha responsável pelo emagrecimento. Como você já deve estar cansado de saber, para perder peso é necessário seguir uma dieta saudável, controlada e equilibrada e incluir a prática regular de exercícios físicos na rotina.

Dentro desse contexto é que o suco pode favorecer a eliminação dos quilinhos em excesso. Até porque de que adiantará consumir a bebida ao mesmo tempo em que come uma coxinha gordurosa, uma pizza cheia de catupiry ou um mega x-salada. Não dá para esperar emagrecer, não é mesmo?

Outro ponto importante é o de não incrementar ou adoçar a bebida com ingredientes como o açúcar por exemplo. Isso acrescentará calorias ao suco e fará com que ele não seja mais tão amigo da boa forma assim.

5 receitas de suco de abacaxi com hortelã

1 – Suco de abacaxi com hortelã

– Ingredientes:

  • 1 abacaxi madura;
  • 10 folhas de hortelã;
  • Adoçante a gosto;
  • 1 l de água;
  • 10 pedras de gelo.

– Modo de fazer:

  • Descascar o abacaxi, cortar em pedaços e bater no liquidificador ao lado das folhas de hortelã;
  • Adicionar a água, cinco pedras de gelo e o adoçante e bater por mais três minutos;
  • Colocar as cinco pedras de gelo restantes em uma jarra e despejar o suco. Servir-se e bom apetite!

2 – Suco de abacaxi, hortelã e linhaça

– Ingredientes:

  • ½ abacaxi em pedaços;
  • 200 ml de água;
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça;
  • Hortelã a gosto.

– Modo de preparo:

  • Juntar todos os ingredientes e levar ao liquidificador;
  • Bater bem e servir gelado. 

3 – Suco de abacaxi com hortelã e gengibre

– Ingredientes:

  • 3 fatias de abacaxi;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • 3 folhas de hortelã;
  • Adoçante a gosto;
  • 200 ml de água gelada.

– Modo de preparo:

  • Juntar todos os ingredientes e colocar no liquidificador;
  • Bater e servir com gelo.

4 – Suco de abacaxi e hortelã com casca

– Ingredientes:

  • 1 abacaxi com casca;
  • 1 l de água gelada;
  • 1 maço de hortelã.

– Modo de preparo:

  • Lavar bem o abacaxi e passar uma escova na casca. Cortar em pedaços, deixando parte da polpa na casca. Para higienizar bem, você também pode ferver a casca antes de prosseguir com o preparo do suco;
  • Colocar a casca com polpa no liquidificador junto com a água e a hortelã. Bater até formar ym suco grosso, passar a bebida para uma jarra e servir-se.

5 – Suco de abacaxi com hortelã e limão

  • 10 g de hortelã;
  • 1 abacaxi cortado em pedaços;
  • 1 colher de sopa de raspas de limão;
  • 1 l de água;
  • Adoçante a gosto.

– Modo de preparo:

  • Juntar os ingredientes e levar ao liquidificador;
  • Bater durante dois minutos e passar a bebida para uma jarra. Servir-se e bom apetite!

Cuidados com o abacaxi

O abacaxi possui compostos que pode causar sensibilidade em algumas pessoas, principalmente aquelas que já têm alergias ao pólen ou outros alimentos. Ao experimentar sinais como coceira e inchaço na garganta após ingerir a fruta, recomenda-se buscar ajuda do médico rapidamente.

Quem possui refluxo gástrico ou úlceras pépticas ou duodenais não deve incluir o abacaxi na sua alimentação. Além disso, por tratar-se de um alimento bastante ácido, a indicação é não exagerar no consumo da fruta.

A bromelaína presente no abacaxi pode interagir com alguns medicamentos. Portanto, quem usa remédios deve consultar seu médico para saber de pode ou não ingerir o abacaxi.

Cuidados com a hortelã

A hortelã não deve ser consumida por grávidas, mulheres que estejam em período de amamentação de seus bebês, crianças com menos de cinco anos de idade e pessoas que sofrem com refluxo ou hérnia de hiato (projeção do estômago para dentro do tórax através de uma abertura no diafragma).

Entre os efeitos colaterais que a ingestão da erva podem trazer estão: alterações no trânsito intestinal (diarreia ou prisão de ventre) e reações alérgicas como urticária, vermelhidão e coceira.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Você sente que suco de abacaxi com hortelã emagrece? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 4,19 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Suco de Abacaxi com Hortelã Emagrece? 5 Receitas e Dicas”

  1. Tomo sempre antes de dormir e sinto uma sensação de bem estar e também durmo a noite inteira já que tenho insônia, gosto demais!