Por que dormir de maquiagem faz mal para sua pele

Especialista:
atualizado em 12/11/2020

Que atire a primeira pedra quem nunca foi dormir de maquiagem. É comum, principalmente quando você chega de uma festa tarde, ter preguiça de limpar o rosto.

Cientistas agora vêm confirmando o que já se suspeitava e blogueiras famosas cansavam de dizer: é fundamental tirar a maquiagem antes de dormir. Isso porque dormir de maquiagem pode trazer inúmeros problemas para sua pele.

A pele, além de ser um dos seus órgãos mais importantes, também é um cartão de visitas e um mapa da saúde do seu corpo. Sendo assim, é importante que você cuide muito bem dela.

Saiba por que dormir com maquiagem é ainda mais prejudicial do que você imagina e aproveite para acordar sem vestígios da noite anterior. Você merece esta liberdade!

Dormir de maquiagem é mais arriscado do que se imagina

O dermatologista e professor no Hospital Mt. Sinai, Samer Jaber, explica que dormir de maquiagem pode entupir os poros. Isso pode aumentar significativamente as chances de erupções cutâneas, acne, pele seca e irritação.

Além disso, a poluição ambiental e outras toxinas ficam presas na sua maquiagem.

De acordo com a professora de dermatologia do SUNY Downstate Medical Center, Jessica Krant, as toxinas presas na maquiagem podem ocasionar um envelhecimento mais rápido da pele.  

Juntamente com este envelhecimento, dormir de maquiagem aumenta as chances da pele sofrer com opacidade, linhas finas e rugas.

Os dermatologistas explicam que dormir apenas uma noite com maquiagem pode não causar tantos problemas. No entanto, se isto se tornar um hábito, os prejuízos aparecerão.

Dormir de maquiagem pode fazer mal também para o seu olho

Tanto a pele quando os seus olhos podem sofrer com inflamação caso você decida dormir sem tirar aquele lápis preto.

Isso porque dormir com maquiagem nos olhos repetidamente pode resultar no entupimento dos minúsculos folículos capilares e glândulas sebáceas em suas pálpebras. Dessa forma, quando estas áreas ficam obstruídas, as bactérias podem se acumular e causar inflamação.

Como resultado, podem se formar pequenas saliências chamadas de chiqueiros ou hordéolos.

Em suma, dormir de maquiagem também pode ocasionar outras condições como:

  • Pele ressecada;
  • Cravos ao redor da boca;
  • Enfraquecimento da pele ao redor dos olhos;
  • Envelhecimento precoce;
  • Cílios quebradiços;
  • Infecções oculares.

Tudo isso pode ser evitado se você cuidar de maneira adequada de sua pele e, é claro, retirar a maquiagem antes de dormir.

Saiba como cuidar melhor da sua pele

Como já dissemos, a sua pele é um dos órgãos mais importantes e você deve saber cuidar dela.   Primeiramente, sua pele precisa estar hidratada. Portanto, beba bastante água.

Nada de exagera no sol! Usar o filtro solar é primordial.

Outra coisa muito importante quando se trata de cuidar da pele é conhecer qual o é o seu tipo. Ela pode ser mista, oleosa ou seca. Existem produtos específicos para cada uma delas e você deve escolher corretamente o seu.

maquiagem

Limpe bem sua pele. O ideal é lavá-la uma ou duas vezes ao dia com produtos específicos. Aliás, saiba mais como ter a melhor rotina de skincare para sua pele.

Além disso, uma alimentação com alimentos bons para a pele pode fazer maravilhas para este órgão.  

E você, tem cuidado bem da sua pele? Conte para a gente nos comentários a sua rotina de skincare!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário