Fazer Tatuagens Pode Fortalecer seu Sistema Imunológico, Diz Estudo

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

O American Journal of Human Biology relatou que pesquisadores da Universidade do Alabama descobriram que a tatuagem prepara o sistema imunológico para combater “estressores” associados a danos nos chamados tecidos moles do corpo. O ato de tatuar parece colocar o sistema imunológico em alerta elevado, por sua vez, tornando o corpo melhor em curar-se depois de receber a tinta.

Realizando seu estudo com 29 participantes, os pesquisadores mediram duas substâncias no corpo antes e depois das sessões de tatuagem: a imunoglobulina A secretora (IgAS), que é um sinal da atividade do sistema imunológico, e o cortisol, que o corpo libera quando está estressado.

Eles levantaram a hipótese de que pessoas que já haviam passado por várias sessões de tatuagens, por períodos mais longos de tempo, teriam mais IgAS e menos cortisol porque seus sistemas imunológicos teriam se habituado ao longo do tempo ao estresse de serem tatuados.

O modelo de regressão confirmou seus pensamentos: há uma correlação estatisticamente significativa entre a experiência em tatuagens e a IgAS, levando os pesquisadores a concluir que o sistema imunológico fica mais forte.

A maioria dos estudos científicos sobre os efeitos da tatuagem tem se concentrado em seus riscos à saúde, como infecções e cicatrizes – afinal, trata-se essencialmente de um processo deliberado de ferimentos -, mas o novo relatório sugere que receber essa tinta também pode trazer benefícios para a saúde.

Deliberando a partir de seus resultados, os autores prosseguem sugerindo que pessoas com sistemas imunológicos saudáveis têm maior probabilidade de se curar mais rapidamente – e, portanto, são mais propensas a fazer várias tatuagens. Pessoas altamente tatuadas dificilmente se parecem com modelos de saúde imunológica, mas o estudo implica que eles conseguiram com sucesso, pelo menos em um aspecto, alguma resistência.

Você já fez mais de uma tatuagem em seu corpo? Conhece alguém que tenha várias? Você acreditava que isso fazia mais mal do que bem ao sistema imunológico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário