Fazer exercícios aeróbicos de maquiagem prejudica a pele, confirma estudo

publicado em

Você é daquelas pessoas que não descarta a maquiagem em momento nenhum no dia, nem na hora de treinar? Pois então temos uma má notícia: pesquisadores apontam que a pele do rosto fica danificada ao fazer exercícios aeróbicos com produtos na cútis. A resposta foi publicada pelo Journal of Cosmetic Dermatology.

Mulher se exercita na esteira
Maquiagem e exercícios não são uma boa combinação

“O uso de maquiagem durante o treino pode favorecer problemas de pele devido ao acúmulo de suor e sebo causado pela obstrução dos poros. É o mesmo motivo pelo qual recomendamos remover a maquiagem antes de ir para a cama“, explicou Dra. Claudia Marçal, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Os pesquisadores analisaram as mudanças provocadas pelos exercícios na pele de 43 estudantes, sendo 20 homens e 23 mulheres com idades entre 23 e 26 anos. Antes de iniciarem qualquer atividade física, os participantes recebiam a aplicação de uma base não oleosa apenas em algumas partes do rosto, especificamente na testa e nas maçãs.

As demais partes do rosto eram mantidas limpas. Em seguida, os participantes utilizavam a esteira por 20 minutos. O resultado apontou para uma maior elasticidade e hidratação em todas as áreas, mas especialmente nas partes maquiadas.

“Isso talvez se deva ao fato de a base impedir a evaporação de água pela pele. E a elasticidade da pele pode depender do nível de hidratação”, detalhou a médica. Veja também: Maquiagem envelhece a pele?

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, os poros não sofreram alteração nas áreas maquiadas, enquanto aumentaram de tamanho na pele sem maquiagem. Houve também a diminuição de sebo nas partes sem qualquer produto, diferente das áreas maquiadas.

“Essas alterações indicam um possível bloqueio dos poros causado pela maquiagem, o que favorece o acúmulo de sebo e suor que precisariam ser expelidos durante o exercício. Essa situação pode predispor ao surgimento de problemas como irritação e acne”, ressaltou a dermatologista.

Ademais, os níveis de óleo tornaram-se maiores na área sem maquiagem, mas diminuíram onde estava maquiado. “Isso pode significar que o uso de maquiagem durante os exercícios pode dificultar a manutenção dos níveis adequados de óleo na pele, levando a um quadro de ressecamento”, explicou.

Maquiagem
Pesquisas futuras podem indicar quais produtos de maquiagem são mais problemáticos

Mais pesquisas são necessárias para confirmar os resultados do estudo e quais produtos podem ou não ser utilizados durante o treino. “Talvez, produtos como delineador, corretivo e batom sejam menos problemáticos, visto que não são aplicados no rosto todo”, analisou a médica.

  Continua Depois da Publicidade  

Porém, até que novos estudos não obtenham resultados, a especialista recomenda evitar o uso de qualquer tipo de maquiagem ao se exercitar. “Caso você treine depois do trabalho, por exemplo, e já esteja com maquiagem, é recomendado usar um demaquilante ou água micelar para remover o produto e permitir que a pele respeite de maneira adequada”, indicou.

“E, independentemente do uso de maquiagem, é fundamental que você adote alguns cuidados com a pele após a prática de exercícios para remover o suor e impurezas, controlar a oleosidade, reestabelecer o pH e auxiliar na recuperação do tecido cutâneo”, concluiu.

Recomenda-se o uso de tônico para equilíbrio do pH, hidratante para auxiliar na recuperação do tecido e, caso haja exposição ao sol, protetor solar. Veja também: 10 dicas para a sua pele sofrer menos com a acne pós-treino.

Você tem o costume de treinar de maquiagem? Sente que isso prejudica a sua pele? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário