Suco de abacaxi com hortelã emagrece? 5 receitas e dicas

Especialista da área:
atualizado em 21/06/2021

Quem não gosta de saborear uma bebida refrescante e saudável, como um suco de abacaxi com hortelã? Além de ser deliciosa, essa bebida também é muito nutritiva. Mas será que o suco de abacaxi com hortelã emagrece?

  Continua Depois da Publicidade  

Esse suco faz bem para a saúde e ainda possui poucas calorias, já que 100 g de abacaxi tem apenas 50 calorias. Em relação à hortelã, duas colheres de sopa dessa erva contêm somente cinco calorias.

Além disso, esses alimentos ainda são ricos em minerais, como o cálcio e nas vitaminas A, B6, K e C.

O abacaxi também tem efeito anti-inflamatório, ajuda a melhorar a aparência do cabelo e da pele, auxilia na digestão, tem ação antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

Já a hortelã ajuda a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritado, além de auxiliar no tratamento de problemas respiratórios.

Mas será que além de ser saudável, como acabamos de ver, será que o suco de abacaxi com hortelã emagrece? Vamos descobrir isso agora!

O suco de abacaxi com hortelã emagrece?

suco de abacaxi com hortelã emagrece

Primeiramente, vamos começar analisando a partir do ponto de vista do número de calorias. Um copo de 200 ml de suco de abacaxi com hortelã possui cerca de 40 a 50 calorias, dependendo de como é preparado.

O valor calórico é baixo, o que beneficia a dieta, se levarmos em consideração que para emagrecer é preciso consumir um número menor de calorias do que a quantidade que é gasta.

Sendo assim, se você substituir uma bebida calórica e pouco nutritiva, como refrigerante, que tem aproximadamente 150 calorias por lata (350 ml), pelo suco de abacaxi com hortelã, você estará favorecendo o seu processo de emagrecimento.

Entretanto, além das calorias, a composição dos alimentos também importa, e as propriedades do abacaxi e da hortelã realmente podem contribuir para o processo de emagrecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos do abacaxi

Começando pelo abacaxi, a fruta contribui com a perda de peso pelo fato de possuir propriedades diuréticas, ou seja, ela promove o aumento da eliminação de urina, o que ajuda a diminuir o inchaço corporal decorrente do líquido retido.

Além disso, a bromelina, uma substância encontrada no abacaxi, torna o processo de digestão mais rápido, o que ajuda a acelerar o metabolismo. Isso faz com que o corpo queime mais gorduras e gaste mais calorias.

O abacaxi também é fonte de fibras – são encontradas 1,4 g de fibras em 100 g de abacaxi – essa substância gera uma sensação de saciedade, o que facilita o controle do apetite.

No entanto, como as fibras são trituradas quando a fruta é transformada em suco, o poder de ação desse nutriente sofre uma diminuição quando o abacaxi é consumido em forma de bebida. Por isso, se você quer perder peso, é importante não coar o suco, para não perder os benefícios das fibras.

Efeitos da hortelã

A hortelã também dá uma força ao emagrecimento devido aos seus efeitos na diminuição do inchaço no corpo e de controle do apetite, visto que ela também contém fibras.

Além disso, essa erva estimula a ação das enzimas digestivas responsáveis pela transformação de gorduras em energia, o que também contribui para a perda de peso.

Afinal, o suco de abacaxi com hortelã emagrece mesmo?

Sim, podemos concluir que o suco de abacaxi com hortelã realmente ajuda a emagrecer. Entretanto, não é possível afirmar que a bebida pode ser a única responsável pelo emagrecimento. Como você já deve estar cansado de saber, para perder peso é necessário seguir uma dieta saudável e incluir a prática regular de exercícios físicos na sua rotina.

Dentro desse contexto é que o suco pode favorecer a eliminação dos quilinhos em excesso. Até porque, de que adiantará consumir a bebida e, ao mesmo tempo, comer alimentos calóricos, como uma coxinha gordurosa, uma pizza cheia de catupiry ou um hambúrguer? Não dá para esperar emagrecer dessa forma, não é mesmo?

  Continua Depois da Publicidade  

Outro ponto importante é não incrementar ou adoçar a bebida com ingredientes como o açúcar, por exemplo, já que isso fará o seu suco ficar mais calórico, e com maior índice glicêmico.

5 receitas de suco de abacaxi com hortelã

Suco de abacaxi

1. Suco de abacaxi com hortelã tradicional

Ingredientes:

  • 1 abacaxi maduro;
  • 10 folhas de hortelã;
  • Adoçante a gosto;
  • 1 litro de água;
  • 10 pedras de gelo.

Modo de fazer:

  1. Primeiro, descasque e corte o abacaxi em pedaços;
  2. Em seguida, bata no liquidificador os pedaços de abacaxi e as folhas de hortelã;
  3. Então, adicione a água, cinco pedras de gelo, o adoçante e bata por mais três minutos;
  4. Quando estiver pronto, coloque as cinco pedras de gelo restantes em uma jarra e despeje o suco. Sirva.

2. Suco de abacaxi, hortelã e linhaça

Ingredientes:

  • ½ abacaxi em pedaços;
  • 200 ml de água;
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça;
  • Hortelã a gosto.

Modo de preparo:

  1. Bata no liquidificador todos os ingredientes;
  2. Em seguida, sirva o suco gelado. 

3. Suco de abacaxi com hortelã e gengibre

Ingredientes:

  • 3 fatias de abacaxi;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • 3 folhas de hortelã;
  • Adoçante a gosto;
  • 200 ml de água gelada.

Modo de preparo:

  1. Bata no liquidificador todos os ingredientes;
  2. Sirva o suco gelado.

4. Suco de abacaxi e hortelã com casca

Ingredientes:

  • 1 abacaxi com casca;
  • 1 litro de água gelada;
  • 1 maço de hortelã.

Modo de preparo:

  1. Para começar, lave bem o abacaxi e passe uma escova na casca. Corte a fruta em pedaços, deixando parte da polpa na casca. Para higienizar bem, você também pode ferver a casca antes de prosseguir com o preparo do suco;
  2. Em seguida, coloque a casca com a polpa no liquidificador. Adicione a água e a hortelã. Bata até formar um suco grosso;
  3. Então, despeje a bebida em uma jarra e sirva.

5. Suco de abacaxi com hortelã e limão

Ingredientes:

  • 10 g de hortelã;
  • 1 abacaxi cortado em pedaços;
  • 1 colher de sopa de raspas de limão;
  • 1 litro de água;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

  1. Primeiro, bata no liquidificador todos os ingredientes por dois minutos;
  2. Depois, despeje a bebida em uma jarra e sirva.

Cuidados com o abacaxi

O abacaxi possui compostos que podem causar sensibilidade em algumas pessoas, principalmente aquelas que já têm alergias a pólen ou a determinados alimentos. Por isso, se você sentir coceira e inchaço na garganta após ingerir essa fruta, recomenda-se buscar ajuda de um médico rapidamente.

Quem possui refluxo gástrico, úlceras pépticas ou duodenais, não deve incluir o abacaxi na sua alimentação. Além disso, por tratar-se de um alimento bastante ácido, a indicação é não exagerar no consumo da fruta.

A bromelina presente no abacaxi pode interagir com alguns medicamentos. Portanto, quem usa remédios deve consultar seu médico para saber se pode ou não ingerir essa fruta

Cuidados com a hortelã

A hortelã não deve ser consumida por grávidas, mulheres que estejam em período de amamentação de seus bebês, crianças com menos de cinco anos de idade e pessoas que sofrem com refluxo ou hérnia de hiato (projeção do estômago para dentro do tórax através de uma abertura no diafragma).

Entre os efeitos colaterais que a ingestão da erva podem trazer estão: alterações no trânsito intestinal (diarreia ou prisão de ventre) e reações alérgicas, como urticária, vermelhidão e coceira.

Vídeo do especialista

Veja o vídeo abaixo para conhecer mais benefícios da hortelã:

Você acredita que o suco de abacaxi com hortelã emagreça? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média 4,19)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Suco de abacaxi com hortelã emagrece? 5 receitas e dicas”

  1. Tomo sempre antes de dormir e sinto uma sensação de bem estar e também durmo a noite inteira já que tenho insônia, gosto demais!

    Responder